POLÍCIA FEDERAL

FICCO/PA cumpre dois mandados de prisão contra crime organizado no Pará

Publicados

em

Belém/PA. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Pará (FICCO/PA) intensificou, na última semana, as ações voltadas à captura de alvos remanescentes da Operação Coalizão pela Paz (fase IV), com o cumprimento de mandados de prisão preventiva em diferentes unidades da Federação.

No dia 17/3, foi efetuada a prisão de uma investigada localizada na cidade de Goiânia/GO, em ação realizada com o apoio da Polícia Civil do estado, elevando para 46 o número de mandados cumpridos no âmbito da operação.

Já no dia 18/3, equipes da FICCO/PA realizaram nova prisão em Belém/PA, em cumprimento a mandado expedido pela Justiça Estadual, alcançando o total de 47 prisões relacionadas à 4ª fase da operação.

As investigadas foram identificadas no curso das apurações como integrantes de grupo criminoso estruturado, com atuação em crimes como tráfico de drogas, extorsões e ações violentas contra agentes públicos.

A FICCO/PA é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Civil do Estado do Pará e pela Secretaria de Administração Penitenciária, as quais atuam de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado no estado.

Leia Também:  PF realiza operação de combate a crimes contra à administração pública no Acre

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
[email protected]
@pf.para

 

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF atua em cooperação com instituições policiais de outros países

Publicados

em

Brasília/DF. A Polícia Federal participa, nesta segunda-feira (7/9), do Dia Internacional da Cooperação Policial das Nações Unidas, data que destaca a importância da atuação conjunta entre instituições policiais de diferentes países no enfrentamento à criminalidade transnacional.

A criminalidade ultrapassa fronteiras e exige mecanismos de cooperação entre as forças policiais. Organizações criminosas movimentam pessoas, recursos e bens ilícitos entre diferentes países, enquanto criminosos procurados pela Justiça podem utilizar deslocamentos internacionais para dificultar sua localização.

Nesse contexto, a cooperação policial internacional permite o compartilhamento de informações e o apoio conjunto em investigações e ações policiais, inclusive para localizar foragidos, identificar vítimas e pessoas desaparecidas, recuperar bens e combater organizações criminosas e crimes praticados no ambiente digital.

A Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) reúne instituições policiais de 196 países e disponibiliza mecanismos para o intercâmbio de informações e a cooperação entre forças policiais. Entre esses mecanismos está a difusão vermelha (Red Notice), utilizada para solicitar a localização e a prisão provisória de pessoas procuradas pela Justiça de um país, com vistas à extradição ou a outros procedimentos legais.

Leia Também:  PF realiza operação de combate a crimes contra à administração pública no Acre

A cooperação também contribui para a proteção de pessoas vulneráveis e o apoio às vítimas, além de permitir que informações relacionadas a crimes praticados em diferentes países sejam compartilhadas entre as instituições responsáveis pela aplicação da lei.

Por meio da cooperação internacional, policiais e especialistas de diferentes países podem compartilhar informações, apoiar investigações e coordenar ações com instituições parceiras, de acordo com as legislações e os procedimentos de cada país.

O Dia Internacional da Cooperação Policial das Nações Unidas, celebrado em 7 de setembro, chama atenção para a importância desse trabalho conjunto diante de ameaças que afetam comunidades em diferentes partes do mundo.

Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA