POLÍCIA FEDERAL

PF faz prisão em operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil na internet

Publicados

em

São Paulo/SP. Nesta terça-feira (20/1), a Polícia Federal deflagrou mais uma etapa da Operação Mujaki, destinada a reprimir crimes de posse e compartilhamento de imagens e vídeos relacionados à exploração e ao abuso sexual infantojuvenil pela internet, bem como de “sextortion”, ou “sextorsão”.

A sextorsão é uma prática criminosa em que há ameaça de se divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo – ou por vingança, ou humilhação ou para extorsão financeira. No caso, há até agora pelo menos uma vítima identificada, um adolescente residente no exterior.

Durante as diligências, foram localizados diversos dispositivos eletrônicos. A análise preliminar realizada pela equipe pericial nos locais identificou, em um deles, a existência de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, o que resultou na prisão em flagrante de um suspeito.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o mais adequado é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida às vítimas desses crimes tão devastadores.

Leia Também:  PF prende cinco por extração ilegal de minério

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Contato: (11) 3538-5013
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

FICCO/BA e FICCO/Ilhéus deflagram operação contra organização criminosa na Bahia e em São Paulo

Publicados

em

Salvador/BA. Nesta quinta-feira (8/10), as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado na Bahia e em Ilhéus deflagraram a operação integrada denominada Equação Final, a ação tem como objetivo o cumprimento de 73 ordens judiciais, sendo 35 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ubatã/BA.

As medidas judiciais estão sendo cumpridas nos estados da Bahia e São Paulo, abrangendo os municípios baianos de Ubatã, Ipiaú, Jequié, Dário Meira, Gongogi e Itagibá, além das cidades de Guarulhos e São Paulo.

A ação visa desarticular uma organização criminosa com atuação violenta na região, investigada pela prática dos crimes de tráfico de drogas, homicídios, extorsão e posse e porte ilegal de armas de fogo.

A operação é resultado do avanço das investigações após a prisão de uma das principais lideranças do grupo criminoso, realizada em maio deste ano na cidade de São Paulo. A partir da análise dos elementos obtidos durante aquela ação, foi possível identificar grande parte da estrutura organizacional da organização, seus integrantes, áreas de atuação e o modo de operacionalização das atividades criminosas.

Leia Também:  PF faz operação contra fraudes em importações

Participam da operação equipes da DIRPIN Sudeste da Polícia Civil da Bahia, CPR Médio Rio de Contas da Polícia Militar da Bahia, CIPE Central, CPR Sul da Polícia Militar da Bahia, DIRPIN Sul da Polícia Civil da Bahia, CIPE Cacaueira, TOR PMBA, FICCO/SP e DIVECAR/DEIC da Polícia Civil de São Paulo.

A FICCO/BA é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Polícia Militar da Bahia, pela Polícia Civil da Bahia, pela Polícia Penal da Bahia, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.

Comunicação Social da PF na Bahia
[email protected]
71 3319-6063

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA