MINISTÉRIO PÚBLICO MT
MPMT expõe projetos em congresso nacional de tecnologia e inovação
O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Ministério Público de Mato Grosso foi um dos expositores durante a 8ª edição do ExpoJud – Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça, realizado em Brasília (DF) de 15 a 17 de outubro. O assessor de TI sênior Daniel Ribeiro Soares apresentou dois projetos que compõem o portfólio de inovações da instituição baseadas em inteligência artificial, na tarde desta quarta-feira (16).
De acordo com o chefe do DTI, Édipo Avelino dos Santos Palha, a exposição teve como tema “Inteligência Artificial no MPMT: Revolucionando a Justiça com Eficiência e Precisão”. “O MPMT apresentou o Assistente Virtual, que consiste em uma ferramenta que analisa a base de dados de processos, identifica padrões e sugere minutas de denúncias, otimizando o trabalho, aumentando a precisão e a consistência das peças produzidas, e garantindo maior eficiência e qualidade na atuação institucional”, contou.
“A outra inovação apresentada foi o Escriba, que realiza a transcrição automática de áudios e vídeos. Essa ferramenta é especialmente útil para a transcrição de depoimentos, audiências e outras gravações relevantes, permitindo que os promotores e procuradores tenham acesso rápido e preciso ao conteúdo transcrito”, acrescentou Édipo Palha. Segundo o gestor, a ferramenta utiliza técnicas de processamento de linguagem natural para garantir a precisão das transcrições, reduzindo significativamente o tempo gasto em tarefas manuais e aumentando a produtividade.
O ExpoJud é um evento exclusivo para especialistas e autoridades do setor jurídico, voltado para a revolução tecnológica no ecossistema de justiça e sua aplicação em benefício da sociedade, criando um espaço de reflexão sobre os desafios e o futuro do setor em meio ao rápido avanço das inovações digitais. A programação do congresso inclui exposições de instituições e empresas, experiências imersivas, treinamentos técnicos, keynotes e palestras multipalco, cases de inovação na Justiça e trilhas de conteúdo.
Fonte: Ministério Público MT – MT
MINISTÉRIO PÚBLICO MT
Penas de condenados por homicídio e organização criminosa somam 67 anos
O Tribunal do Júri da Comarca de Sinop (a 500 km de Cuiabá) condenou, na quarta-feira (26 de agosto), Leonardo dos Santos Pires e Hailton Viana de Paula pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e organização criminosa. As penas aplicadas aos dois réus somam mais de 67 anos de reclusão. O Conselho de Sentença acolheu a tese sustentada em plenário pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), representado pelo promotor de Justiça Herbert Dias Ferreira. As condenações foram fixadas em regime inicial fechado, com determinação de execução imediata das penas.
Apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho em Mato Grosso, Leonardo dos Santos Pires foi condenado a 33 anos, nove meses e 11 dias de reclusão, além de 10 dias-multa. Os jurados reconheceram que, além de participar do homicídio qualificado, ele exercia função de comando na organização criminosa. O condenado já acumula mais de 262 anos de penas impostas pela Justiça por outros crimes, incluindo homicídios praticados em Sinop.
Já Hailton Viana de Paula foi condenado a 33 anos, nove meses e 12 dias de reclusão, além de 10 dias-multa. Na sentença, a juíza presidente do Tribunal do Júri, Giselda Regina Sobreira de Oliveira Andrade, destacou a gravidade dos fatos e considerou, na dosimetria da pena, a idade da vítima, que era menor de 18 anos.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásPrefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato
-
MATO GROSSO6 dias atrásGisela aposta na força regional e leva recado de Pivetta a Moacir em Barra do Garças
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta e Wellington estão empatados em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDr. João rompe com Wellington e declara apoio a Pivetta
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro mantém liderança ao Senado com 45% seguido por Janaina com 30% enquanto Medeiros avança na disputa com 22%
-
POLÍTICA MT6 dias atrás”Não vou dormir direito com gente morando mal”, afirma Pivetta ao defender reforma urbana em municípios de MT – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásWellington fica fora da mesa enquanto Balbinotti reúne Rogério Marinho e empresários ligados a Pivetta para Flávio Bolsonaro
-
Sinop7 dias atrásIV Sinop Sustentável inicia com programação de feiras, seminários, oficinas e diversas atividades

