POLICIAL

Polícia Civil cumpre três mandados de busca na Operação Transação Segura

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (10.09), na Operação Transação Segura, deflagrada pela Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Várzea Grande.

As ordens judiciais decretadas pela juízo da Comarca de Várzea Grande, visam desarticular uma associação criminosa atuante em fraudes eletrônicas praticadas contra estabelecimentos comerciais.

O trabalho operacional para cumprimento das buscas teve como objetivo angariar elementos de prova que possam auxiliar na investigação que segue em tramitação na 1ª Delegacia de Várzea Grande.

Os policiais civis apuraram que um dos envolvidos agindo como o fraudador se passou por cliente em uma empresa distribuidora de alimentos, e efetuou a compra da mercadoria com emissão de boleto para o verdadeiro cliente.

Então os produtos foram entregues para um freteiro contratado, o qual não sabia do esquema, sendo a mercadoria posteriormente distribuída pelos investigados. A empresa vítima teve o prejuízo de aproximadamente R$ 12 mil.

Conforme o delegado André Luis Prado Monteiro da Silva, as buscas foram cumpridas em Cuiabá, tendo como alvo dois endereços residênciais e um comercial, e foram apreendidos aparelhos celulares que serão submetidos a análise de dados para auxiliar nas investigações.

Leia Também:  Polícia Civil participa de workshop sobre fraudes no agronegócio

“Os receptadores já foram identificados e serão indiciados no inquérito policial instaurado na 1ª Delegacia de Várzea Grande”, completou o delegado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLICIAL

Polícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27.5), a Operação Tu Quoque, para cumprimento de ordens judiciais com foco na desarticulação de um esquema de roubo de entorpecentes e tráfico de drogas com ligação entre duas facções criminosas atuantes no Estado.

Na operação, são cumpridas 15 ordens judiciais, sendo quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo de Garantias – Polo Cáceres, com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Pontes e Lacerda.

Também são cumpridas medidas de restrição de veículos e bloqueios de contas bancárias dos investigados, no valor de até R$ 2,5 milhões. Entre os alvos envolvidos no esquema está um praça da Polícia Militar, apontado como um dos líderes do grupo investigado.

Os mandados são cumpridos nas cidades de Pontes e Lacerda e Várzea Grande, com apoio das equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc).

As investigações têm como foco a desarticulação de um esquema de roubo de entorpecentes subtraídos em pontos de armazenamento de drogas de uma facção criminosa na região de fronteira e que, posteriormente, eram redistribuídos por integrantes de outra facção na região metropolitana.

Leia Também:  Polícia Militar realiza formatura de alunos e instrutores do Proerd em Cuiabá nesta sexta-feira (23)

Roubo e tráfico de drogas

Segundo as investigações da Delegacia de Pontes e Lacerda, o esquema funcionava por meio de dois núcleos, um deles responsável por identificar e monitorar possíveis depósitos de drogas de uma facção criminosa na região de fronteira.

O segundo núcleo tinha uma função distinta e se deslocava da Capital do Estado para Pontes e Lacerda para atuar no roubo da droga e, posteriormente, transportar e distribuir os entorpecentes na região metropolitana.

O praça, apontado como principal alvo da operação, era o responsável pelo roubo do entorpecente, saindo da Capital para Pontes e Lacerda para subtrair a droga. Ele também fazia a separação do entorpecente para outra equipe do grupo criminoso, que atuaria na distribuição.

Desarticulação do esquema

A descoberta do esquema ocorreu após a prisão de um dos envolvidos. Na ocasião, outros integrantes do grupo conseguiram escapar, mas, com o avanço das investigações, foram identificados. Também foi descoberto o esquema envolvendo roubos ligados a facções criminosas, além da redistribuição e comercialização do entorpecente subtraído.

Além dos crimes de roubo e tráfico de drogas, as investigações identificaram o envolvimento do grupo em um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico, por meio de diversas transações bancárias envolvendo familiares, casas de apostas e empresas de fachada para a pulverização dos valores.

Leia Também:  Prefeitura entrega nesta sexta (30) mais 275 escrituras para famílias do Daury Riva II

Nome da operação

A expressão latina tu quoque significa literalmente “tu também” ou “até tu” e faz referência ao fato de existir, como pivô da organização criminosa, um membro das forças de segurança, representando uma significativa quebra da confiança depositada e esperada dos agentes públicos.

Operação Pharus

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.

Renarc

A operação faz parte da sexta fase da Operação Narke, da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento do Narcotráfico (Renarc). A rede reúne delegados titulares das unidades especializadas e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (DIOPI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para traçar estratégias de enfrentamento ao narcotráfico.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA