OUTUBRO ROSA
Histórias de atrizes que enfrentaram o câncer de mama reforçam importância do diagnóstico precoce
Relatos de Patrícia Pillar, Arlete Salles, Silvia Buarque e outras artistas ajudam a ampliar a conscientização sobre prevenção, tratamento e acolhimento durante o Outubro Rosa.
O câncer de mama segue como um importante desafio de saúde pública no Brasil. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o país deve registrar 78.610 novos casos da doença entre 2026 e 2028. Durante o Outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização sobre o tema, histórias de mulheres que enfrentaram o diagnóstico ajudam a destacar a importância da atenção à saúde e da busca por atendimento médico.
Entre as principais alterações que merecem avaliação estão o aparecimento de nódulos na mama ou na axila, mudanças na pele, retração do mamilo e saída espontânea de secreção. Ao perceber qualquer sinal suspeito, é importante procurar um profissional de saúde. O acompanhamento médico e os exames indicados para cada faixa etária e perfil de risco são fundamentais para a detecção da doença.
Patrícia Pillar
A atriz recebeu o diagnóstico em 2001, aos 37 anos, depois de identificar uma alteração durante o autoexame. Desde então, passou a compartilhar publicamente sua experiência e a reforçar a importância de procurar avaliação médica diante de mudanças no corpo.
Arlete Salles
A veterana descobriu o câncer de mama em 2014, aos 72 anos. Após passar por cirurgia, quimioterapia e radioterapia, relatou sua experiência com o tratamento e a recuperação, contribuindo para dar visibilidade à realidade de mulheres que enfrentam a doença.
Silvia Buarque
Filha de Marieta Severo e Chico Buarque, Silvia enfrentou o câncer de mama em duas ocasiões. O primeiro diagnóstico ocorreu em 2014 e, em 2022, ela descobriu uma recidiva. Depois de seis cirurgias ao longo de três anos e meio, incluindo uma mastectomia dupla, decidiu falar publicamente sobre o assunto. Ao compartilhar sua trajetória, afirmou que deseja ser um “farol” para outras mulheres.
Luiza Mariani
A atriz revelou, durante participação no programa Sem Censura, que passou por uma mastectomia dupla após receber o diagnóstico de câncer de mama. Ela decidiu tornar sua história pública para oferecer informação e apoio a outras pacientes. A experiência também inspirou o espetáculo O que Meu Peito Carrega Sobre Mim, solo autoral dirigido por Bia Lessa, com estreia prevista para 29 de outubro, no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro.
Ana Furtado
Em 2018, a apresentadora e atriz contou que descobriu um tumor em estágio inicial após realizar autoexame e exames de imagem. Ao tornar o diagnóstico público, falou sobre a cirurgia e os impactos da experiência, contribuindo para ampliar o debate sobre a doença.
Mônica Martelli e Ingrid Guimarães
As atrizes foram escolhidas pela Fundação Laço Rosa como madrinhas da campanha Outubro Rosa de 2026 no Brasil. A ligação de Mônica Martelli com a causa é familiar: ela acompanhou a mãe, Marilena Garcia, durante dois tratamentos contra o câncer de mama. Ao falar sobre essa vivência, destacou a luta da mãe e a importância de manter a conscientização sobre a doença.
Ingrid Guimarães também ressaltou a relevância da iniciativa para incentivar o autocuidado e ampliar o acesso à informação. Segundo a atriz, o projeto busca levar orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce durante todo o ano.
Os relatos mostram como a informação e o compartilhamento de experiências podem ajudar outras mulheres a reconhecer sinais de alerta, buscar orientação médica e encontrar apoio durante o tratamento. A mensagem central do Outubro Rosa é que cuidar da saúde deve ser uma prática contínua, para além do mês de campanha.
NACIONAL
MEC realiza aulão com estudantes da EJA em Pernambuco
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), realiza, nesta quinta-feira (15), às 19h, uma aula pública com estudantes da educação de jovens e adultos (EJA), em João Alfredo (PE). A atividade será realizada no Ginásio Poliesportivo Djair Santos e contará com a participação da secretária da Secadi, Zara Figueiredo.
A visita ocorre no contexto das ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino para fortalecer a EJA e ampliar as oportunidades educacionais para pessoas que não concluíram a educação básica na idade regular.
EJA – Em 2025, o Brasil registrou taxa de analfabetismo de 4,9% entre pessoas de 15 anos ou mais, a menor da série histórica, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C). Em Pernambuco, o índice permaneceu em 10,1% nos últimos dois anos.
Para enfrentar o analfabetismo e ampliar as oportunidades de escolarização, o MEC desenvolve ações por meio do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA), que articula a atuação dos entes federativos para fortalecer a modalidade.
CadEJA – Entre as iniciativas vinculadas a esse esforço, está o Cadastro da Educação de Jovens e Adultos (CadEJA), plataforma virtual instituída pela Portaria MEC nº 275/2026. O sistema permite que pessoas interessadas em retomar os estudos se manifestem e recebam orientações sobre como encontrar oportunidades de matrícula.
Pela plataforma, pessoas com 15 anos ou mais podem manifestar interesse em retomar o ensino fundamental. Para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.
O acesso é feito pelo endereço cadeja.mec.gov.br. Basta selecionar a opção “Quero voltar a estudar”, preencher os dados solicitados e aguardar o contato de um operador, que auxiliará no encaminhamento para oportunidades de matrícula.
Serviço
Aulão com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de João Alfredo (PE)
Data: quinta-feira, 15 de outubro
Horário: 19h
Local: Ginásio Poliesportivo Djair Santos
Endereço: R. José Francisco de Barros, João Alfredo (PE)
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
Fonte: Ministério da Educação
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásMercado externo absorve mais 6,3 milhões de toneladas de soja brasileira
-
ECONOMIA5 dias atrásJustiça determina penhora de 4,3 mil cabeças de gado para quitar dívida de R$ 9,2 milhões com advogados em MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásCrédito rural para a agricultura empresarial soma R$ 107,1 bilhões nos três primeiros meses da safra 2026/2027
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop avança na proteção às mulheres com conquista de Centro de Referência da Mulher Brasileira
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMDB confirma apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno e prepara anúncio oficial para terça-feira (13)
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDeputados de MT fecham aliança com Flávio Bolsonaro para o 2º turno
-
ECONOMIA6 dias atrásSelo de Boas Práticas Regulatórias recebe número recorde de atos em 2026

