POLÍTICA MT
ALMT aprova adesão de MT a programa federal para conter alta do diesel e avança em propostas sociais
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promoveu a limpeza de pauta, durante duas sessões ordinárias consecutivas, nesta quarta-feira (6), com a apreciação de 51 proposições que estavam na Ordem do Dia. Entre os destaques, os deputados aprovaram, em primeira e segunda votações, o Projeto de Lei 491/2026, da Mensagem 76/2026, que autoriza o Estado a aderir à cooperação financeira com a União no âmbito do Regime Emergencial de Abastecimento Interno de Combustíveis.
Essa proposta está alinhada à Medida Provisória 1.349/2026, que institui uma subvenção econômica para reduzir os impactos da volatilidade dos preços do óleo diesel, especialmente diante do cenário de instabilidade geopolítica internacional. O programa prevê aporte total de R$ 4 bilhões, sendo R$ 2 bilhões da União e outros R$ 2 bilhões divididos entre estados e o Distrito Federal.
Na justificativa encaminhada ao Parlamento, o governo destaca que o diesel tem impacto direto na economia mato-grossense, que depende majoritariamente do transporte rodoviário para o escoamento da produção agrícola e o abastecimento de insumos. A medida, segundo o Executivo, busca amenizar os custos logísticos e preservar a competitividade do estado.
O projeto também prevê a prorrogação, até 31 de dezembro de 2026, de dispositivo da Lei 7.263/2000, mantendo congelado o valor da Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPF/MT) para fins de cálculo das contribuições ao Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e às entidades das cadeias produtivas. A iniciativa, conforme o Poder Executivo, tem como objetivo evitar o aumento dos custos de produção em um momento de pressão econômica.
Além da pauta econômica, os deputados também avançaram em propostas voltadas à área social. Em segunda votação, foi aprovado o substitutivo integral nº 2 ao Projeto de Lei nº 14/2023, que cria o Programa de Assistência às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. A matéria recebeu 36 projetos apensados e passou a contar com coautoria de diversos parlamentares, além do deputado Eduardo Botelho (MDB), autor do PL.
Outra proposta aprovada em 2ª votação foi o Projeto de Lei 170/2026, Mensagem 21/26, de autoria do Poder Executivo, que torna obrigatória a abordagem pedagógica de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher nos currículos e nas práticas escolares da rede estadual de ensino.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Virginia Mendes lança pré-candidatura a deputada federal e destaca defesa das famílias, das mulheres e das crianças
A ex-primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, lançou oficialmente sua pré-candidatura à Câmara Federal ao lado do ex-governador Mauro Mendes, pré-candidato ao Senado Federal, dos filhos Luis Antonio e Maria Luisa, na noite desta terça-feira (23), em Cuiabá. O encontro reuniu mais de 100 prefeitos, prefeitas e primeiras-damas de diversas regiões do estado, além do governador Otaviano Pivetta, deputados estaduais, vereadores, secretários estaduais e municipais, lideranças religiosas, entre elas os padres Tony Peregrino e Elilzo Oliveira, e os pastores Hugo Brito e Yuri Lima, além da pastora Adriana Sousa.
Em seu discurso, Virginia compartilhou momentos marcantes de sua trajetória pessoal e explicou as causas que pretende defender caso seja eleita para a Câmara Federal. Em uma fala emocionada, ela destacou a defesa das famílias, o enfrentamento à violência doméstica, a proteção das crianças, o fortalecimento de políticas sociais e a necessidade de leis mais rigorosas para proteger as mulheres.
“Eu quero continuar trabalhando pelas pessoas que mais precisam. Quero defender as mulheres, as crianças e as famílias. Precisamos de leis mais fortes e mais severas para proteger as nossas mulheres”, afirmou.
Ideaalizadora do programa de estado, SER Família, Virginia lembrou a base e o significado do projeto que tornou-se lei no estado. “Superação, Esperança e Respeito, e a família como base, esse é o significado desse programa”, salientou.
Ao falar sobre sua história de vida, Virginia relembrou a infância simples e o fato de ser filha adotiva. Em um dos momentos mais emocionantes da noite, ela disse ter orgulho de sua origem e defendeu a adoção como um gesto de amor capaz de transformar vidas.
“Sou filha adotiva e tenho muito orgulho disso. Se não fosse a adoção, talvez eu não tivesse a família que tenho hoje. O amor não faz diferença entre filhos. O amor é igual”, declarou.
Virginia também citou a filha adotiva do casal como exemplo de que os laços familiares vão muito além dos vínculos biológicos. Segundo ela, a experiência pessoal reforça seu compromisso com a defesa das crianças e das famílias brasileiras.
A ex-primeira-dama afirmou que sua identificação com as pessoas mais vulneráveis nasce da própria história.
“Eu vim de uma família humilde. Sei o que é precisar de ajuda. Por isso me identifico tanto com as pessoas mais carentes e quero continuar trabalhando para melhorar a vida delas”, disse.
O discurso também teve momentos de descontração. Ao lembrar como conheceu o governador Mauro Mendes, Virginia contou que tinha apenas 12 anos na época. Mauro, ao seu lado, corrigiu afirmando que ela tinha 13 anos. Em seguida, Virginia respondeu sorrindo: “Eu tinha 12 ou 14. Treze não!”, arrancando risos e aplausos do público.
Ao defender sua pré-candidatura, Virginia ressaltou que a decisão foi tomada após um período de reflexão e oração.
“Eu demorei para responder porque precisava de uma mensagem de Deus. Entreguei essa decisão nas mãos Dele. Se for da vontade de Deus e da vontade do povo, meu nome está à disposição para continuar servindo Mato Grosso”, afirmou.
Durante o evento, o governador Mauro Mendes destacou o trabalho realizado pela esposa ao longo dos últimos anos, especialmente na área social.
“Virginia não foi apenas uma primeira-dama de Estado. Ela serviu à população. Ela idealizou o programa SER Família, que alcançou os 142 municípios de Mato Grosso. Virginia tem suas limitações de saúde, mas é uma mulher forte e está preparada para passar por esse processo”, declarou.
O governador Otaviano Pivetta, agradeceu o casal por colocar os nomes à disposição nas eleições de 2026. “Eu sou grato a vocês por estarem à disposição da população. Virginia, eu acompanhei a trajetória de vocês, a chegada de vocês na política em 2008, foram muito desafios, muito esforço, exposição e sacrifício em nome do serviço público, sabemos o quanto ela exigiu dedicação”, disse Pivetta.
A primeira-dama de Campo Verde, Rosilei Borges, também ressaltou a parceria construída com Virginia Mendes durante os anos em que esteve à frente das ações sociais do Estado.
“Eu costumo dizer que fomos abençoadas. Aprendemos muito com Virginia Mendes. Mesmo atuando de forma voluntária, ela sempre esteve à disposição para nos apoiar nos projetos. Foi uma experiência diferente do que vimos em outras épocas”, afirmou.
Ao encerrar o discurso, Virginia voltou a destacar os pilares que pretende defender em sua caminhada política: a proteção das famílias, o combate à violência contra a mulher, a defesa das crianças, o fortalecimento das ações sociais e a promoção da dignidade para quem mais precisa.
“Família é a base de tudo. É por ela, pelas mulheres, pelas crianças e pelas pessoas que mais precisam que eu me coloco à disposição”, concluiu.
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
CULINÁRIA7 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
POLÍTICA MT7 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
CUIABÁ7 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
