NACIONAL

Regulamentação da profissão de turismólogo avança em mais um passo importante no Congresso Nacional

A regulamentação da profissão de turismólogo no Brasil deu mais um passo importante nesta semana. O Projeto de Lei nº 2.478, de 2015, de autoria do ex-deputado federal Adalberto Cavalcante (PTB/PE), foi aprovado no dia 27 de maio pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, com parecer favorável da relatora, deputada Érika Kokay (PT-DF). O texto altera o artigo 2º da Lei nº 12.591, de 2012, para dispor sobre a formação necessária para o exercício da profissão de turismólogo. Agora, o projeto segue para deliberação no Senado.

A aprovação do PL é um marco para os profissionais de turismo. A proposta visa consolidar, por exemplo, a importância da formação do turismólogo em curso de Bacharelado em Turismo devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.

A regulamentação valoriza a importância desses profissionais no cenário econômico e social do Brasil, destacando seu papel estratégico no planejamento, desenvolvimento e promoção do setor turístico. Os turismólogos são fundamentais na criação de políticas públicas, na gestão de destinos e atrativos turísticos, no planejamento de espaços e eventos, além de contribuir para o fortalecimento do turismo sustentável e responsável.

Leia Também:  Caravana da Inovação Portuária promove intercâmbio de ideias em Fortaleza

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou mais esse importante passo na regulamentação da profissão, que ele considera uma conquista essencial para o setor. “O turismo é uma das principais alavancas para o desenvolvimento econômico e social do nosso país e os turismólogos são peças-chave nesse processo. Eles transformam o potencial dos destinos brasileiros em resultados, planejam de forma sustentável, integram comunidades e impulsionam economias locais. Regulamentar essa profissão, além de reconhecimento, e garantir condições adequadas para que eles possam exercer sua atividade com excelência, contribuindo para o fortalecimento do turismo brasileiro”, afirma o ministro.

A expectativa agora é de que o Senado Federal analise e aprove o projeto o quanto antes, permitindo que a regulamentação avance e se transforme em uma realidade para os milhares de profissionais formados na área. Com a formalização da carreira, o Brasil dá um passo importante para a valorização do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento, geração de emprego e renda.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Leia Também:  Ministro faz balanço à Comissão de Educação da Câmara

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

MME promove Mutirão da Transição Energética para a COP30

O Ministério de Minas e Energia realiza, nesta segunda-feira (13), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica Onshore e Offshore e Novas Tecnologias (ABEEólica), o evento “Mutirão da Transição Energética para a COP30”. Durante todo o dia, serão debatidos temas como a expansão e resiliência de redes elétricas, mineração para a transição e circularidade, soluções da indústria de óleo e gás, acesso à energia, combustíveis sustentáveis e planejamento energético.

A assessora especial do MME, Mariana Espécie, ressaltou durante o painel de abertura a importância do evento em trazer para o debate assuntos que servirão de insumos para a consolidação de uma agenda energética ambiciosa, justa e inclusiva. “Nós teremos o dia inteiro para compartilhar diversas iniciativas que vão apoiar a presidência brasileira da COP30. Temos como base o que começamos no G20 ano passado e no BRICS este ano. Ao longo da programação, poderemos mergulhar um pouco nas principais motivações e começar esse debate entendendo que há muitos desafios pela frente e muitas boas oportunidades que poderão ser exploradas, sempre nesse esforço de tentar aproximar setor privado, governo e academia. Nós estamos conduzindo sete planos de soluções diferentes e cada um presente aqui poderá contribuir de acordo com sua área”, afirmou Espécie.

Leia Também:  MEC premia projetos inovadores em economia verde

O diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores, João Marcos Paes Leme, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com o MME e outros órgãos, com o objetivo de fazer desta a COP da implementação, aproveitando tudo o que já foi reunido até agora sobre a transição energética.

.
Foto: Tauan Alencar/MME

O painel contou também com a presença da Enviada Especial de Energia para a COP30, Elbia Gannoum, que destacou a importância de o Brasil apresentar seus avanços e fortalecer a liderança na transição energética “É o momento do Brasil levar a experiência que tem, aprender de forma global e trabalhar de forma sólida o conceito de economia de baixa emissão de carbono”, destacou.

O Mutirão da Transição Energética para a COP30 busca articular o conhecimento técnico nacional e internacional, criando um espaço de troca entre governo, especialistas e sociedade civil organizada. A iniciativa também pretende engajar o setor privado brasileiro, fundamental para viabilizar investimentos, inovação e escala, no mapeamento das principais barreiras que ainda impedem a implementação dessas soluções em larga escala.

Leia Também:  MEC orienta gestores e técnicos sobre o Fundeb

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA