POLICIAL
Polícia Civil recebe novos computadores de alto desempenho em Alta Araguaia
A Polícia Civil foi contemplada com a aquisição de novos computadores de alto desempenho destinados à Delegacia de Alto Araguaia, e que colaborarão com a produção de investigações qualificadas.
Os equipamentos representam um marco tecnológico para Polícia Civil do município de Alta Araguaia, visando o enfrentamento à criminalidade, especialmente o combate aos crimes pela internet e organizações criminosas atuantes em ambientes virtuais.
O investimento de aproximadamente R$ 200 mil para a aquisição e montagem dos sistemas computacionais, foi de iniciativa Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) de Alto Araguaia em parceria com o Ministério Público Estadual.
Tecnologia contra o crime digital
Nos últimos anos, a dinâmica criminal passou por uma transformação significativa. A migração de facções e práticas ilícitas para o ambiente digital exige das forças de segurança novas ferramentas de análise e inteligência.
Crimes como estelionatos virtuais, fraudes financeiras, tráfico de drogas e até homicídios planejados por meio eletrônico deixam rastros em comunicações digitais e bancos de dados, bem como essas informações exigem alto poder de processamento para serem identificadas com eficiência.
Nesse cenário, os computadores convencionais tornaram-se insuficientes para lidar com o grande volume de dados gerados nas investigações.
A implantação dos computadores para uso forense e de inteligência policial surge como resposta a essa demanda, garantindo maior velocidade, precisão e segurança na manipulação das informações.
Núcleo de Inteligência: estrutura regionalizada
A Delegacia de Alto Araguaia conta agora com um Núcleo de Inteligência (NI), setor criado exclusivamente para o processamento e análise de dados complexos.
O núcleo é formado por analistas de inteligência que prestam suporte a investigações em Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Ponte Branca e Araguainha, consolidando-se como um centro regional de referência em investigação digital.
Equipamentos de última geração
Nesta semana, foram entregues os dois primeiros computadores, de um total de cinco unidades previstas. Os demais equipamentos devem ser integrados ao sistema nos próximos meses, completando a estrutura tecnológica do núcleo.
Compromisso com a modernização
Com essa conquista, a Polícia Civil de Alta Araguaia reforça o compromisso com a inovação tecnológica e a eficiência investigativa, elevando o padrão de qualidade das apurações criminais e fortalecendo o combate à criminalidade organizada e aos crimes virtuais em toda a região.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Rotam prende quadrilha por furto em usina solar e apreende fios de cobre em Cuiabá
Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam, nesta quarta-feira (29.4), quatro homens, de 32, 26, 20 e 37 anos, suspeitos de furtar uma usina de placas solares no município de Campo Verde. A prisão ocorreu em Cuiabá, após ação integrada de inteligência e cerco policial.
As equipes da Rotam receberam informações de que dois veículos estariam sendo utilizados em furtos a usinas solares nas regiões de Sorriso e Nova Ubiratã. Diante da denúncia, a Diretoria da Agência Central de Inteligência (Daci) passou a monitorar os suspeitos e identificar o modo de atuação do grupo.
Na noite de terça-feira (28.4), foi constatado que os veículos seguiam em direção a Campo Verde, município que concentra diversas usinas solares. Já na madrugada desta quarta-feira (29.4), novas informações indicaram que os suspeitos retornavam para Cuiabá por estradas vicinais, possivelmente para evitar fiscalização.
Com apoio das demais equipes e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foi montado um cerco na região do Olho D’Água e em rotas alternativas. Durante a operação, um dos veículos foi abordado nas proximidades de um posto de fiscalização. O segundo automóvel foi localizado e acompanhado por equipe aérea até ser interceptado na Rodovia dos Imigrantes.
Durante buscas pessoais e veiculares, os policiais localizaram grande quantidade de fios de cobre, além de ferramentas e equipamentos utilizados para a extração do material, compatíveis com furtos em usinas solares.
Os suspeitos relataram que o material furtado em ações anteriores teria sido comercializado em um estabelecimento na região do bairro Jardim Industriário, em Cuiabá. Os veículos utilizados na ação foram entregues ao responsável legal da empresa proprietária.
Os quatro suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Central de Flagrantes de Cuiabá para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEmendas de Jayme Campos já garantiram 49 CRAS para Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE MT5 dias atrásAjuste técnico
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputada Eliane Xunakalo classifica dispensa de servidores e fechamento de unidades do Samu, como desmonte da política de saúde
-
POLÍTICA MT6 dias atrásComissão de Saúde cobra do Governo que reveja demissões e desativação de unidades do Samu em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásChico Guarnieri propõe transformar Encontro das Águas em patrimônio turístico de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDurante o lançamento da 2ª etapa do programa, Dr. Eugênio destaca impacto do Fila Zero na saúde do interior de MT
-
SAÚDE6 dias atrásSanta Casa de Sorocaba (SP) recebe 50 novos leitos, estrutura para exames e equipamentos de saúde, com investimento federal de R$ 30,8 milhões
-
SAÚDE6 dias atrásEm três meses, o Ministério da Saúde atendeu 3 mil caminhoneiros, caminhoneiras e familiares em unidades à beira da estrada, em cinco estados
