NACIONAL

MEC investe R$ 13 mi em oferta de cursos de bioeconomia

Publicados

em

Instituições estaduais estão recebendo fomento do Ministério da Educação (MEC) de R$ 13 milhões, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para a oferta de cursos de qualificação profissional na Amazônia Legal. São cursos na área de bioeconomia e que serão executados até dezembro de 2026. 

No total, 6.500 trabalhadores dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins serão qualificados em um leque de mais de 30 formações diferentes, tais como açaicultor, agricultor agroflorestal, cafeicultor, condutor de turismo, fruticultor, identificador florestal, entre outras. 

As qualificações incentivam o uso da biodiversidade e dos recursos naturais da região de forma sustentável, gerando produtos, serviços e conhecimento a partir da valorização da biodiversidade local e viabilizando renda para as comunidades. As capacitações são direcionadas a assalariados rurais, mulheres responsáveis pela unidade familiar, indígenas, quilombolas e povos do campo, das águas e das florestas, consolidando a educação profissional e tecnológica (EPT) como vetor de desenvolvimento socioambiental. 

“Os cursos têm como objetivo alavancar o potencial econômico da região, fixar populações na área, promover o correto ordenamento da exploração das diversas espécies nativas da região, além de incentivar a agricultura, pecuária e piscicultura como base de sustentação das populações regionais”, explica o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli. 

Leia Também:  Ministério do Turismo apresenta novo modelo digital da ficha nacional de registro de hóspedes no Rio de Janeiro

Parceria – A iniciativa do MEC é executada a partir da cooperação técnica “Educação profissional para desenvolvimento econômico verde e empregos”, que tem apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e execução da GOPA Worldwide Consultants GmbH. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Parque Nacional de Ubajara: santuário de grutas, biodiversidade e paisagens deslumbrantes no Ceará

Publicados

em

Localizado na região noroeste do Ceará, o Parque Nacional de Ubajara é mais um dos vários destinos que o Brasil oferece para quem busca ecoturismo e contemplação da natureza. Abrangendo áreas dos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, a unidade protege um total de 6.299 hectares de uma rica zona de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica.

Criado em 1959, o parque destaca-se pela sua relevância ambiental e por abrigar um dos maiores patrimônios espeleológicos do país, com cavernas, grutas, fendas e outras formações subterrâneas. Situada na Serra da Ibiapaba, a unidade tem como um dos seus grandes atrativos o passeio de teleférico no tradicional bondinho, que oferece uma vista panorâmica da vegetação e dos paredões rochosos.

Para os amantes de caminhadas e de aventura ao ar livre, o parque oferece opções para diversos perfis de visitantes. O público conta com percursos como a Trilha da Samambaia, o Circuito das Cachoeiras, o Mirante do Pendurado e a Trilha Ubajara-Araticum, além da grande travessia do Parque Nacional de Ubajara. A unidade também contempla praticantes de cicloturismo, por meio da Trilha Cara Suja – Bike.

Leia Também:  Ministério de Portos e Aeroportos envia à Antaq projeto de concessão inédita que integra canais de acesso e hidrovias no RS

Caminhos pela região

O Parque Nacional de Ubajara também se integra à Trilha Caminhos da Ibiapaba. O itinerário conecta o norte do Piauí à região da Ibiapaba, no Ceará, tendo mais de 300 quilômetros. A rota engloba unidades de conservação, ecossistemas da Caatinga e da Mata Atlântica, bem como sítios históricos e arqueológicos, promovendo a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo sustentável na região.

Toda esta imponência geológica é cercada por uma expressiva riqueza natural. Por isso, o parque é palco de diversos programas de pesquisa, monitoramento e conservação da biodiversidade do bioma Caatinga, servindo de refúgio para a vida silvestre e de espaço para atividades contínuas de educação ambiental e integração comunitária.

Como chegar

A principal porta de entrada para o Parque Nacional de Ubajara é a sede administrativa na cidade de Ubajara, com acesso pela rodovia estadual CE-187 (Rodovia da Confiança). Partindo da capital do estado, Fortaleza, o trajeto rodoviário segue em direção à região da Serra da Ibiapaba.

Por se tratar de uma unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a visita aos seus atrativos segue protocolos operacionais que garantem a segurança dos turistas e a preservação do patrimônio natural.

Leia Também:  Delegação de professores de matemática visita a China

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA