NACIONAL

Previdência Social e INSS fazem 631 atendimentos durante Governo na Rua em Maceió/AL

A 17ª edição do Governo Federal na Rua realizou 631 atendimentos da Previdência Social na sexta-feira (15), em Maceió (AL), permitindo que centenas de segurados antecipassem perícias médicas e avaliações sociais. Em muitos casos, os cidadãos saíram da ação com benefícios concedidos e demandas resolvidas no mesmo dia. A iniciativa contou com serviços do Ministério da Previdência Social, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A iniciativa reúne ministérios e órgãos federais com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços públicos, orientações e políticas sociais, levando atendimento direto às comunidades.

Concessões e atendimentos agilizados

Entre os atendimentos realizados, Maria Amanda do Nascimento esteve entre as seguradas beneficiadas pela ação, saindo do local já com a carta de concessão do salário-maternidade em mãos. Mãe da pequena Safira, de apenas 13 dias de vida, agradeceu pela rapidez do atendimento. “Estou agradecida pela agilidade, porque achei que ia demorar mais. Porém, foi bem mais rápido do que eu imaginava”, disse. Ela também destacou a importância da ação neste momento delicado do pós-parto. “Foi muito importante. Como ela tem só 13 dias de vida, eu mal posso estar saindo de casa. Resolver isso aqui foi um alívio”, relatou.

Leia Também:  MEC vistoria obras e autoriza curso de medicina da UFV

Outro segurado atendido durante o mutirão contou que chegou ao local desacreditado, mas saiu com a carta de concessão no mesmo dia. O benefício por incapacidade dele estava com pendências administrativas após a perícia, e a equipe do INSS conseguiu processar a demanda imediatamente. “Eu vim achando que não ia dar certo, mas deu. O atendimento aqui foi ótimo. Eu consegui regularizar minha situação hoje mesmo e só tenho que parabenizar a equipe”, afirmou.

Inclusão e acessibilidade

A acessibilidade também marcou a ação. Por meio da intérprete de Libras, a assistente social Andreiza Santos, uma das participantes ressaltou a importância da inclusão no atendimento público. “É muito importante para a nossa comunicação, porque antes nós não tínhamos essa acessibilidade. Hoje temos, e isso faz toda a diferença”, destacou.

Atendimento antecipado e orientação à população

Moradora do bairro de Oiticica, no Benedito Bentes, Maria Ivone da Silva conseguiu antecipar sua avaliação social, que estava inicialmente marcada para o dia 21 de maio.“O atendimento foi ótimo, rápido, prático e agilizou o meu processo. Aproveitei que podia antecipar. Agora é aguardar o resultado”, afirmou. Maria Bethânia Francisca dos Santos também participou da ação e conseguiu esclarecer uma situação que vinha causando preocupação. “Recebi uma mensagem dizendo que meu benefício seria suspenso por causa da prova de vida. Vim saber aqui e estava tudo certo. Não era nada disso, foi um golpe. Agora sim, está tudo tranquilo”, concluiu.

Leia Também:  Ministro de Portos e Aeroportos anuncia investimentos para os portos de Aratu e Ilhéus, na Bahia

Para o superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcus Braga, a ação reforça a importância de aproximar os serviços públicos da população.“Essa é uma ação que aproxima o INSS da população e garante que o cidadão tenha acesso aos seus direitos de forma mais rápida, humanizada e acessível. Esse é o papel do serviço público: estar presente onde a população mais precisa”, destacou.

Estrutura da ação ampliou atendimentos no sábado

A estrutura montada para o Governo do Brasil na Rua também foi aproveitada no sábado (16) para ampliar os atendimentos à população. Foram realizados outros 346 atendimentos entre serviços administrativos, perícias médicas e avaliações sociais antecipadas. Ao todo, as ações realizadas na sexta-feira (15) e no sábado (16) somaram 977 atendimentos.

Texto: ASCOM INSS Nordeste

Fonte: Ministério da Previdência Social

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

MME firma compromisso pela proteção das mulheres e fortalecimento da igualdade de gênero

O combate à violência contra as mulheres ganhou mais um importante reforço institucional. Em abril, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou um termo de compromisso que reafirma a atuação da Pasta na promoção da igualdade de gênero e na construção de um ambiente mais seguro, inclusivo e respeitoso. A proposta busca fortalecer a promoção dos direitos das mulheres dentro da estrutura organizacional do Ministério de Minas e Energia (MME), ampliando o debate sobre respeito, equidade e proteção.

A assinatura acontece em um momento em que o país intensifica o enfrentamento à violência de gênero. Alinhada ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, a iniciativa vai além de um gesto público ao estabelecer ações concretas voltadas à conscientização, à educação e à prevenção de qualquer forma de discriminação e violência no ambiente de trabalho. 

“O enfrentamento à violência contra as mulheres é uma responsabilidade de toda a sociedade e também das instituições públicas. Estamos reafirmando nosso compromisso com a construção de um ambiente cada vez mais seguro, respeitoso e inclusivo para todas as mulheres. Promover o respeito, a dignidade e a equidade é fortalecer o serviço público e contribuir para a construção de um país mais justo, humano e democrático”, afirmou o ministro.

Leia Também:  MME destaca que Brasil tem papel estratégico nas cadeias globais de valor da transição energética

Mais inclusão e igualdade no MME

O documento se apoia nos princípios garantidos pela Constituição Federal de 1988, que assegura a igualdade de todos perante a lei e estabelece direitos fundamentais, como liberdade, segurança e dignidade para homens e mulheres. Dessa forma, o MME segue alinhado à necessidade de transformar princípios constitucionais em ações concretas no serviço público e destaca que a promoção da igualdade de gênero é um compromisso social fundamental para a construção de um país mais justo e democrático. 

Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio

Lançado em fevereiro pelo Governo do Brasil, o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio é uma iniciativa inédita que reúne os Três Poderes em uma atuação coordenada para prevenir a violência letal contra meninas e mulheres. A medida parte do reconhecimento de que o feminicídio e outras formas de violência de gênero representam uma crise estrutural no país, demandando ações permanentes, integradas e articuladas entre diferentes instituições.

.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone:
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Leia Também:  Prouni 2025: Paraíba tem oferta de 3.293 bolsas no segundo semestre

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA