POLÍTICA MT
Juca do Guaraná reforça a importância do diagnóstico precoce do autismo
O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) defendeu, em entrevista ao Programa Painel, da Rádio Assembleia (89,5), a necessidade de políticas públicas voltadas ao atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O parlamentar reforçou que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o desenvolvimento e a inclusão das pessoas com autismo.
“Desde que eu estava como vereador, quando tomei posse em 2013, nós defendemos a bandeira do autismo. Não só do autismo, mas da pessoa com deficiência. O primeiro projeto de lei de Mato Grosso foi do então vereador Juca do Guaraná, que garante ao autista preferência nas filas e nos estacionamentos”, relembrou.
Para Juca, é preciso unir esforços entre diferentes setores da sociedade para que as políticas públicas sejam eficazes. “É um trabalho que precisa ser feito a várias mãos. O autismo é um espectro, não é uma doença. Muitas pessoas têm sido diagnosticadas com autismo e nós temos que ter políticas públicas a favor da pessoa com autismo e da pessoa com deficiência. Nós estamos trabalhando aqui duramente para isso”, afirmou.
O deputado também destacou o quanto o diagnóstico precoce pode impactar positivamente no desenvolvimento das pessoas com TEA. “O diagnóstico tem que ser precoce. Quanto mais cedo for feito, melhor será o tratamento, o acompanhamento e os resultados para a criança e sua família”, disse.
Durante a entrevista, Juca compartilhou relatos que reforçam a importância da conscientização e da luta por direitos. “Uma vez, eu estava conversando com a mãe de uma criança autista e ela disse que o filho era grau três e hoje é grau um. Então tem avanços, e isso é importante. Nós temos um médico aqui em Cuiabá que é autista. Quando a mãe foi matriculá-lo na escola, as professoras diziam que ele não iria falar, que não conseguiria estudar e hoje ele é médico. Vale a pena lutar. Vale a pena conscientizar”, concluiu o deputado, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas inclusivas em Mato Grosso.
Confira a entrevista completa, veiculada no dia 5 de junho neste link.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Mauro promete atuação focada em resultados no Senado e critica “conversa fiada” em Brasília
Candidato votou na UFMT, em Cuiabá, e afirmou que pretende levar ao Legislativo o perfil de gestão adotado durante sua passagem pelo Executivo
O candidato ao Senado Mauro Mendes (União Brasil) votou na manhã deste domingo (4), no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Após votar, o ex-governador afirmou que, caso seja eleito, pretende iniciar uma nova etapa na vida pública com atuação voltada à cobrança por resultados no Congresso Nacional.
Mauro reconheceu que o trabalho no Legislativo será uma experiência diferente em sua trajetória política, marcada por cargos no Executivo, mas disse que pretende manter a mesma postura.
“Se eu for eleito, abriremos um novo ciclo que é trabalhar no Legislativo, que para mim vai ser uma novidade, que é trabalhar no Legislativo. Sempre um homem de Executivo focado em resultado. Lá no Congresso Nacional eu estarei focado em resultado”, afirmou.
O candidato também criticou o que considera excesso de discursos sem resultados práticos na política nacional.
“Eu odeio muita conversa fiada, muito blá blá blá e nada de resultado. E é isso que a maioria dos políticos brasileiros são especialistas em fazer. Muito blá blá blá, muita conversa fiada”, declarou.
Durante a votação, Mauro também comentou o apoio recebido de Eduardo Bolsonaro na reta final da campanha. Segundo ele, a manifestação foi bem recebida, embora tenha afirmado que nunca buscou explorar politicamente a proximidade que mantém com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Todo apoio é bem-vindo, né? Eu sempre disse isso. Eu sabia de algumas coisas e um dever de lealdade a mim mesmo e aos meus princípios eu não falava. Mas eu sabia de uma boa relação que eu tinha principalmente com o pai dele”, disse.
Mauro afirmou ainda que a declaração de apoio ocorreu apenas na reta final da disputa.
“Mas eu nunca quis usar isso, não precisava usar isso. No final deu a lógica e eu fico feliz com essa manifestação de apoio que surgiu no dia de hoje”, declarou.
O ex-governador chegou ao local de votação usando camiseta nas cores verde e amarelo. Ao longo da campanha, Mauro apresentou como principal argumento eleitoral sua experiência no Executivo e defendeu que o trabalho realizado anteriormente seja usado como referência para uma eventual atuação no Senado.
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta dispara, chega a 51,6% dos votos válidos e pode ser reeleito governador no primeiro turno neste domingo em mato grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJanaína Riva apresenta propostas para mulheres, segurança e famílias de Mato Grosso
-
ESPORTES7 dias atrásCBF define calendário com semifinais da Copa do Brasil e rodadas do Brasileirão
-
POLICIAL7 dias atrás
Jovem de 19 anos morre após carro capotar e cair em ribanceira em Nova Xavantina
-
ESPORTES7 dias atrásCRB goleia o Cuiabá por 3 a 0 e entra na briga direta pelo G6 da Série B
-
ECONOMIA7 dias atrás
FILAS NA BR-163 Rumo leva ao STF disputa sobre assistência a caminhoneiros em terminal de Rondonópolis
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEm áudio Medeiros admite força de Janaína e diz que adversária está “quase eleita” ao Senado
-
POLICIAL4 dias atrásSargento da Marinha é morto a tiros dentro de casa em Cáceres; polícia apura se vítima foi confundida com outro alvo
