POLÍCIA FEDERAL

PF faz operação contra crimes eleitorais em Mato Grosso

Publicados

em

Sinop/MT. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (5/3), em Sorriso/MT, a terceira fase da operação Rustius, tendo como alvo agente público indiciado por crimes eleitorais relacionados ao financiamento ilícito da campanha nas eleições municipais de 2024.

Nesta fase, a PF cumpre medidas cautelares, entre elas, um mandado de busca e apreensão domiciliar, o bloqueio de contas bancárias e de aplicações financeiras e o sequestro por equivalência e por indisponibilidade de bens até o limite de R$ 608 mil.

A investigação criminal foi concluída e formalmente relatada, resultando no indiciamento de 23 pessoas. Destas, 21 foram indiciadas por omissão ou por inserção de informações falsas na prestação de contas da campanha – prática conhecida como “caixa 2”. Também houve indiciamentos por crimes contra o sistema financeiro nacional e contra a economia popular, relacionados à concessão irregular de empréstimos.

As diligências indicam a existência de um esquema estruturado de financiamento ilícito, envolvendo empréstimos clandestinos para abastecimento da campanha; para pulverização de valores por meio de interpostas pessoas; para triangulação de despesas com campanhas de vereadores; para pagamentos em espécie a prestadores de serviço e para ocultação deliberada de despesas na prestação de contas.

Leia Também:  PF deflagra operação visando à prevenção de massacres em escolas

A conclusão da investigação aponta que o volume de recursos não contabilizados altera de forma significativa o patamar real de recursos empregados na disputa eleitoral.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
Contato: (65) 99218-6164
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF, em ação integrada, apreende cerca de 300 garrafas de vinho em Foz do Iguaçu

Publicados

em

Foz do Iguaçu/PR. Uma ação integrada entre equipes da Polícia Federal, Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Militar (PM), Guarda Municipal (GM) e Exército Brasileiro (EB) foi realizada, na tarde desta quarta-feira (23/9), para coibir a prática dos crimes transfronteiriços na região próxima a aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves.

O trabalho de fiscalização consistia em monitorar e fiscalizar veículos que circulavam na região de fronteira entre Brasil e Argentina, com vistorias veiculares e pessoais.

Em uma das abordagens, foi vistoriado um veículo que utilizava um desvio para fugir da fiscalização das forças de segurança que atuavam na aduana. Após a vistoria veicular, forma localizados cerca de 300 garrafas de vinhos, de origem argentina, sem a devida documentação fiscal.

O veículo, a carga e o condutor foram encaminhados à Receita Federal do Brasil (RFB) para a adoção dos procedimentos cabíveis.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu

[email protected]

@pffoz

Canal para denúncias:

(45) 98821-4326

[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF e BPFRON intercepta comboio de cigarros
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA