MATO GROSSO

Visitantes são detidas com materiais ilícitos em unidades prisionais de MT

Cinco visitantes foram flagradas, neste último domingo (21.12) tentando levar materiais ilícitos, entre eles entorpecentes, para dentro de unidades prisionais do estado. As ocorrências foram registradas em Cuiabá e Rondonópolis.

Na Penitenciária Major PM Eldo de Sá Correia, em Rondonópolis, policiais penais femininas flagraram uma visitante tentando entrar com identidade falsa.

Outras duas visitantes estavam com materiais ilícitos, que foram detectados após revista eletrônica com escâner corporal. Com elas, foram apreendidos uma massa de epóxi, papel de seda e uma carcaça para reparo de celular.

As três visitantes foram autuadas e, consequentemente, tiveram o cadastro de visitantes da penitenciária suspenso.

Ainda em Rondonópolis, na cadeia feminina, outro visitante foi flagrado tentando entrar com entorpecente amarrado ao corpo. Policiais da unidade também apreenderam um drone que sobrevoava a cadeia levando acessórios eletrônicos.

Penitenciária Central

Na unidade prisional masculina de Cuiabá, policiais penais flagraram uma mulher de 25 anos que trazia no corpo um pacote com 324 gramas de substância análoga à maconha. A droga foi detectada após a inspeção pelo escâner corporal e , voluntariamente, a visitante retirou o pacote, na presença de policiais femininas. Em seguida, a mulher foi conduzida à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Leia Também:  Doses da vacina contra a dengue serão liberadas a municípios de MT nesta quinta-feira (02)

Com supervisão da jornalista Raquel Teixeira*

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Governo de MT regulamenta novo modelo de cofinanciamento e amplia apoio aos municípios

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), publicou nesta terça-feira (23.6) a Portaria nº 168/2026, que estabelece novas regras para o cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A medida regulamenta os repasses de recursos do Estado aos municípios para a execução dos serviços da assistência social, garantindo mais organização, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos.

O novo modelo amplia a autonomia das prefeituras e aumenta em mais de 188% os recursos destinados aos municípios. Com a mudança, as cestas de alimentos que antes eram adquiridas e distribuídas pelo Estado passarão a ser compradas diretamente pelas gestões municipais, de acordo com as necessidades locais. Em Cuiabá, por exemplo, os repasses saltam de aproximadamente R$ 6 milhões para R$ 10 milhões.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a nova regulamentação representa um avanço para a política de assistência social em Mato Grosso.

“Estamos fortalecendo a assistência social nos municípios, ampliando os recursos e dando mais autonomia para que cada gestão local possa atender sua população de forma mais eficiente e alinhada à sua realidade. Esse novo modelo garante melhores condições para a manutenção e expansão dos serviços socioassistenciais em todo o estado”, afirmou.

Leia Também:  Governo de MT anuncia R$ 85 milhões para Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho, Araguaiana e Torixoréu

Os recursos serão destinados a quatro áreas principais: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Benefícios Eventuais e Gestão do SUAS. A regulamentação também assegura apoio para a manutenção de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes volantes, acolhimento institucional, família acolhedora, benefícios eventuais e ações de gestão, planejamento e monitoramento.

A portaria ainda cria incentivos financeiros para municípios que implantarem áreas estratégicas da gestão, como Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Financeira e Orçamentária.

Segundo Klebson, a medida segue a determinação do governador Otaviano Pivetta de fortalecer a gestão municipal e garantir mais agilidade no atendimento à população.

“Essa é uma orientação do governador Otaviano Pivetta para descentralizar os recursos, fortalecer os municípios e tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Com isso, cada prefeitura poderá aplicar os recursos de acordo com suas prioridades e atender com mais agilidade as famílias que mais precisam”, ressaltou.

Para continuar recebendo os recursos estaduais, os municípios deverão manter a documentação e as prestações de contas atualizadas. A medida busca garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e assegurar que os investimentos cheguem de forma efetiva às famílias que dependem dos serviços socioassistenciais.

Leia Também:  Parceria entre Sefaz e Polícia Militar fomenta difusão do risco fiscal em MT

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA