POLICIAL

Governo de MT reconhece 2,3 mil profissionais da segurança com premiação de R$ 1,8 milhão

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (30.3), a primeira edição da Premiação Anual por Eficiência e Resultado (PAER), no Palácio Paiaguás. Ao todo, R$ 1,8 milhão foram destinados a 2.300 agentes das forças de segurança.

Criada em outubro de 2025, a premiação reconhece o desempenho de profissionais das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). O bônus em dinheiro considera ações que vão além das funções cotidianas, como apreensão de drogas e armas, resgates, redução de índices criminais e combate a invasões ilegais de terras, entre outros critérios.

A papiloscopista da Politec, Lurdes Rodrigues de Sousa Neves, de 70 anos, soma 49 anos de serviço dedicados à análise de impressões digitais. Ela afirma que nunca imaginou ser reconhecida oficialmente ainda em atividade.

“É o primeiro reconhecimento que recebo. Estou com planos de me aposentar este ano. Então, não importa o valor que estou recebendo, o mais importante é esse registro como servidora”, disse.

Com 21 anos de carreira, o subtenente do Corpo de Bombeiros Diones Nunes Sirqueira destacou o impacto da iniciativa na motivação dos profissionais.
“Valorizar pela especialização em uma atividade, como prevê esse programa, era algo que eu esperava, mas não acreditava que fosse acontecer. E esse Governo fez”, afirmou.

Leia Também:  8ª Edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN): Etapa estadual

O governador Mauro Mendes ressaltou que a eficiência é um dos princípios da administração pública previstos na Constituição de 1988. Segundo ele, o programa cria critérios objetivos para reconhecer o desempenho dos servidores.
“Com critérios justos, damos a oportunidade para que produzam mais e também sejam melhor remunerados, o que gera satisfação ao cidadão”, disse.

O vice-governador Otaviano Pivetta destacou a importância do fortalecimento da segurança pública.
“Todas as pesquisas mostram a segurança como a principal preocupação da população. Nunca o país precisou tanto desses profissionais. Em Mato Grosso, seguimos avançando com investimentos e no combate ao crime organizado”, afirmou.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, explicou que a iniciativa segue modelo já adotado em outras áreas, como a Educação (Seduc). Segundo ele, foram definidos 36 critérios de avaliação por uma comissão da Sesp, com acompanhamento da Controladoria Geral do Estado.

Roveri destacou ainda que, nesta primeira edição, foram analisados os resultados de novembro e dezembro de 2025, já que o programa foi lançado em outubro.

“Temos os melhores armamentos, infraestrutura e programas como o Vigia Mais, que leva videomonitoramento a todos os municípios. A segurança avançou como nunca”, afirmou.

Para o comandante da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, a premiação valoriza os profissionais e contribui para a qualidade de vida das famílias. Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Flávio Glêdson Vieira Bezerra, ressaltou que o reconhecimento aumenta a motivação da tropa.

Leia Também:  Policiais civis prendem mulher por receptação de produtos furtados de veículo estacionado na capital

O governador Mauro Mendes disse que se o Estado fez grandes e importantes investimentos foi por conta da boa gestão e recuperação fiscal do Estado. Sobre a eficiência, ele lembrou que é um dos cinco princípios da administração pública previsto a partir da Constituição Brasileira de 1988.

No caso do programa PAER, Mendes disse que ao longo do seu governo, assim como fez na Educação, se pensou em um programa para a Segurança que pudesse estabelecer métricas claras e objetivas que pudessem comparar e premiar quem produz mais resultados.

“Com critérios justos, no ponto de vista do estímulo, entendemos ao darmos a oportunidade para produzirem mais e ganhar mais, também geramos satisfação ao cidadão”, analisou o governador.

“Todas as pesquisas mostram a segurança pública como a principal preocupação da população brasileira. Então, nunca o país precisou tanto de vocês, profissionais da segurança. Isso não é diferente em Mato Grosso, mesmo sabendo que avançamos muito em investimentos, mas, garanto, os esforços vão continuar, com investimentos e combate a ousadia do crime organizado”, destacou o vice-governador Otaviano Pivetta.

Fonte: PM MT – MT

Propaganda

POLICIAL

Polícia Civil prende foragida por homicídio dentro de ônibus interestadual

Uma jovem envolvida em um homicídio ocorrido em Aripuanã, foi presa pela Polícia Civil, no início da noite de quarta-feira (10.6), no município de Acorizal.

Com mandado de prisão em aberto, a procurada, de 19 anos, foi presa pela equipe da Gerência Estadual de Polinter e Capturas, após informações repassadas pela Delegacia de Polícia de Aripuanã.

A suspeita teve a ordem de prisão preventiva decretada pelo juízo da Comarca de Aripuanã pelo crime de homicídio qualificado.

Prisão

Os investigadores da Polinter realizavam diligências quando foram acionados pela Delegacia de Aripuanã, para interceptar um ônibus de transporte intermunicipal que havia partido de Juína com destino a Cuiabá.

Com base nas informações de que a suspeita estaria dentro do ônibus, os policiais civis deslocaram até a Rodovia MT 010 e conseguiram avistar o veículo na rodoviária de Acorizal.

Durante a abordagem a equipe localizou a foragida que seguia como passageira na poltrona de nº. 21. Após ser devidamente identificada, a procurada foi presa por força do mandado de prisão.

Leia Também:  8ª Edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN): Etapa estadual

Em seguida ela foi conduzida à Polinter para providências cabíveis, sendo posteriormente encaminhada para audiência de custódia e colocada à disposição do Poder Judiciário.

Homicídio

O crime ocorreu no dia 3 de junho, na cidade de Aripuanã, ocasião em que Ana Beatriz Silva Lopes, de 22 anos, foi sequestrada e executada por integrar de uma facção criminosa.

Informações apontam que a vítima estava em uma boate quando foi rendida pelos criminosos e em seguida assassinada. O corpo da jovem foi encontrado dentro de um imóvel envolto em um lençol.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA