POLÍTICA MT
Comissão especial da ALMT vai tratar da concessão da Energisa em Brasília, nesta terça (16)
A comissão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), criada para analisar a renovação ou possível reversão da concessão de distribuição de energia elétrica no estado, dará início aos trabalhos nesta terça-feira (16), em Brasília (DF). O vice-presidente do grupo, deputado Wilson Santos (PSD), participa da agenda ao lado de outros parlamentares que acompanham o contrato nº 003/1997, firmado entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Energisa, com vencimento em 2027.
Na reunião de instalação, realizada no dia 2 de setembro, a deputada Janaína Riva (MDB) ficou responsável por organizar a programação na capital federal, que contará também com a participação da bancada federal de Mato Grosso. A agenda prevê encontros com representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da diretoria da Aneel. Além do tema central sobre a concessão da Energisa, também será realizada uma reunião para tratar sobre a moratória da soja, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Para Wilson, a mobilização imediata demonstra o compromisso da comissão em tratar de um assunto que impacta diretamente a vida dos mato-grossenses. “Estar em Brasília, neste momento, é fundamental. Não podemos deixar a decisão sobre a concessão ser tomada sem a devida participação do nosso estado. A energia em Mato Grosso é cara e de qualidade questionável, precisamos fazer valer a voz do povo junto aos órgãos federais e reguladores”, afirmou o parlamentar.
Na instalação do grupo de trabalho, foram distribuídas cópias do contrato da Energisa com a Aneel — que conta com seis termos aditivos — para análise detalhada dos parlamentares e suas assessorias. De acordo com Santos, o prazo é curto, já que a Aneel precisa decidir até abril de 2026 sobre a renovação ou não da concessão, que vence em dezembro de 2027.
A comissão é presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), e também composta pelos deputados estaduais Valdir Barranco (PT), Chico Guarnieri (PRD), Faissal Calil (Cidadania), Júlio Campos (União) e Eduardo Botelho (União).
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Paulo Araújo reúne cerca de mil pessoas em ato com Virginia, Mauro Mendes, Gisela e lideranças em Cuiabá
A campanha pela reeleição do deputado estadual Paulo Araújo ganhou um reforço em Cuiabá com uma mobilização que, segundo a organização, reuniu cerca de mil pessoas, entre apoiadores, lideranças políticas e representantes de diferentes regiões de Mato Grosso.
O encontro foi realizado na sede da Federação União Progressista, no bairro Duque de Caxias, e contou com a participação de nomes que integram o grupo político que disputa as eleições deste ano.
Entre os presentes estavam Virginia Mendes, candidata a deputada federal; o ex-governador Mauro Mendes, candidato ao Senado; Gisela Simona, candidata a vice-governadora; e Margareth Buzetti, também candidata ao Senado.
O evento teve como foco a candidatura de Paulo Araújo à reeleição para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), mas também serviu para demonstrar a articulação conjunta das candidaturas que compõem o mesmo campo político.
PAULO ARAÚJO DESTACA UNIÃO DO GRUPO
Durante o encontro, Paulo Araújo ressaltou sua trajetória política e defendeu a manutenção do diálogo com municípios e lideranças como instrumento para transformar demandas regionais em ações.
“Essa caminhada não é feita sozinho. É construída no coletivo, ouvindo as pessoas, conversando com as lideranças e entendendo o que cada região precisa”, afirmou.
Segundo o deputado, a presença do público na mobilização demonstra a força construída pela campanha.
“É assim que a gente transforma confiança em trabalho e trabalho em resultado. Ver cerca de mil pessoas aqui hoje mostra que estamos no caminho certo e que temos muita gente caminhando junto com a gente”, declarou Paulo Araújo.
VIRGINIA MENDES REFORÇA APOIO
Candidata a deputada federal, Virginia Mendes destacou a parceria política com Paulo Araújo e defendeu a união entre as candidaturas do grupo.
“Quando a gente olha para esse grupo, vê pessoas que conhecem Mato Grosso, conhecem a realidade dos nossos municípios e sabem que ninguém faz nada sozinho. O Paulo tem uma história de trabalho e de parceria, e ter essa união ao lado dele fortalece ainda mais esse projeto”, declarou.
A estratégia apresentada durante o encontro passa justamente pela tentativa de integrar as candidaturas proporcionais às disputas majoritárias, fortalecendo uma estrutura política comum na reta da campanha.
MAURO DEFENDE PAULO NA ASSEMBLEIA
Na disputa pelo Senado, Mauro Mendes também participou da mobilização e fez uma defesa pública da reeleição de Paulo Araújo para a Assembleia Legislativa.
“Mato Grosso avançou porque aprendeu a trabalhar com planejamento, responsabilidade e parceria. Precisamos continuar tendo pessoas na Assembleia que conhecem a realidade do nosso Estado e que estejam dispostas a trabalhar pelos municípios. Paulo Araújo tem demonstrado isso ao longo da sua trajetória”, afirmou Mauro.
O ex-governador também defendeu a articulação entre diferentes níveis de representação política para viabilizar projetos e investimentos nos municípios.
GISELA E BUZETTI PARTICIPAM DA MOBILIZAÇÃO
Candidata a vice-governadora, Gisela Simona destacou a mobilização de apoiadores e lideranças e defendeu uma campanha baseada na participação popular.
“Uma caminhada política só ganha força quando existe participação, quando as pessoas acreditam e ajudam a construir. É muito bonito ver uma reunião como essa, com tantas lideranças e pessoas que vieram porque acreditam nesse projeto”, disse.
Margareth Buzetti, candidata ao Senado, também reforçou seu apoio ao deputado estadual e afirmou que a relação política entre os integrantes do grupo vem sendo construída ao longo do tempo.
“O Paulo é uma pessoa que trabalha, que está presente e que conhece as necessidades dos municípios. É importante termos pessoas assim na política, que não ficam apenas no discurso, mas que buscam construir soluções”, declarou Buzetti.
RETA ELEITORAL
O encontro integra a agenda de mobilização de Paulo Araújo, que vem percorrendo diferentes regiões do Estado em busca da reeleição.
Para o deputado, reunir lideranças de diferentes municípios e apoiadores em Cuiabá representa mais uma etapa da campanha.
“Cada pessoa que está aqui hoje tem uma história, uma cidade, uma família e uma razão para acreditar nesse projeto. É isso que nos move. Vamos continuar andando, ouvindo, conversando e mostrando o nosso trabalho. Essa foi mais uma grande reunião, mas a nossa caminhada continua”, afirmou.
A mobilização também colocou no mesmo ambiente diferentes candidaturas do grupo para as eleições de 2026: Paulo Araújo na disputa pela Assembleia Legislativa, Virginia Mendes para a Câmara Federal, Mauro Mendes e Margareth Buzetti para o Senado e a chapa majoritária formada por Otaviano Pivetta e Gisela Simona.

-
POLICIAL6 dias atrásDescoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá
-
POLÍTICA MT3 dias atrásAdelcino Lopo começa campanha com Wellington, muda de lado e vira alvo de “traíra” e “melancia” no Araguaia – veja posts
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFlávia Moretti ignora recomendação do partido, declara voto em Pivetta e esvazia palanque de Wellington: “Quero ser como o senhor” – Assistam
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi elogia Pivetta como governador e destaca poder de decisão do chefe do executivo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásExclusivo: Wellington corre atrás de Flávio Bolsonaro, erra aldeias e cobra Medeiros após ficar fora de agenda reservada em MT – veja fotos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFlávio Bolsonaro desembarca em MT ao lado de Cidinho e Medeiros e ausência de Wellington chama atenção
-
POLÍTICA MT3 dias atrásInvestimentos continuos: Pivetta garante equilíbrio fiscal, pagamento de RGA e valorização do servidor – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça Eleitoral suspende propaganda de Taques por acusações falsas contra Mauro

