POLICIAL

Principais crimes e práticas e proteção são abordados em seminário nacional de violência contra idosos

A Polícia Civil de Mato Grosso ganhou destaque nacional no Seminário sobre Violência Contra a Pessoa Idosa, promovido, na quarta-feira (15.06) pelo Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos e Ministério da Justiça e Segurança Pública, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A data, celebrada anualmente em 15 de junho, foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2006, buscando mudar índices de violência contra a pessoa idosa, garantindo aos idosos respeito e proteção.

O delegado, Vitor Chab Domingues, titular da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI) foi escolhido dentre os delegados dos 26 estados do país e Distrito Federal, para falar sobre o tema violência contra o idoso, principais crimes e práticas de proteção à pessoa idosa.

Durante o evento transmitido pelo YouTube, o delegado falou sobre políticas públicas e a rede de proteção à pessoa idosa, e parceiros como Ministério Público, Poder Judiciário, Secretarias Municipal e Estadual de Assistência Social, CREAS, CRAS, Conselhos Municipal e Estadual do Idoso.

Leia Também:  Rotam prende dois homens por tráfico de drogas e apreende 38 porções de entorpecentes

Vitor Chab destacou que na maioria dos casos de violência contra a pessoa idosa ocorrem no seio familiar, e que ao contrário do que muitas pessoas pensam, a violência física não é o maior índice de ocorrência, sendo a violência social, psicológica, emocional e patrimonial as que mais são praticadas.

“Em Cuiabá, 75% dos casos registrados são cometidos por familiares dos idosos, sendo a violência patrimonial a que mais cresce em número de ocorrências, dentre elas a apropriação indébita e o crime de apropriação de cartão magnético”, explicou o delegado.

Para o delegado, representar a Polícia Civil de Mato Grosso em um evento nacional em uma data tão importante mostra o crescimento da instituição e do estado na proteção ao idoso e ao combate à violência contra a pessoa idosa. “O idoso é o jovem que deu certo. Desta forma, temos que garantir a sua proteção e mudar a realidade da violência contra a pessoa idosa, que tem aumentado em todo o país”, disse o delegado.

Fonte: PJC MT

Propaganda

POLICIAL

Polícia Militar prende homem e apreende arma de fogo em Barra do Garças

A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo, na tarde desta quarta-feira (8.7), na cidade de Barra do Garças. O suspeito foi detido com um revólver, após abordagem policial no bairro Vila Maria.

Durante patrulhamento ostensivo, policiais militares do Grupo de Apoio (GAP) do 2º Batalhão abordaram um motociclista após ele demonstrar comportamento suspeito ao notar a presença das viaturas.

Durante a busca pessoal, o próprio suspeito informou que transportava uma arma de fogo no interior de uma bolsa presa ao guidão da motocicleta. Na vistoria, os policiais localizaram um revólver sem munições, confirmando a informação prestada pelo abordado.

Em continuidade às verificações, a equipe constatou que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que a motocicleta apresentava licenciamento em atraso.

Diante do flagrante, o suspeito foi conduzido à Delegacia da Polícia Judiciária Civil, juntamente com a arma de fogo e a motocicleta apreendidas, para as providências legais.

Fonte: PM MT – MT

Leia Também:  Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e prende mulher por porte ilegal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA