POLICIAL

Mais dois homens foragidos da Justiça são presos pela Polícia Civil

Dois homens foragidos da Justiça, procurados desde a deflagração das Operações Frota Oculta e Rota Final, foram presos pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Barra do Garças, na tarde de quinta-feira (05.06).

Os dois procurados, ambos de 33 anos, foram presos no município de Nova Mutum durante ação para cumprimento dos mandados judiciais de prisão preventiva.

Eles foram descobertos após intensas diligências da 1ª Delegacia de Barra do Garças, com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Nova Mutum, da Delegacia de Lucas do Rio Verde e da Gerência de Combate ao Crime Organizado.

Os suspeitos são investigados por envolvimento em crimes de estelionato e furto de grãos em fazendas localizadas nas regiões de Paredão Grande e Ribeirãozinho. As diligências apontaram a atuação de uma rede criminosa especializada na subtração e venda ilegal da matéria-prima de alimentos no estado.

Após cumprimento das ordens judiciais os presos encaminhados para as providências cabíveis e posteriormente colocados à disposição do Poder Judiciário.

Leia Também:  Polícia Civil prende três por tráfico e tortura em Nova Bandeirantes

Operação Frota Oculta

Deflagrada no dia 14 de maio e coordenada pela Delegacia de General Carneiro para cumprimento de 57 ordens judiciais, com foco na desarticulação de uma associação criminosa especializada em furtos de grãos em propriedades rurais de Mato Grosso.

Os mandados foram expedidos com base em investigações que revelaram um esquema sofisticado que lesou produtores rurais em mais de R$ 2,5 milhões.

Operação Rota Final

Deflagrada no dia 28 de maio e coordenada pela Delegacia de Torixoréu visando desarticular um esquema de furto de grãos que resultou no desvio de 100 toneladas de milho de uma fazenda em Ribeirãozinho.

Ao todo foram cumpridas 37 ordens judiciais, entre prisão, busca e apreensão, quebras de sigilo telemático, suspensões de atividades empresariais, bloqueios de contas bancárias, sequestros de veículos

Os mandados foram decretados contra alvos nos municípios de Nova Mutum, Nova Monte Verde, Cuiabá e Caiapônia (GO).

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLICIAL

Polícia Civil realiza workshop de combate a grupos criminosos no ambiente digital

A Polícia Civil está realizando, nestas quarta e quinta-feira (20 e 21.05), um workshop de combate a grupos e facções criminosas no ambiente digital, com o objetivo de fortalecer a integração institucional e discutir estratégias de prevenção, investigação e repressão qualificadas frente aos desafios impostos pelo crime organizado no ambiente digital, incluindo fraudes eletrônicas, lavagem de dinheiro, criptoativos, uso de plataformas digitais e tecnologias emergentes.

Ao todo, 94 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, das 15 regionais de Mato Grosso, participam do evento, além de 20 representantes de setores antifraudes de empresas que atuam no mercado financeiro e digital.

O diretor de Inteligência da Polícia Civil, delegado Juliano Carvalho, citou a importância da realização de um workshop com a presença de representantes das empresas financeiras.

“De nada adianta a polícia investir em capacitação isolada, em aquisição de ferramentas, se não tivermos esse quinto elemento, que é a parceria com essas empresas. Então, eu queria agradecer essa parceria, essa disponibilidade de dividir conosco os conhecimentos. Porque só com essa trilha de equipamentos é que nós vamos conseguir efetivar o combate qualificado e com eficiência para a sociedade. Porque nós estamos vendo que o crime organizado cresce dia após dia”, afirmou o diretor.

Leia Também:  Polícia Civil devolve para mãe menino abandonado pelo pai durante jogo na Arena Pantanal

O avanço das tecnologias digitais transformou profundamente a dinâmica das facções criminosas, ampliando sua capacidade de atuação, comunicação, financiamento e ocultação de atividades ilícitas.

“Nós vivemos um momento em que o crime organizado avança, cresce em velocidade acelerada, utilizando tecnologias altamente sofisticadas, estruturas sociais, criptoativos, fraudes eletrônicas e uma série de outras ferramentas e tecnologias que fazem a atuação do crime organizado avançar e facilita a ocultação e a lavagem do dinheiro obtido através desse tipo de prática criminosa”, afirmou o diretor da Academia da Polícia Civil, Fausto José Freitas da Silva.

Os criminosos atravessaram as fronteiras físicas, abandonaram as atividades agressivas e migraram para o ambiente digital. E as capacitações possibilitam que a Polícia Civil se prepare para combater esses novos tipos de crime.

“Esse seminário representa a preocupação da Polícia Civil com esse tema, mas não só com o tema, com a qualificação permanente dos nossos servidores, com a capacitação continuada, com o aperfeiçoamento das técnicas de investigação e também com o fortalecimento das relações e parcerias entre instituições públicas e privadas”, completou Fausto.

Leia Também:  Operação cumpre 30 mandados judiciais contra grupo criminoso formado para fraudar o fisco estadual

O coordenador de Operações e Recursos Especiais (Core), delegado Pablo Bonifácio Carneiro, também frisou a importância do trabalho conjunto entre a Polícia Civil e os representantes das instituições financeiras e ou bancárias.

“Essas parcerias são importantes no combate. Eles são verdadeiros heróis anônimos, que, muitas vezes, não aparecem no relatório, mas nós sabemos a importância dos senhores no cumprimento da missão. Então quero deixar um agradecimento em nome da Polícia Civil”, disse o coordenador da Core.

O seminário ocorrerá durante todo o dia nestas quarta e quinta-feira (20 e 21.05) e contará com palestras de delegados da Polícia Civil de mato Grosso e representantes de empresas que atuam no mercado financeiro e digital, como Bradesco, Mercado Livre, Santander, Nubank, Picpay, PagBank, C6 Bank STW Brasil, Ifood, GIF International, OLX, Roblox, Kodex, CertiFace, Binance e STW Brasil – AFD.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA