NACIONAL

MEC inaugura melhorias no Hospital Universitário da Ufes

O Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta terça-feira, 10 de fevereiro, o equipamento de Raio-X Telecomandado do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), em Vitória (ES). A agenda contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e incluiu também a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma do espaço que abrigará o novo Banco de Leite Humano (BLH) da unidade, além de visitas às obras do Centro de Pesquisas Clínicas (CPC) e à reforma de ampliação do Pronto-Socorro (PS) e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As iniciativas somam um investimento total de R$ 46,3 milhões. 

“Estamos investindo não só na infraestrutura das nossas instituições de ensino, como também na melhoria dos nossos hospitais universitários, que são unidades de saúde fundamentais para a formação de novos profissionais e para garantir que o Sistema Único de Saúde continue em funcionamento”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana. 

“Quando se tem um hospital preparado, moderno e equipado, é possível assegurar a melhor qualificação de novos médicos e o melhor atendimento para a população. O curso de medicina da Ufes teve nota 5 no Enamed e vai melhorar ainda mais quando tivermos essas obras concluídas”, completou, se referindo ao Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica. 

Segundo Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra o Hucam-Ufes, a intervenção substancial que o MEC está fazendo com recursos do Novo PAC chega à ordem de R$ 35 milhões, para a expansão da UTI adulto, da UTI coronariana e da UTI pediatra. “Nós vamos ter um novo Hucam, à altura do que essa universidade, que o estado do Espírito Santo, que o SUS, que a universidade pública precisam para cumprir o seu papel”, disse. 

Raio-X – O novo aparelho, adquirido pela Ebserh faz parte da modernização do parque tecnológico do hospital. O investimento é de R$ 2,5 milhões, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e de emendas parlamentares. 

O equipamento já está instalado e amplia a capacidade de realização de exames e procedimentos, aprimora os diagnósticos, fortalece as atividades de ensino e pesquisa e contribui para a qualificação do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A modernização também reduz custos de manutenção, aumenta a segurança assistencial e garante conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Banco de Leite – O espaço que receberá o BLH do Hucam-Ufes fica nas atuais dependências do Centro de Orientação de Apoio Sorológico, conhecido como Casa Rosa. A primeira fase do projeto prevê a reforma completa de uma área de 110,53 m², com investimento de R$ 852,9 mil, por meio de recursos próprios do hospital e do Programa Nacional de Qualificação e Ampliação dos Serviços Prestados por Hospitais Universitários Federais Integrantes do Sistema Único de Saúde (PRHOSUS). 

Leia Também:  MEC debate formação profissional para transição ecológica

Em funcionamento dentro da estrutura do hospital, o BLH será transferido para o novo espaço em razão das obras do Pronto-Socorro e da UTI. O serviço promove, protege e apoia o aleitamento materno, oferece assistência à mãe e ao bebê e disponibiliza leite humano ordenhado e pasteurizado, processado em condições rigorosas de segurança sanitária. 

A nova estrutura assegura adequação física às normas vigentes, certificação de qualidade, reconhecimento nacional como serviço de excelência e ampliação significativa da capacidade de atendimento. Com a implantação integral do projeto, o número de atendimentos a receptores passa de 30 para 120, e a produção mensal de leite humano pasteurizado deve crescer de 85 para 360 litros. 

Centro de Pesquisas Clínicas – O ministro também visita as obras do Centro de Pesquisas Clínicas do hospital, que alcançam 51% do cronograma físico-financeiro. O investimento total é de R$ 8,1 milhões, oriundos de emendas parlamentares e recursos próprios, para uma área de construção prevista de 1.400 m². 

O espaço abrigará a estrutura técnica e administrativa da Gerência de Ensino e Pesquisa e do Comitê de Ética em Pesquisa, além de ambientes voltados a pesquisas clínicas, consultórios ambulatoriais, salas de aula, reuniões, inovação e laboratório de simulação realística. Atualmente, mais de 140 pesquisas são realizadas na instituição.  

A nova estrutura fortalece a integração entre assistência, ensino e pesquisa e beneficia diretamente os usuários do SUS, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de aproximadamente 1.200 estudantes de graduação e residentes da área da saúde. 

Pronto-Socorro e UTI – A programação se encerra com visita às obras de retrofit do pavimento térreo, que contemplam a reforma e ampliação do Pronto-Socorro e do Centro de Terapia Intensiva. O investimento total é de R$ 34,9 milhões, com recursos próprios e do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Com área prevista de 5.257,62 m², a conclusão está prevista para março de 2028. 

A obra é realizada de forma faseada, sem interrupção dos atendimentos hospitalares, para garantir a continuidade dos serviços à população. O projeto final prevê a adequação do Pronto-Socorro às normas vigentes e a ampliação da capacidade de leitos, passando para 30 leitos de UTI Adulto, 10 leitos de UTI Coronariana e a implantação de dez leitos de UTI Pediátrica. 

Leia Também:  MPor participa de reunião da Força-Tarefa do BRICS sobre Parcerias Público-Privadas

Hucam-Ufes  Referência no Espírito Santo, o Hucam-Ufes integra a rede de atenção à saúde local como hospital estruturante do SUS. Somente em 2025, a unidade registrou mais de 205,7 mil consultas, 13,2 mil internações e 23,4 mil cirurgias hospitalares e ambulatoriais, além de atuar como campo de prática para 1.170 alunos, incluindo residentes de programas médicos e multiprofissionais. 

Agenda – A equipe do MEC também visitou a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) a bordo da IARA — Intelligent Autonomous Robotic Automobile. O projeto para desenvolvimento de veículos autônomos começou em 2009 e é realizado pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD). O caminhão autônomo navega de forma autônoma e toma decisões sobre direção, velocidade e manobras, com base em inteligência artificial e sensores integrados. O sistema é capaz de construir um mapa complexo do percurso, reconhecer sinais de trânsito e obstáculos, e navegar e seguir rotas sem interferência humana direta.  

Na agenda, também está prevista visita ao LabPetro, que completou 20 anos em 2026 e é um complexo de laboratórios estratégicos da Ufes, voltado a atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com forte interface com o setor energético. A visita possibilita apresentar a relevância científica e tecnológica da Universidade, bem como sua contribuição para o desenvolvimento nacional. 

Sediada em Vitória (ES), a Ufes é uma instituição pública vinculada ao MEC, referência em ensino, pesquisa e extensão. A universidade possui quatro campi universitários: Goiabeiras e Maruípe, na capital, além de Alegre e São Mateus, contando, ainda, com polos de educação a distância. A comunidade acadêmica é formada por mais de 20 mil estudantes de graduação e pós-graduação. O corpo funcional conta com mais de 1,7 mil docentes e quase dois mil técnicos administrativos. A instituição oferta mais de 100 cursos de graduação e mais de 90 cursos de mestrado e doutorado,  

A agenda do ministro Camilo Santana no Espírito Santo contou, mais cedo, com a cerimônia de entrega de unidades da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e de vale-computadores do programa Mais Professores para o Brasil. Outro compromisso no estado é a posse da nova reitora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Adriana Pionttkovsky, em cerimônia realizada no Campus Vitória. 

Resumo | Mais educação para o Espírito Santo 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Ebserh 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

INSS oferece mais de 44 mil vagas ao redor do Brasil em mutirão neste fim de semana (27 e 28/6)

Neste fim de semana (27 e 28 de junho) o Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS) realizará um mutirão de atendimentos ao redor do país. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 44 mil vagas para perícias médicas e avaliações sociais.

Confira a distribuição de vagas:

Nordeste (31.546 vagas)

  •  Alagoas (912): União dos Palmares (750) e Maceió (162).
  •  Bahia (2.938): Jequié (335), Santo Antônio de Jesus (707), Feira de Santana (1.176), Itabuna, Juazeiro (240) e Irecê (480).
  •  Ceará (10.974): Quixadá (120), Horizonte (120), Caucaia (120), Aquiraz (120), Brejo Santo (200), Itapagé (280), Itapipoca (434), Quixeramobim (495), Sobral (628), Tianguá (638), Iguatu (660), Crateús (690), Juazeiro Do Norte (970), Parquelândia (466), Crato (993), Fortaleza – Sul (1.171) e Fortaleza – Centro-Oeste (2.869).
  •  Maranhão (1.155): Santa Rita (112), São Bento (220), Balsas (254), Imperatriz (15), São Luís – Deodoro (485), São Luís-Cohab (48) e São Luís-Nazaré (21).
  •  Paraíba (6.303): Guarabira (275), João Pessoa – Centro (1.428), Campina Grande – Dinamérica (4.200), Tambauzinho (100), Itabaiana (100), Santa Rita (100) e Sapé Esperança (100).
  •  Pernambuco (5.654): Garanhuns (270), Serra Talhada (475), Petrolina (670), Caruaru (1.595), Recife – Encruzilhada (2.400), Recife-Corredor Do Bispo (154) e Recife-Pina (90).
  •  Piauí (3.030): Oeiras (160), Campo Maior (200), Piripiri (200), São João Do Piauí (250), Floriano (294), Picos (476), Teresina – Centro (560), Aeroporto (50) e Parnaíba (840).
  •  Rio Grande do Norte (380): Nazaré (190) e Santa Cruz (190).
  •  Sergipe (200): Siqueira Campos (200).
Leia Também:  MEC empossa reitoras das Instituições Federais de Ensino Superior do RS

Sudeste (5.199 vagas)

  •  São Paulo (1.901): São Paulo – Glicério (1.344), Cubatão (216), Itapetininga (60), Fernandópolis (7), Osasco (214) e Votorantim (60).
  •  Minas Gerais (1.401): Manhuaçu (228), Ituiutaba (423) e Janaúba (750).
  •  Rio de Janeiro (1.897): Itaboraí (120), Barra da Tijuca (175), Avenida Brasil (246), Barra do Piraí (40), Nilópolis (78), Magé (80), Macaé (180), Angra dos Reis (150), São João de Meriti (152), Bangu (144), Nova Iguaçu (182) e Volta Redonda (350).

Norte (2.382 vagas)

  •  Acre (308): Cruzeiro do Sul (138) e Rio Branco – Centro (170)
  •  Amazonas (808): Manaus – Codajás (679), APS BI (50), Compensa (14), Manacapuru (45) e Tefé (20).
  •  Amapá (732): Macapá (732)
  •  Pará (478): Altamira (413), Itaituba (15) e Santarém (50).
  •  Rondônia (56): Cacoal (56)

Centro-Oeste (795 vagas)

  •  Goiás (188): Posse (48), Santo Antônio do Descoberto (100) e Goianésia (40).
  •  Mato Grosso (15): Confresa (15).
  •  Mato Grosso Do Sul (330): Três Lagoas (76), Coxim (78), Costa Rica (78), Corumbá (78) e Campo Grande – 26 de Agosto (20).
  •  Distrito Federal (262): Asa Sul (50) e Taguatinga (212).
Leia Também:  Governo do Brasil institui a Política Nacional de Acesso ao Sistema de Transmissão

Sul (4.489 vagas)

  •  Rio Grande do Sul (1.440): Alvorada (384), Porto Alegre – Partenon (480) e Osório (576)
  •  Paraná (2.759): Ivaiporã (225), Paranavaí (360), Toledo/PR (408) e Curitiba (1.766).
  •  Santa Catarina (290): Joinville (290).

Por: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Fonte: Ministério da Previdência Social

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA