MATO GROSSO

Unidades do Indea passam a contar com atendimento via WhatsApp

Publicados

em

As unidades do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) contam com um novo canal de atendimento ao cidadão. Agora todas as 140 unidades da autarquia possuem WhatsApp, para esclarecimentos de dúvidas relativas aos atendimentos e serviços realizados.

A nova disponibilidade de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A lista com os números de contato das unidades do Indea pode ser conferida no site do Indea.

Para a presidente do Indea, Emanuele de Almeida, o novo meio de acesso ao órgão atende uma alta demanda da atualidade, na qual exige que os serviços públicos sejam mais ágeis e eficientes. “Muitos dos que nos procuram têm a internet como a principal ferramenta de comunicação, e ofertar que nossas unidades tenham acesso pelo WhatsApp é uma forma de proporcionar uma comunicação direta com o cidadão”, aponta a presidente.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Seguindo regras da ONU, Governo de MT equilibra desenvolvimento econômico com sustentabilidade
Propaganda

MATO GROSSO

Filhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT

Maya, de cerca de quatro meses, foi registrada em Poconé durante momentos de exploração e interação com o ambiente

Publicados

em

Um filhote de onça-pintada chamado Maya foi registrado por câmeras de monitoramento do Instituto Impacto na Pousada Rio Mutum, em Poconé, a cerca de 104 quilômetros de Cuiabá. As imagens mostram o animal, com aproximadamente quatro meses de idade, explorando a área e interagindo com elementos da natureza.

Os primeiros registros de Maya foram feitos quando ela tinha cerca de três meses. Segundo o médico-veterinário Paul Raad, responsável pelo acompanhamento, a fase é marcada pelo desenvolvimento da autonomia e pelo aprendizado de comportamentos que serão importantes na vida adulta.

Em um dos registros, a filhote aparece brincando e explorando um tronco. De acordo com o veterinário, esse tipo de comportamento faz parte do processo de desenvolvimento do animal.

“Ela está naquela fase de começar a brincar, explorar o mundo e desenvolver as habilidades que vai precisar no futuro como predador. A gente tem registros bem detalhados dela brincando com a mãe e também explorando o ambiente. Como ela nasceu sem irmãos, ela acaba encontrando outros elementos para brincar, como um tronco, por exemplo”, explicou Paul.

Leia Também:  Governo de MT investe R$ 31 milhões para recuperar rodovia que dá acesso a Poconé

A identificação de Maya também foi possível graças ao acompanhamento de sua família. A filhote foi vista semanas antes ao lado da mãe, Baía, uma onça-pintada conhecida por pesquisadores, biólogos, fotógrafos e guias que frequentam a região.

Além da relação entre mãe e filha, os pesquisadores utilizam o padrão de manchas da pelagem para identificar individualmente cada animal. As rosetas presentes no corpo das onças possuem características únicas e funcionam como uma espécie de identificação natural.

“A gente consegue identificar as onças pelo padrão de manchas, que é único para cada indivíduo, como se fosse uma impressão digital. Então, a Nina tem um padrão, a Baía tem outro e a Maia tem o dela. O fato de a gente ter registrado a Maia junto com a Baía foi fundamental para confirmar essa relação”, detalhou o veterinário.

O monitoramento permite acompanhar de perto o crescimento e o desenvolvimento da filhote, além de registrar comportamentos naturais durante os primeiros meses de vida. Como nasceu sem irmãos, Maya utiliza o próprio ambiente ao redor para desenvolver habilidades por meio das brincadeiras e da exploração.

Leia Também:  Seduc publica edital para seleção de monitores que participarão da 4ª edição de Programa de Intercâmbio

Os registros também contribuem para o acompanhamento da fauna da região e para a identificação de indivíduos que circulam pela área monitorada.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA