POLICIAL

Projeto de recuperação de ativos em São Paulo recupera R$ 20 milhões para investimentos em Segurança Pública

O Estado de São Paulo recuperou aproximadamente R$ 20 milhões em ativos que serão revertidos para investimentos em tecnologia e infraestrutura voltada à Segurança Pública. O resgate dos valores foi realizado por meio do projeto Recupera-SP, regulamentado pelo decreto nº 68.926, de setembro de 2024. O resultado de um ano de trabalho do projeto foi apresentado no primeiro painel da Conferência Recupera MT, realizada no auditório Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, na manhã desta quinta-feira (02.10). na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Completando um ano de funcionamento, o decreto regulamenta a destinação de bens, direitos e valores, cuja perda tenha sido declarada pelo Poder Judiciário, em favor do Estado, decorrentes de investigação criminal pelos crimes de lavagem ou ocultação de bens ou outros recursos oriundos de sanções patrimoniais decorrentes de sistemas normativos de responsabilização penal.

Os dados do primeiro ano de funcionamento pelo delegado de Polícia, Lawrence Katsuyuki de Almeida Tanikawa, coordenador do Comitê Estadual de Recuperação de Ativos do Estado de São Paulo – CDRA|SP. e pelo juiz de Direito André Gustavo Cividanes Furlan (TJSPI, durante o Painel 1: Recupera SP – Resultados e Boas Práticas.

“Buscando viabilizar a estrutura administrativa do Recupera-SP com destinação do dinheiro ao Fundo de Segurança Pública e efetivos investimentos nas delegacias, nas corporações, no aprimoramento dos policiais,, nós fizemos um comunicado conjunto com apoio da Corregedoria-geral de Justiça e Presidência do TJMT, orientando os juízes e magistrados e servidores de São Paulo para que realizem as estimações de dinheiros e valores apreendidos nas ações penais que versem sobre crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens e valores e capitais e os os destinem ao fundo de Segurança pública”, explicou o juiz de Direito.

Leia Também:  Polícia Civil recupera dois veículos furtados em Rondonópolis

“Ao longo desses 12 meses, o programa obteve resultados expressivos. Foram recuperados, em média, R$ 49.363,05 por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, o que representa aproximadamente R$ 50 mil devolvidos diariamente aos cofres públicos do Estado de São Paulo. Em valores absolutos em um ano de funcionamento do decreto e aproximadamente quatro meses de funcionamento físico na secretaria é de aproximadamente R$ 20 milhões, de valor em conta, ou seja, já efetivamente recuperado e disponibilizado para o Governo para investimentos e acima de R$ 60 milhões em valores monitorados pelo grupo para conversão.”, explicou Lawrence.

A apresentação teve como foco apresentar o Núcleo de Recuperação de Ativos (NRA) do Estado de São Paulo, instalado fisicamente na sede da Secretaria de Segurança Pública de SP. A unidade é encarregada de acompanhar e fazer as representações destinadas às conversões e recebimentos de valores que estão bloqueados judicialmente em condutas relacionadas à lavagem de dinheiro e outros delitos que possam ser revertidos em orçamentos do estado a fim de investimentos na Segurança Pública.

O papel do setor é viabilizar que bens de alto valor e quantias que estão bloqueadas em contas, bens constritos de criminosos possam ser revertidos em valores orçamentários para o estado, de modo que o valores possam ser revertidos em reformas de unidades policiais, investimentos tecnológicos, em materiais, equipamentos, armamento, viaturas, construções e reformas de prédios públicos, todos relacionados à atividade de Segurança Pública.

Leia Também:  Polícia Civil realizada 2ª capacitação do projeto Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e um Adolescente

O trabalho realizado pelo NRA propicia a segura identificação, localização, apreensão, administração e destinação de ativos relacionados à prática ou ao financiamento de infrações penais, por meio da adoção de formulário automatizado disponibilizado na Intranet da Polícia Civil, que permite o controle das entradas e a gestão dos ativos estaduais relacionados às investigações.

O Núcleo também dá apoio às unidades operacionais que atuam diretamente nas investigações, nas questões que demandem avaliação e destinação final de ativos de natureza diferenciada, impedindo que sejam desviados ou percam seus valores de alienação.

O decreto fixa como ação prioritária o fomento à alienação antecipada de bens de modo a que seja resolvida a questão da custódia, viabilizando uma melhor administração de ativos e a diminuição dos custos relacionados à manutenção segura dos bens em custódia das unidades policiais. As ações do Núcleo buscam ainda a administração de bens apreendidos por meio do acompanhamento e apoio às unidades de polícia judiciária no oferecimento de modelos e justificativas para representar por administração provisória de ativos vivos até sua conversão em dinheiro mediante vendas em leilões.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Propaganda

POLICIAL

Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.

A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.

O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.

Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.

Leia Também:  Polícia Civil prende traficantes durante entrega de drogas em estacionamento de academia em Várzea Grande

Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.

Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.

Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.

“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre prisão de suspeito de engravidar e cortar cabelos de adolescente em Vila Rica

As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.

O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA