POLICIAL
Polícia Civil prende líder de grupo criminoso responsável por furtos em Alto Araguaia
A Polícia Civil de Mato Grosso, com apoio da Polícia Civil de Goiás, deflagrou, nesta segunda-feira (23.2), a Operação Escalada, para cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um homem, de 36 anos, investigado como um dos autores de diversos crimes patrimoniais registrados em Alto Araguaia (MT).
O mandado foi cumprido no município de Mineiros (GO). A ação é resultado de investigação conduzida pela Delegacia de Alto Araguaia, que identificou a atuação de um grupo criminoso especializado em furtos qualificados.
O modus operandi da quadrilha consistia na escalada de muros, arrombamento de portas e janelas e subtração de bens, principalmente durante o período diurno, quando as vítimas estavam ausentes.
Entre outubro de 2025 e janeiro de 2026, ao menos 10 furtos em Alto Araguaia foram atribuídos ao grupo, nos bairros de Demelas, Aeroporto, Castro e Professora Maria das Graças, além de uma empresa nas proximidades do Parque de Exposição. Foram subtraídos itens como televisores, notebooks, botijões de gás, micro-ondas, ferro de passar roupa, ferramentas e outros equipamentos.
As investigações avançaram depois que, em 7 de janeiro, durante abordagem a um veículo suspeito, o motorista fugiu, deixando para trás a parceira, também envolvida no caso No interior do veículo foram localizados objetos recém-subtraídos, e a suspeita foi presa em flagrante, indicando a participação do investigado e de um terceiro envolvido na sequência de furtos.
Com base nos elementos reunidos, incluindo oitivas, reconhecimentos e análise de imagens, o delegado representou pelas medidas cautelares, resultando na expedição do mandado de prisão preventiva contra o suspeito preso nesta segunda-feira (23), apontado como o líder do grupo criminoso.
A prisão foi realizada por equipe da Delegacia de Alto Araguaia, com apoio da Polícia Civil de Goiás, reforçando a cooperação interestadual no enfrentamento à criminalidade.
As investigações seguem em andamento para completo esclarecimento dos fatos, identificação de eventuais receptadores e consolidação do conjunto probatório para o indiciamento dos envolvidos.
O terceiro integrante do grupo já foi identificado e deverá ser responsabilizado, com adoção das medidas legais cabíveis, inclusive eventual representação por prisão preventiva.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Descoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá
Hercílio Junior Freitas Cordeiro, de 22 anos, foi identificado como condutor da BMW; ele não possui CNH e, segundo relato registrado pela polícia, teria ingerido bebida alcoólica antes da sequência de acidentes
Uma sequência de acidentes registrada na madrugada de domingo (30) terminou com a morte de Paulo Messias Simão Costa, de 23 anos, e agora ganhou um novo capítulo. Foi identificado como Hercílio Junior Freitas Cordeiro, de 22 anos, o motorista da BMW apontada como responsável por atingir dois motociclistas em sequência na região central de Cuiabá.
Segundo as informações registradas no boletim de ocorrência, Hercílio não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após as colisões, ele teria abandonado o veículo nas proximidades da Santa Casa e fugido a pé.
A primeira batida aconteceu no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Avenida Presidente Marques. A BMW atingiu uma motocicleta preta, deixando o condutor ferido no tornozelo e no braço.
Mesmo após a primeira colisão, o motorista teria seguido pela avenida sem prestar socorro ao motociclista ferido.
Pouco depois, já no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Joaquim Murtinho, aconteceu a segunda colisão. Desta vez, a BMW atingiu a motocicleta conduzida por Paulo Messias.
O impacto foi fatal. Paulo Messias, de apenas 23 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
BMW FOI ABANDONADA
Após atingir o segundo motociclista, o condutor teria continuado dirigindo até as proximidades da Santa Casa de Cuiabá, onde abandonou a BMW danificada e deixou o local a pé.
A Polícia Militar realizou buscas pela região, mas o motorista não foi localizado naquele momento. O veículo acabou apreendido e encaminhado ao pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
RELATO SOBRE CONSUMO DE ÁLCOOL
Durante as diligências, policiais foram até a casa noturna Nuun Garden e encontraram a esposa do motorista.
Conforme o relato registrado na ocorrência, os dois estavam no estabelecimento antes dos acidentes e Hercílio teria consumido bebida alcoólica. Ela também relatou que ele teria ficado alterado, quebrado um copo e sido retirado do estabelecimento pelos seguranças.
Depois disso, segundo o relato, ele teria assumido a direção da BMW, mesmo sem possuir CNH.
A informação sobre eventual consumo de álcool ainda deverá ser apurada pela Polícia Civil. A comprovação de embriaguez e a definição das responsabilidades criminais dependem do andamento da investigação.
INVESTIGAÇÃO
O caso foi registrado na Central de Flagrantes e está sob investigação da Polícia Civil, que deverá esclarecer toda a dinâmica da sequência de acidentes e as circunstâncias da fuga.
A identificação do motorista acrescenta uma peça importante à investigação de um caso que terminou com um jovem de 23 anos morto, outro motociclista ferido e uma BMW abandonada após duas colisões em sequência no centro de Cuiabá.
As autoridades também deverão apurar as circunstâncias anteriores aos acidentes e definir as eventuais responsabilidades criminais do condutor.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaina se revolta com PL do sogro e admite: “Se soubesse, poderia ter saído independente” – veja entrevista
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça manda soltar empresária de Cuiabá presa em operação da PF que investiga tráfico internacional
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásNovo acesso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMedeiros fala em “melancia” e expõe apelido de Wellington Fagundes, aliado do próprio PL
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDilmar detona Wellington Fagundes, diz que senador “nunca fez nada por MT” e declara apoio a Pivetta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDepois de declaração de apoio de prefeito, Pivetta fecha asfalto em 100% de Rondonópolis e Cláudio diz: “Não é conversa fiada, é entregar de verdade” – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDebandada: Prefeitos do PL, MDB, PSB e PRD declaram apoio a Pivetta e ampliam racha nas bases de Wellington, Janaína e Fávaro
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPedro Taques, irmão de Emanuel, Pedro Taques e Antero acumulam quase R$ 200 mil em multas após ataques contra Mauro Mendes – veja julgamento no TRE

