POLÍCIA FEDERAL

PF conclui investigação de tráfico internacional de criança de Guiné Bissau

Santa Maria/RS. A Polícia Federal concluiu a investigação que apurou o tráfico internacional de uma criança de Guiné Bissau para o Brasil. Os trabalhos contaram com a colaboração de diversos órgãos públicos e auxílio das autoridades policiais de Guiné Bissau.

Durante as investigações, a PF descobriu que a pessoa suspeita viajou sozinha até o país africano em dezembro de 2022 e retornou ao Brasil em fevereiro de 2023, com uma criança, valendo-se de diversos documentos ideologicamente falsificados, entre eles, o passaporte.

O registro fraudulento da criança foi realizado ainda em Guiné Bissau, dando a ela outro nome e constando a informação de que a investigada seria sua mãe biológica e que o pai biológico seria um brasileiro.

Após a realização de exames periciais, a Polícia Federal constatou que os brasileiros não eram os pais biológicos da criança. O suposto pai biológico colaborou com as investigações, sendo comprovado também ser vítima do caso.

Os pais biológicos da criança foram devidamente identificados em Guiné Bissau. A criança segue acolhida pelo Conselho Tutelar de Santa Maria/RS até a decisão judicial.

Leia Também:  PF deflagra operação para reprimir o tráfico interestadual de drogas

A investigada foi indiciada pelos crimes de tráfico de pessoas, uso de documento falso, falsidade ideológica, injúria e coação no curso do processo.

Outros casos contendo qualquer violação de direitos humanos podem ser denunciados por meio do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Maria/RS
Fone: (55) 3218-9000

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF apura fraudes em procurações públicas no Maranhão

São Luís /MA.  A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (21/8), medida judicial no âmbito de investigação que apura a suposta utilização fraudulenta da estrutura de uma serventia extrajudicial para a emissão de procurações públicas falsas, no interior do Maranhão.

A investigação teve início após notícia-crime relatando irregularidades na lavratura das procurações .

Segundo os elementos colhidos até o momento, foram identificadas 13 procurações supostamente fraudulentas produzidas entre agosto de 2024 e março de 2025. 

Os documentos, conferiam amplos poderes para movimentação bancária e previdenciária, realização de atos patrimoniais e transferência de veículos. 

Durante as apurações, verificou-se que parte das procurações teria sido utilizada em diferentes unidades da federação, indicando possível atuação interestadual. 

Também foram identificados instrumentos públicos atribuídos a pessoas já falecidas, dentre elas indivíduos falecidos em 2010 e 2018.

De acordo com as investigações, os documentos eram possivelmente destinados à prática de diversas fraudes, incluindo operações bancárias, tentativas de saques previdenciários e transferência de bens. 

A investigação prossegue para esclarecer a extensão dos fatos, identificar outros envolvidos e apurar a eventual prática dos crimes de falsificação de documento público, estelionato qualificado e uso de documento falso, sem prejuízo de outras infrações penais que venham a ser identificadas ao longo das diligências.

Leia Também:  PF deflagra operação para reprimir o tráfico interestadual de drogas

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Contatos: e-mail: [email protected]
Telefones: (98) 3131-5105/(98) 991286428

 

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA