POLÍTICA MT
Grupo de Trabalho da ALMT discute atuação de órgãos estaduais e municipais em defesa dos animais
A atuação do poder público na defesa dos animais, em âmbito estadual e municipal, esteve em pauta, nesta quinta-feira (18), na 7ª reunião do Grupo de Trabalho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que acompanha a implementação de políticas públicas voltadas ao setor.
O encontro reuniu representantes do Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Defesa Civil Municipal, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA). Na ocasião, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos em prol da causa animal e destacada a importância da integração entre órgãos, do fortalecimento de políticas públicas e da realização de ações conjuntas de fiscalização, resgate e cuidado.
Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e a Diretoria de Bem-Estar Animal atuam de forma integrada e complementar. Conforme a secretária de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares, a pasta possui poder de polícia administrativa, o que permite fiscalizar criadores e aplicar a legislação municipal sem necessidade de ordem judicial, garantindo respaldo legal às ações que envolvem a proteção animal.
“É realmente uma sinergia entre as secretarias e entre as pessoas dedicadas ao serviço. Isso é muito importante. Esses laços entre o Bem-Estar Animal e a Sorp são indissolúveis agora. Na secretaria, dois fiscais foram designados para atuar especificamente nessas ações”, declarou.
As ações realizadas pela Diretoria de Bem-Estar Animal, por sua vez, têm o objetivo de combater irregularidades e maus-tratos, realizando apreensões e resgates sempre que necessário. Conforme a diretora Morgana Ens, atualmente há 392 animais sob tutela do município, sendo 325 roedores (hamsters) e 67 cães, a maioria resgatado durante operação deflagrada nesta semana, no bairro Porto, que resultou na interdição de um canil clandestino.
“Agora esses animais estão em isolamento. A divisão e relocação foram feitas com apoio de ONGs parceiras. Eles estão sendo cadastrados, fotografados e avaliados clinicamente, e todos serão castrados. Estamos fazendo uma triagem e já abrimos formulário para encaminhá-los a lares temporários”, relatou.
Denúncias – Denúncias acerca de maus-tratos ou irregularidades envolvendo animais em Cuiabá podem ser feitas pelo portal sorp.cuiaba.mt.gov.br. “Lá, o cidadão faz um cadastro muito simples e envia as informações com suas palavras e pode enviar fotos também. A denúncia pode ser feita de forma anônima ou identificada e o cidadão receberá um retorno, para ter certeza que ela foi recebida”, explicou Juliana Palhares.
Defesa Civil – O secretário de Defesa Civil de Cuiabá, coronel Alessandro Borges, afirmou que a instituição tem como papel articular e integrar as ações dos diferentes órgãos em situações de emergência. Segundo ele, além de cuidar das pessoas, a Defesa Civil também passou a incluir os animais domésticos e silvestres em seus atendimentos.
“Hoje nós temos esse olhar atento, de atender o cidadão e os seus animais domésticos, ou animais silvestres, em casos de incêndios no território rural. Agora, nós estamos elaborando um plano de contingência, para ser utilizado em situações de emergências ou crises, que inclui também os cuidados com os animais”, disse.
Animais silvestres – Cibele Madalena Ribeiro, superintendente do Ibama em Mato Grosso, contou que, durante o período de queimadas, o trabalho é realizado de forma coletiva e integrada com órgãos como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Nessas ocasiões, o Ibama realiza a Operação Arca de Noé, que consiste em fazer o resgate de animais silvestres e encaminhá-los para centros de tratamento e reabilitação.
Segundo ela, a operação terá início no dia 22 de setembro e contará com uma ambulância veterinária (SamuVete), que ficará posicionada na Transpantaneira, para possibilitar resgates rápidos em caso de incêndios de grande porte no Pantanal.
“Além disso, será lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (Cop30) uma plataforma para dar publicidade ao número de animais resgatados, reabilitados e reintroduzidos. Esse é um grande desafio, porque hoje não temos essa informação consolidada”, informou.
Summit Animal – Durante a reunião, o presidente do grupo de trabalho da ALMT, Nilson Porterla Ferreira, anunciou a realização do evento Summit Animal, no dia 7 de novembro, no Teatro Zulmira Canavarros.
“É o primeiro evento no estado de Mato Grosso em que serão discutidas políticas públicas voltadas à causa animal. Teremos a participação de autoridades da causa e especialistas de todo o Brasil. Será um dia inteiro de debates, rodas e conversas sobre o tema”, acrescentou.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Pivetta e Wellington estão empatados em Mato Grosso
Pesquisa mostra governador saindo de 20% para 27% desde maio; Pivetta mantém menor rejeição e maior potencial de voto que candidato do PL
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) está empatado com o senador Wellington Fagundes (PL) na disputa pelo Governo de Mato Grosso, segundo a terceira rodada da pesquisa MT Dados. O novo levantamento, divulgado nesta sexta-feira, 21, mostra os dois candidatos com 27% das intenções de voto e confirma a mudança no cenário eleitoral registrada desde maio, quando Wellington ainda mantinha sete pontos de vantagem sobre Pivetta.
A série histórica do instituto mostra que a diferença foi eliminada já em julho, quando Pivetta chegou a 25,2% e Wellington registrou 24,3% – vantagem numérica, dentro da margem de erro. Naquele levantamento, os dois estavam tecnicamente empatados. Agora, em agosto, ambos marcam 27%.
A pesquisa realizou 3.080 entrevistas em 7 regiões de Mato Grosso, abrangendo todo o estado. O levantamento foi feito entre os dias 15 e 20 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%.
Além de consolidar o empate nas intenções de voto, Pivetta apresenta indicadores mais favoráveis quando a pesquisa mede rejeição e potencial eleitoral. Segundo o MT Dados, 25% afirmam que votarão com certeza em Pivetta e outros 29% dizem que poderiam votar nele. O potencial de voto do governador chega, assim, a 54%.
Wellington tem 24% que votariam nele com certeza e 27% que admitem a possibilidade de votar no candidato do PL, totalizando potencial de 51%.
Na rejeição, a diferença é maior. Enquanto 15% dos entrevistados afirmam que não votariam em Pivetta de jeito nenhum, Wellington é rejeitado por 21%. O senador tem, portanto, seis pontos percentuais a mais de rejeição.
Segundo turno: diferença de um ponto
A disputa permanece equilibrada também na simulação de segundo turno entre os dois. Wellington registra 33% e Pivetta, 32%. A diferença de apenas um ponto está dentro da margem de erro da pesquisa.
Nesse confronto, 25% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar e 10% optariam por branco ou nulo.
Os números mostram que, mesmo numa eventual disputa direta, existe uma parcela expressiva do eleitorado ainda disponível aos dois candidatos.
A pesquisa MT Dados está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o número 04390/2026.
-
POLÍTICA MT4 dias atrásBarbudo aposta em vitória de Pivetta no primeiro turno e reforça apoio à reeleição
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVídeo feito por IA projeta Wellington no Paiaguás com Silval, Riva, Emanuel e Jayme e viraliza
-
POLÍCIA FEDERAL4 dias atrásCandidato ao Senado antecipa suposta operação da PF em MT e levanta suspeita de vazamento
-
POLÍTICA MT1 dia atrásVídeo recortado do debate em que Wellington diz ser médico-veterinário ao responder pergunta sobre saúde viraliza na rede
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPodemos mira bancada histórica na ALMT e Max Russi projeta eleger até sete deputados
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVídeo detonando Reinaldo Moraes, vice de Wellington Fagundes, viraliza na rede
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGalvan chama Wellington de “melancia” e declara apoio a Pivetta que classifica como “direita raiz”
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington Fagundes inicia campanha ao Governo de Mato Grosso com gravação de programas e inserções eleitorais


