POLÍTICA MT
Investimento na educação técnica: Botelho acompanha evolução da Ceciteci e Fapemat
A educação profissional em Mato Grosso passa por uma nova reformulação conduzida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Na sexta-feira (7), durante visita in loco à nova sede das instituições, localizadas na Avenida Tenente Coronel Duarte, no centro de Cuiabá, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) elogiou o trabalho da equipe e reforçou a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento econômico do Estado.
O comprometimento com a formação, segundo Botelho, é essencial para atender à crescente demanda do mercado. Ele relatou que empresários frequentemente apontam a falta de mão de obra qualificada, citando como exemplo a área da construção civil, que necessita de eletricistas, operadores de máquinas, entre outros profissionais. “Profissionais capacitados podem atuar em diversas áreas e contribuir para o crescimento do Estado, que já é referência mundial na produção de grãos. A Seciteci existe para atender essa demanda”, afirmou Botelho.
Nos últimos anos, a Ceciteci cresceu significativamente, passando de 12 para 17 escolas, e o número de alunos matriculados aumentou de menos de 2 mil para quase 7 mil estudantes. O secretário da pasta, Allan Kardec, destacou a participação fundamental de Botelho nesse avanço. “Quando assumi a Secretaria, Botelho foi o primeiro a estender a mão, destinando recursos por meio de emendas parlamentares. Hoje, ele pode ver que esse apoio se transformou em resultados concretos para a educação profissional do Estado”, agradeceu Allan Kardec.
Durante a visita, Botelho relembrou sua trajetória na educação profissional. “Sou oriundo das escolas industriais. Comecei na Escola Técnica Federal fazendo Mecânica de Automóveis e, depois, cursei Estradas. Além disso, fui professor do Senai, lá no Cristo Rei, em 1979. Sei o quanto a educação técnica é transformadora, porque vivi essa realidade”, recordou o parlamentar.
Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS
Dia Internacional da Mulher – Botelho nasceu em 8 de março, data que simboliza a luta histórica das mulheres por direitos, equidade e respeito. Os servidores anteciparam os parabéns ao parlamentar, que muito feliz com a homenagem, celebrou o momento ao lado das aniversariantes do mês. “É um dia para lembrar das mulheres, mas sobretudo, das conquistas e lutas que tiveram e ainda têm pela frente. E também para lembrar de Botelho, que é o dia do aniversário de Botelho”, brincou.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Projeto de lei quer garantir fisioterapia a pacientes após mastectomia
Garantir dignidade, recuperação integral e qualidade de vida às mulheres que enfrentam o câncer de mama é o objetivo do Projeto de Lei nº 1738/2025, de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (PP), apresentado no último dia (5) durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A proposta torna obrigatória a oferta de assistência fisioterapêutica a pacientes submetidas à mastectomia total ou parcial, incluindo os casos com reconstrução mamária, no âmbito da rede pública estadual de saúde.
Pela proposta, o atendimento deve abranger as fases pré-operatória, pós-operatória imediata e tardia, sendo realizado por profissionais habilitados vinculados ao SUS. O texto também determina que o Estado assegure a presença desses serviços nas unidades de referência no tratamento do câncer de mama e autoriza a Secretaria de Saúde a firmar parcerias com universidades, clínicas-escola e organizações da sociedade civil para ampliar o acesso à reabilitação.
O projeto estabelece ainda que as unidades estaduais desenvolvam campanhas educativas e de conscientização sobre a importância da fisioterapia na recuperação após a mastectomia, como forma de prevenir complicações, reduzir sequelas e contribuir para a autoestima das pacientes.
“A mastectomia é um procedimento de grande impacto físico e emocional. A fisioterapia tem papel essencial na prevenção de dores, inchaços e limitações, mas também na devolução da autonomia e da confiança dessas mulheres. Esse projeto busca transformar um direito em realidade, garantindo cuidado integral e humanizado”, destacou o deputado Paulo Araújo.
De acordo com o parlamentar, a proposta preenche uma lacuna existente na rede pública estadual, especialmente nas cidades do interior, onde o acesso à reabilitação ainda é limitado. “Nosso dever é assegurar que o tratamento do câncer de mama em Mato Grosso não se limite à cirurgia, mas inclua todas as etapas de recuperação da mulher”, completou.
O projeto cumprirá pauta por cinco sessões ordinárias e depois segue para análise das comissões pertinentes. Paulo Araújo acredita que, se aprovado, representará um avanço nas políticas públicas de saúde e atenção oncológica no estado, alinhado aos princípios de universalidade, integralidade e equidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: ALMT – MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásConcorda com a renovação por mais 30 anos da concessão de energia em MT?
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGoverno lança Programa ‘MT Produtivo’ e destaca parceria com a ALMT nos avanços do equilíbrio fiscal
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSummit Animal debate na Assembleia Legislativa seis eixos da causa animal
-
Sinop7 dias atrásMilhares de fieis participaram das missas no Cemitério Municipal durante o Dia dos Finados
-
POLÍTICA MT3 dias atrásNota à Imprensa
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSite do Trófeu Parlamento já tem mais de 13 mil acessos
-
Sinop3 dias atrásPrefeitura realiza manutenção com cascalhamento, patrolamento e compactação do solo na Estrada Lívia
-
POLÍTICA MT3 dias atrásJuca do Guaraná expressa apoio à deputada Janaina Riva após episódio de importunação

