POLÍCIA FEDERAL
PF combate garimpos ilegais que contaminavam rio em Terra Indígena Kayapó
Redenção/PA. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27/11), a Operação Juari, com o objetivo de desarticular garimpos ilegais que despejavam rejeitos no rio Juari e causa impactos diretos a diversas aldeias da Terra Indígena Kayapó, no sul do Pará.
Na ação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, sendo nove em imóveis rurais no município de Bannach e um em uma residência na cidade de Rio Maria. Em um dos endereços rurais, os policiais encontraram um garimpo em pleno funcionamento, onde os rejeitos eram lançados diretamente no ribeirão Bananal, que também deságua no rio Juari.
No local, foram apreendidos dois motores estacionários, uma escavadeira hidráulica, porções de mercúrio e um telefone celular. Não havia pessoas no garimpo no momento da chegada das equipes, e por isso não foram realizadas prisões durante a operação. Ainda assim, os agentes encontraram alojamentos improvisados, com barracos de madeira e lonas, redes de dormir, mochilas e itens de higiene pessoal, indícios de que trabalhadores eram mantidos em condições degradantes.
Em Rio Maria, o mandado foi cumprido na casa de uma investigada suspeita de comercializar o ouro extraído ilegalmente nas áreas rurais de Bannach. A Polícia Federal prossegue com a análise do material apreendido e o interrogatório dos envolvidos, para aprofundar as investigações.
Conforme foi possível inferir a partir dos dados coletados durante a investigação, os rejeitos despejados pelos garimpos seguiam pelo rio Juari até o rio Fresco, que corta a Terra Indígena Kayapó antes de desaguar no rio Xingu. As aldeias situadas às margens do rio sofrem os efeitos da atividade ilegal, incluindo a diminuição da oferta de peixes e a contaminação por mercúrio.
Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
[email protected]
@pf.para
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF prende homem com 5,5kg de cocaína no Aeroporto do Galeão/RJ
Rio de Janeiro/RJ. Na noite desta sexta-feira, (4/9), a Polícia Federal prendeu em flagrante um homem que transportava cerca de 5,5 kg de cocaína no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
O preso pretendia embarcar em um voo com conexão em Madrid, capital da Espanha, antes de seu destino em Barcelona.
Durante fiscalização de rotina, os policiais federais lotados na Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DEAIN) identificaram a droga oculta em fundos falsos na mochila e na bagagem de mão transportadas pelo passageiro e efetuaram a prisão em flagrante.
Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, o homem foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da justiça e responderá pelo crime de tráfico transnacional de drogas.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] / www.gov.br/pf
(21) 2203-4404
Fonte: Polícia Federal
-
POLICIAL5 dias atrásDescoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá
-
POLÍTICA MT3 dias atrásAdelcino Lopo começa campanha com Wellington, muda de lado e vira alvo de “traíra” e “melancia” no Araguaia – veja posts
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFlávia Moretti ignora recomendação do partido, declara voto em Pivetta e esvazia palanque de Wellington: “Quero ser como o senhor” – Assistam
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi elogia Pivetta como governador e destaca poder de decisão do chefe do executivo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásExclusivo: Wellington corre atrás de Flávio Bolsonaro, erra aldeias e cobra Medeiros após ficar fora de agenda reservada em MT – veja fotos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFlávio Bolsonaro desembarca em MT ao lado de Cidinho e Medeiros e ausência de Wellington chama atenção
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça Eleitoral suspende propaganda de Taques por acusações falsas contra Mauro
-
POLÍTICA MT2 dias atrásInvestimentos continuos: Pivetta garante equilíbrio fiscal, pagamento de RGA e valorização do servidor – veja o video

