POLICIAL
PreviSinop realiza audiência pública 2023 de prestação de contas
Foi realizada Audiência Pública de prestação de contas do exercício 2022 do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop), na última quarta-feira (24). Na apresentação foram apontados os resultados da política de investimentos, resultados da avaliação atuarial e o relatório de governança corporativa. Compareceram à audiência, servidores ativos, aposentados e pensionistas, que reconhecem e entendem a importância do Instituto para a categoria. A audiência foi transmitida ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, onde o vídeo está disponível.
O atuário Igor Garcia, explicou que os percentuais apresentados pelo PreviSinop, são superiores a outros RPPS e vê um aumento significativo nos últimos anos. “A situação de 2020, foi o ano da pandemia que passamos muito bem. A carteira acabou rendendo mais de 6% ao ano, período em que muitos investidores tiveram rentabilidade negativa. Já em 2021, a carteira dos Regimes Próprios, rendeu menos 2,29% e 3,39%. A carteira do PreviSinop rendeu 3,59% de rendimento acima da média dos demais. Ano passado em média a carteira dos RPPS rendeu 7,39% e o PreviSinop rendeu mais de 8%. Isso mostra que a instituição está sendo cuidada e bem gerida, com foco. Isso é bom! É importante continuar sempre assim com essa manutenção da gestão na prestação de contas. O PreviSinop fez uma apresentação com um material rico em detalhes que serve até para estudos acadêmicos”, completou.
A superintendente executiva previdenciária Daniela Sevignani, ressalta a importância da participação atuante do gestor municipal e expressa sua gratidão pelo envolvimento do legislativo e sindicato dos servidores nas questões pela busca de melhoria aos servidores e segurados da instituição. “Todas essas ações desenvolvidas pela nossa equipe e reestruturação que a gente está fazendo no Previ é para proteger nossos ativos e passivos. Para que a gente consiga dar longevidade ao RPPS com uma política previdenciária trabalhada com responsabilidade. Agradecemos ao nosso gestor municipal prefeito Roberto Dorner que vem desempenhando um apoio incondicional ao PreviSinop com um olhar humanizado. Recebemos um total apoio na nossa reestruturação administrativa, reforma da previdência, capacitações. Agradecemos a Câmara Municipal, a todos os vereadores que deram seu voto favorável aos projetos apresentados pela instituição. Agradecer ao presidente do sindicato dos servidores Adriano Perotti pelo apoio incondicional por está nesta luta com o Previ em defender os interesses, os direitos e deveres dos servidores públicos, fazendo com que os servidores se envolveram nestes questionamentos e entendimento do que é a previdência. Juntos podemos fazer uma gestão de RPPS que realmente vai impactar na vida de todos os servidores e isso só é possível com a participação de todos”, enfatizou.
Para a presidente do Conselho Deliberativo, Valquíria Carvalho, a instituição avançou no último ano. “Essa apresentação foi um “release” que realmente fizemos de concreto no ano de 2022. O Previ superou as expectativas, não só na parte de investimentos, mas também nas capacitações. Estamos acima de outras RPPS em relação à certificação e conseguimos ajustar todas as linhas que faltavam nas questões de reformulação administrativa e outras questões que necessitavam ser alinhadas para melhor funcionamento das atividades”, avaliou.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
POLICIAL
Descoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá
Hercílio Junior Freitas Cordeiro, de 22 anos, foi identificado como condutor da BMW; ele não possui CNH e, segundo relato registrado pela polícia, teria ingerido bebida alcoólica antes da sequência de acidentes
Uma sequência de acidentes registrada na madrugada de domingo (30) terminou com a morte de Paulo Messias Simão Costa, de 23 anos, e agora ganhou um novo capítulo. Foi identificado como Hercílio Junior Freitas Cordeiro, de 22 anos, o motorista da BMW apontada como responsável por atingir dois motociclistas em sequência na região central de Cuiabá.
Segundo as informações registradas no boletim de ocorrência, Hercílio não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após as colisões, ele teria abandonado o veículo nas proximidades da Santa Casa e fugido a pé.
A primeira batida aconteceu no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Avenida Presidente Marques. A BMW atingiu uma motocicleta preta, deixando o condutor ferido no tornozelo e no braço.
Mesmo após a primeira colisão, o motorista teria seguido pela avenida sem prestar socorro ao motociclista ferido.
Pouco depois, já no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Joaquim Murtinho, aconteceu a segunda colisão. Desta vez, a BMW atingiu a motocicleta conduzida por Paulo Messias.
O impacto foi fatal. Paulo Messias, de apenas 23 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
BMW FOI ABANDONADA
Após atingir o segundo motociclista, o condutor teria continuado dirigindo até as proximidades da Santa Casa de Cuiabá, onde abandonou a BMW danificada e deixou o local a pé.
A Polícia Militar realizou buscas pela região, mas o motorista não foi localizado naquele momento. O veículo acabou apreendido e encaminhado ao pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
RELATO SOBRE CONSUMO DE ÁLCOOL
Durante as diligências, policiais foram até a casa noturna Nuun Garden e encontraram a esposa do motorista.
Conforme o relato registrado na ocorrência, os dois estavam no estabelecimento antes dos acidentes e Hercílio teria consumido bebida alcoólica. Ela também relatou que ele teria ficado alterado, quebrado um copo e sido retirado do estabelecimento pelos seguranças.
Depois disso, segundo o relato, ele teria assumido a direção da BMW, mesmo sem possuir CNH.
A informação sobre eventual consumo de álcool ainda deverá ser apurada pela Polícia Civil. A comprovação de embriaguez e a definição das responsabilidades criminais dependem do andamento da investigação.
INVESTIGAÇÃO
O caso foi registrado na Central de Flagrantes e está sob investigação da Polícia Civil, que deverá esclarecer toda a dinâmica da sequência de acidentes e as circunstâncias da fuga.
A identificação do motorista acrescenta uma peça importante à investigação de um caso que terminou com um jovem de 23 anos morto, outro motociclista ferido e uma BMW abandonada após duas colisões em sequência no centro de Cuiabá.
As autoridades também deverão apurar as circunstâncias anteriores aos acidentes e definir as eventuais responsabilidades criminais do condutor.
-
POLICIAL7 dias atrásOperação Mandato Espúrio mira ex-dirigentes do IMAFIR-MT por transferências suspeitas de mais de R$ 1 milhão
-
POLICIAL6 dias atrásEx-diretor de entidade do agro recebeu R$ 774 mil em transferências, aponta investigação da Polícia Civil
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia apreende coleção de Rolex com suplente de deputado durante operação em Cuiabá
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJanaina se revolta com PL do sogro e admite: “Se soubesse, poderia ter saído independente” – veja entrevista
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça manda soltar empresária de Cuiabá presa em operação da PF que investiga tráfico internacional
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDilmar detona Wellington Fagundes, diz que senador “nunca fez nada por MT” e declara apoio a Pivetta
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro dispara na 1ª vaga e Janaína lidera a 2ª na disputa pelo Senado em MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMedeiros fala em “melancia” e expõe apelido de Wellington Fagundes, aliado do próprio PL

