NACIONAL

Previdência Social e INSS fazem 631 atendimentos durante Governo na Rua em Maceió/AL

Publicados

em

A 17ª edição do Governo Federal na Rua realizou 631 atendimentos da Previdência Social na sexta-feira (15), em Maceió (AL), permitindo que centenas de segurados antecipassem perícias médicas e avaliações sociais. Em muitos casos, os cidadãos saíram da ação com benefícios concedidos e demandas resolvidas no mesmo dia. A iniciativa contou com serviços do Ministério da Previdência Social, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A iniciativa reúne ministérios e órgãos federais com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços públicos, orientações e políticas sociais, levando atendimento direto às comunidades.

Concessões e atendimentos agilizados

Entre os atendimentos realizados, Maria Amanda do Nascimento esteve entre as seguradas beneficiadas pela ação, saindo do local já com a carta de concessão do salário-maternidade em mãos. Mãe da pequena Safira, de apenas 13 dias de vida, agradeceu pela rapidez do atendimento. “Estou agradecida pela agilidade, porque achei que ia demorar mais. Porém, foi bem mais rápido do que eu imaginava”, disse. Ela também destacou a importância da ação neste momento delicado do pós-parto. “Foi muito importante. Como ela tem só 13 dias de vida, eu mal posso estar saindo de casa. Resolver isso aqui foi um alívio”, relatou.

Leia Também:  Enem: Faltam 60 dias para a aplicação da prova

Outro segurado atendido durante o mutirão contou que chegou ao local desacreditado, mas saiu com a carta de concessão no mesmo dia. O benefício por incapacidade dele estava com pendências administrativas após a perícia, e a equipe do INSS conseguiu processar a demanda imediatamente. “Eu vim achando que não ia dar certo, mas deu. O atendimento aqui foi ótimo. Eu consegui regularizar minha situação hoje mesmo e só tenho que parabenizar a equipe”, afirmou.

Inclusão e acessibilidade

A acessibilidade também marcou a ação. Por meio da intérprete de Libras, a assistente social Andreiza Santos, uma das participantes ressaltou a importância da inclusão no atendimento público. “É muito importante para a nossa comunicação, porque antes nós não tínhamos essa acessibilidade. Hoje temos, e isso faz toda a diferença”, destacou.

Atendimento antecipado e orientação à população

Moradora do bairro de Oiticica, no Benedito Bentes, Maria Ivone da Silva conseguiu antecipar sua avaliação social, que estava inicialmente marcada para o dia 21 de maio.“O atendimento foi ótimo, rápido, prático e agilizou o meu processo. Aproveitei que podia antecipar. Agora é aguardar o resultado”, afirmou. Maria Bethânia Francisca dos Santos também participou da ação e conseguiu esclarecer uma situação que vinha causando preocupação. “Recebi uma mensagem dizendo que meu benefício seria suspenso por causa da prova de vida. Vim saber aqui e estava tudo certo. Não era nada disso, foi um golpe. Agora sim, está tudo tranquilo”, concluiu.

Leia Também:  MEC debate bases da Política de Educação Superior

Para o superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcus Braga, a ação reforça a importância de aproximar os serviços públicos da população.“Essa é uma ação que aproxima o INSS da população e garante que o cidadão tenha acesso aos seus direitos de forma mais rápida, humanizada e acessível. Esse é o papel do serviço público: estar presente onde a população mais precisa”, destacou.

Estrutura da ação ampliou atendimentos no sábado

A estrutura montada para o Governo do Brasil na Rua também foi aproveitada no sábado (16) para ampliar os atendimentos à população. Foram realizados outros 346 atendimentos entre serviços administrativos, perícias médicas e avaliações sociais antecipadas. Ao todo, as ações realizadas na sexta-feira (15) e no sábado (16) somaram 977 atendimentos.

Texto: ASCOM INSS Nordeste

Fonte: Ministério da Previdência Social

Propaganda

NACIONAL

Parque Nacional de Ubajara: santuário de grutas, biodiversidade e paisagens deslumbrantes no Ceará

Publicados

em

Localizado na região noroeste do Ceará, o Parque Nacional de Ubajara é mais um dos vários destinos que o Brasil oferece para quem busca ecoturismo e contemplação da natureza. Abrangendo áreas dos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, a unidade protege um total de 6.299 hectares de uma rica zona de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica.

Criado em 1959, o parque destaca-se pela sua relevância ambiental e por abrigar um dos maiores patrimônios espeleológicos do país, com cavernas, grutas, fendas e outras formações subterrâneas. Situada na Serra da Ibiapaba, a unidade tem como um dos seus grandes atrativos o passeio de teleférico no tradicional bondinho, que oferece uma vista panorâmica da vegetação e dos paredões rochosos.

Para os amantes de caminhadas e de aventura ao ar livre, o parque oferece opções para diversos perfis de visitantes. O público conta com percursos como a Trilha da Samambaia, o Circuito das Cachoeiras, o Mirante do Pendurado e a Trilha Ubajara-Araticum, além da grande travessia do Parque Nacional de Ubajara. A unidade também contempla praticantes de cicloturismo, por meio da Trilha Cara Suja – Bike.

Leia Também:  MEC debate bases da Política de Educação Superior

Caminhos pela região

O Parque Nacional de Ubajara também se integra à Trilha Caminhos da Ibiapaba. O itinerário conecta o norte do Piauí à região da Ibiapaba, no Ceará, tendo mais de 300 quilômetros. A rota engloba unidades de conservação, ecossistemas da Caatinga e da Mata Atlântica, bem como sítios históricos e arqueológicos, promovendo a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo sustentável na região.

Toda esta imponência geológica é cercada por uma expressiva riqueza natural. Por isso, o parque é palco de diversos programas de pesquisa, monitoramento e conservação da biodiversidade do bioma Caatinga, servindo de refúgio para a vida silvestre e de espaço para atividades contínuas de educação ambiental e integração comunitária.

Como chegar

A principal porta de entrada para o Parque Nacional de Ubajara é a sede administrativa na cidade de Ubajara, com acesso pela rodovia estadual CE-187 (Rodovia da Confiança). Partindo da capital do estado, Fortaleza, o trajeto rodoviário segue em direção à região da Serra da Ibiapaba.

Por se tratar de uma unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a visita aos seus atrativos segue protocolos operacionais que garantem a segurança dos turistas e a preservação do patrimônio natural.

Leia Também:  Ministérios avançam na definição de diretrizes para a elaboração do mapa do caminho para a transição energética justa

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA