POLÍTICA MT
CST de fomento a pequenas empresas e agricultura familiar é instalada na ALMT
Foto: Ronaldo Mazza
A Câmara Setorial Temática (CST) do Fomento a Micro e Pequenas Empresas e a Agricultura Familiar foi instalada na manhã desta segunda-feira (4), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A CST foi proposta pelo deputado Thiago Silva (MDB) e criada por meio do Ato 009/2022, de 10 de março.
O professor e doutor em economia, Benedito Dias Pereira, é o presidente da câmara e vai conduzir os trabalhos de discussão e reflexão sobre as cadeias produtivas da agricultura familiar e sobre a oferta de crédito para esses segmentos. Além de Benedito, participarão do grupo servidores de órgãos como Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), da ALMT e da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público I-Geos.
Segundo Benedito, após a etapa de diagnóstico e estudo, a CST deverá elaborar e propor políticas públicas para fomentar as cadeias. “O próximo passo será o levantamento das políticas existentes e sobre a oferta de crédito. Vamos saber quais são e em quais municípios essas políticas estão implementadas”.
O superintendente de Agricultura Familiar da Seaf, George Luis de Lima será o relator da Câmara e a secretaria será ocupada pelo gerente de Crédito Rural da Empaer, Mariano Campos. A próxima reunião ficou pré-agendada para o começo de maio, com data a ser confirmada.
O prazo de execução dos trabalhos é de 180 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
POLÍTICA MT
Max Russi reúne apoiadores em Cuiabá e Várzea Grande e destaca projetos sociais
Deputado estadual participou de encontros em diferentes regiões das duas cidades e apresentou propostas nas áreas de habitação, assistência social e atendimento à população idosa
O deputado estadual Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e candidato à reeleição, participou de uma série de encontros com apoiadores e lideranças em Cuiabá e Várzea Grande nesta segunda-feira (21). As agendas ocorreram no Grande Cristo Rei, em Várzea Grande, e nas regiões do Coxipó da Ponte, Jardim Leblon e Pedra 90, na Capital.
Durante as reuniões, Russi conversou com moradores e lideranças sobre ações desenvolvidas ao longo do mandato e propostas para os próximos anos. Em Várzea Grande, o vereador Dr. Miguel destacou a atuação do parlamentar no município durante os últimos quatro anos.
Entre os temas apresentados por Max estiveram políticas de habitação e iniciativas voltadas à população idosa. Um dos projetos citados foi a Vila Aconchego, modelo de condomínio habitacional para idosos implantado inicialmente em Jaciara. Segundo o deputado, a proposta é ampliar a iniciativa para outras regiões de Mato Grosso.
Russi também afirmou que o crescimento econômico do Estado deve estar acompanhado de oportunidades e melhorias na qualidade de vida da população. Nesse contexto, defendeu a integração de políticas públicas nas áreas de habitação, saúde, educação e assistência social.
Segundo o parlamentar, a atuação conjunta desses setores pode contribuir para o fortalecimento das famílias e para a redução de situações de vulnerabilidade social. Ele afirmou ainda que pretende continuar trabalhando em iniciativas destinadas a diferentes gerações, incluindo crianças, famílias e idosos.
“Precisamos cuidar das famílias, dos filhos e dos nossos idosos. É essa política que eu acredito e que tenho trabalhado dentro da Assembleia”, declarou.
Os encontros também tiveram a participação dos candidatos a deputado federal pelo Podemos, coronel Roveri e Katiuscia Manteli, além da candidata ao Senado Janaina Riva (MDB).
-
POLÍTICA MT5 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO6 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO5 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT3 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPesquisa aponta: Paulo Araújo fica entre os primeiros no Estado
-
NA CAPITAL7 dias atrásSete nomes ficam separados por apenas 0,3 ponto em pesquisa para deputado estadual em MT; veja quem são
