POLÍCIA FEDERAL

PF reprime crimes de armazenamento e compartilhamento de arquivos com abusos sexuais de crianças e adolescentes na Internet

Publicados

em

Dourados/MS. Um homem foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira, 28/3, na cidade de Dourados, durante Operação Reincidência da Polícia Federal, que visa interromper a ação criminosa de armazenamento e compartilhamento de arquivos de abusos sexuais de crianças e adolescentes na internet.

O alvo da operação já havia sido preso em 2016, por crimes relacionados ao mesmo tema, e estava sendo investigado desde 2020. As investigações apontam que ele distribuía o conteúdo do crime em salas de bate papo na internet com temática de abuso sexual, assim como estupro de vulneráveis.

Além do cumprimento do mandado de prisão, também foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência do indivíduo. Durante as buscas, foi encontrado material de conteúdo pedófilo.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul

Contatos: 67 3303-5626 | 67 99205-7990

E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF deflagra operação e cumpre um mandado de busca e apreensão no AP
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF atua em cooperação com instituições policiais de outros países

Publicados

em

Brasília/DF. A Polícia Federal participa, nesta segunda-feira (7/9), do Dia Internacional da Cooperação Policial das Nações Unidas, data que destaca a importância da atuação conjunta entre instituições policiais de diferentes países no enfrentamento à criminalidade transnacional.

A criminalidade ultrapassa fronteiras e exige mecanismos de cooperação entre as forças policiais. Organizações criminosas movimentam pessoas, recursos e bens ilícitos entre diferentes países, enquanto criminosos procurados pela Justiça podem utilizar deslocamentos internacionais para dificultar sua localização.

Nesse contexto, a cooperação policial internacional permite o compartilhamento de informações e o apoio conjunto em investigações e ações policiais, inclusive para localizar foragidos, identificar vítimas e pessoas desaparecidas, recuperar bens e combater organizações criminosas e crimes praticados no ambiente digital.

A Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) reúne instituições policiais de 196 países e disponibiliza mecanismos para o intercâmbio de informações e a cooperação entre forças policiais. Entre esses mecanismos está a difusão vermelha (Red Notice), utilizada para solicitar a localização e a prisão provisória de pessoas procuradas pela Justiça de um país, com vistas à extradição ou a outros procedimentos legais.

Leia Também:  PF prende homem por crime de moeda falsa em Roraima

A cooperação também contribui para a proteção de pessoas vulneráveis e o apoio às vítimas, além de permitir que informações relacionadas a crimes praticados em diferentes países sejam compartilhadas entre as instituições responsáveis pela aplicação da lei.

Por meio da cooperação internacional, policiais e especialistas de diferentes países podem compartilhar informações, apoiar investigações e coordenar ações com instituições parceiras, de acordo com as legislações e os procedimentos de cada país.

O Dia Internacional da Cooperação Policial das Nações Unidas, celebrado em 7 de setembro, chama atenção para a importância desse trabalho conjunto diante de ameaças que afetam comunidades em diferentes partes do mundo.

Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA