POLICIAL
Polícia Militar reforça policiamento nos 142 municípios do Estado com duas operações
A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta sexta-feira (30.1), a 7ª edição da Operação Centro Seguro e a 23ª edição da Operação Força Total. Em Cuiabá, a solenidade ocorreu na Praça da República, região central. As ações de fortalecimento do policiamento tático e ostensivo, nos 142 municípios do Estado, integram o Programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, criado pelo Governo de Mato Grosso, no combate à criminalidade.
Até o dia 7 de fevereiro, serão realizadas diversas ações preventivas como pontos demonstrativos, saturações e abordagens policiais, com objetivo de garantir a ordem pública e combater crimes de roubos, furtos e outras práticas. A Operação Força Total é realizada em todo o território nacional com apoio do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), e ocorre somente nesta sexta (30).
O subchefe do Estado Maior, coronel Anderson Luiz do Prado destacou que são duas grandes operações de ocorrem de forma simultânea em todo o Estado, com o objetivo de intensificar o combate à criminalidade e reforçar a presença policial em áreas estratégicas, especialmente em regiões com maior fluxo de pessoas e índices de ocorrências.
“As operações Centro Seguro e Força Total reforçam a presença da Polícia Militar nas ruas e ampliam nossa capacidade de resposta contra a criminalidade. Com os investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio do programa Tolerância Zero, temos conseguido intensificar as ações preventivas e repressivas, garantindo mais segurança e tranquilidade à população de Mato Grosso”, destacou o coronel Anderson Luiz do Prado.
O policiamento será reforçado com equipes dos batalhões de área do 1º Comando Regional, Cavalaria, Batalhão de Rondas Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão Ambiental (BPMPA), Força Tática e Companhia de Rondas e a Ações Intensivas Ostensivas (Raio).
“O planejamento operacional foi estruturado para atuar de forma integrada e estratégica, com emprego de efetivo e recursos em pontos sensíveis. Nosso objetivo é prevenir crimes, aumentar as abordagens e garantir mais segurança à população. O programa Tolerância Zero tem permitido à Polícia Militar ampliar sua capacidade de atuação”, enfatizou o comandante do Comando Regional de Cuiabá, coronel Lima Júnior.
Fonte: PM MT – MT
POLICIAL
Descoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá
Hercílio Junior Freitas Cordeiro, de 22 anos, foi identificado como condutor da BMW; ele não possui CNH e, segundo relato registrado pela polícia, teria ingerido bebida alcoólica antes da sequência de acidentes
Uma sequência de acidentes registrada na madrugada de domingo (30) terminou com a morte de Paulo Messias Simão Costa, de 23 anos, e agora ganhou um novo capítulo. Foi identificado como Hercílio Junior Freitas Cordeiro, de 22 anos, o motorista da BMW apontada como responsável por atingir dois motociclistas em sequência na região central de Cuiabá.
Segundo as informações registradas no boletim de ocorrência, Hercílio não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após as colisões, ele teria abandonado o veículo nas proximidades da Santa Casa e fugido a pé.
A primeira batida aconteceu no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Avenida Presidente Marques. A BMW atingiu uma motocicleta preta, deixando o condutor ferido no tornozelo e no braço.
Mesmo após a primeira colisão, o motorista teria seguido pela avenida sem prestar socorro ao motociclista ferido.
Pouco depois, já no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Joaquim Murtinho, aconteceu a segunda colisão. Desta vez, a BMW atingiu a motocicleta conduzida por Paulo Messias.
O impacto foi fatal. Paulo Messias, de apenas 23 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
BMW FOI ABANDONADA
Após atingir o segundo motociclista, o condutor teria continuado dirigindo até as proximidades da Santa Casa de Cuiabá, onde abandonou a BMW danificada e deixou o local a pé.
A Polícia Militar realizou buscas pela região, mas o motorista não foi localizado naquele momento. O veículo acabou apreendido e encaminhado ao pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
RELATO SOBRE CONSUMO DE ÁLCOOL
Durante as diligências, policiais foram até a casa noturna Nuun Garden e encontraram a esposa do motorista.
Conforme o relato registrado na ocorrência, os dois estavam no estabelecimento antes dos acidentes e Hercílio teria consumido bebida alcoólica. Ela também relatou que ele teria ficado alterado, quebrado um copo e sido retirado do estabelecimento pelos seguranças.
Depois disso, segundo o relato, ele teria assumido a direção da BMW, mesmo sem possuir CNH.
A informação sobre eventual consumo de álcool ainda deverá ser apurada pela Polícia Civil. A comprovação de embriaguez e a definição das responsabilidades criminais dependem do andamento da investigação.
INVESTIGAÇÃO
O caso foi registrado na Central de Flagrantes e está sob investigação da Polícia Civil, que deverá esclarecer toda a dinâmica da sequência de acidentes e as circunstâncias da fuga.
A identificação do motorista acrescenta uma peça importante à investigação de um caso que terminou com um jovem de 23 anos morto, outro motociclista ferido e uma BMW abandonada após duas colisões em sequência no centro de Cuiabá.
As autoridades também deverão apurar as circunstâncias anteriores aos acidentes e definir as eventuais responsabilidades criminais do condutor.
-
POLICIAL6 dias atrásOperação Mandato Espúrio mira ex-dirigentes do IMAFIR-MT por transferências suspeitas de mais de R$ 1 milhão
-
POLICIAL6 dias atrásEx-diretor de entidade do agro recebeu R$ 774 mil em transferências, aponta investigação da Polícia Civil
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia apreende coleção de Rolex com suplente de deputado durante operação em Cuiabá
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJanaina se revolta com PL do sogro e admite: “Se soubesse, poderia ter saído independente” – veja entrevista
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça manda soltar empresária de Cuiabá presa em operação da PF que investiga tráfico internacional
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro dispara na 1ª vaga e Janaína lidera a 2ª na disputa pelo Senado em MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDilmar detona Wellington Fagundes, diz que senador “nunca fez nada por MT” e declara apoio a Pivetta
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMedeiros fala em “melancia” e expõe apelido de Wellington Fagundes, aliado do próprio PL

