MATO GROSSO

Unemat lança MBA em Formação de Lideranças Femininas e amplia políticas de valorização das servidoras

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reafirma seu compromisso com a valorização das mulheres e o fortalecimento da gestão universitária ao lançar, nesta sexta-feira (10.10), o MBA em Formação de Lideranças Femininas. O evento, realizado na reitoria em Cáceres (MT), contou com a assinatura de quatro resoluções pela reitora Vera Lúcia Maquêa, consolidando o curso como parte do Programa Institucional de Qualificação Funcional da Unemat.

Entre as medidas assinadas, estão a aprovação e institucionalização do MBA e as garantias de manutenção da bolsa formação para servidoras docentes e técnicas afastadas para qualificação durante o período de licença-maternidade.

O curso de pós-graduação lato sensu é voltado a servidoras efetivas de todos os câmpus e da administração central da Unemat, além de colaboradoras da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). Com início previsto para dezembro, o MBA terá 360 horas-aula, ofertado na modalidade híbrida e utilizará metodologias ativas de aprendizagem, com encontros presenciais em Cuiabá.

O edital de seleção será publicado nos próximos dias, com 50 vagas disponíveis para candidatas com diploma de nível superior, de todos os câmpus e da sede da reitoria.

Leia Também:  Vice-governador busca novas parcerias para MT com Banco Interamericano de Desenvolvimento

Para a reitora Vera Maquêa, a iniciativa representa mais um passo nas ações institucionais voltadas a “cuidar das pessoas”, dentro da Universidade.

“Embora tenhamos 111 mulheres em cargos de chefia, esse número corresponde a apenas 36,4% das funções de liderança. O MBA é um movimento inicial, e acredito que o próximo passo seja garantir 50% desses cargos para mulheres, assegurando igualdade de direitos e justiça”, destacou a reitora.

O projeto, idealizado e construído por servidoras da Unemat desde 2024, teve a participação de Adriana Beninele da Silva, Adrielle Pâmala Silva, Carolina Tito Camarço, Cátia Regina Porta, Danielle Tavares Teixeira, Edneia Aparecida Souza Andrade Santos, Howenda Nibetad Baganha e Josiane Liberato Vilela, que atuam em cargos de gestão em diferentes câmpus e setores administrativos da Universidade.

De acordo com a coordenadora do curso, Danielle Tavares, o MBA busca empoderar mulheres em competências contextuais, técnicas e comportamentais, estimulando o protagonismo feminino na Unemat.

“Queremos transformar mulheres, que já são capazes, em mulheres confiantes para ocupar posições de liderança na Universidade”, afirma Danielle.

Leia Também:  Primeira-dama de MT participa de evento filantrópico em Rondonópolis com mulheres voluntárias em ações sociais

Com o lançamento do MBA em Formação de Lideranças Femininas, a Unemat reforça sua missão de promover equidade de gênero, incentivar a qualificação das servidoras e consolidar políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento humano.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governador recebe Comenda do Senado por avanço na alfabetização infantil em MT

O governador Mauro Mendes foi homenageado nesta segunda-feira (13), em sessão solene no Senado Federal, com a comenda “Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa”.

“Recebo essa honraria em nome de milhares de professores e professoras que estão todos os dias nas salas de aula alfabetizando nossas crianças com dedicação. É um mérito que divido com cada um deles, em nome de três professoras: Valdete Salazar, de Várzea Grande, Leonice Giordani, de Sorriso, e Laura Aparecida, de Guiratinga”, afirmou Mauro Mendes.

A comenda é um reconhecimento nacional pelos avanços de Mato Grosso, que figurou entre os cinco estados que mais avançaram no Índice Estado Alfabetizador (IEA), elaborado por uma comissão independente com participação do Senado, MEC, Unesco, Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann, Instituto Natura e outras entidades.

O índice avaliou critérios como taxas de alfabetização, equidade racial e social, formação de professores e engajamento do Estado com o tema.

O governador lembrou que, em 2019, Mato Grosso estava em 20⁰ lugar na alfabetização na idade certa, mas conseguiu avançar para o 9⁰ lugar.

Leia Também:  Seplag leiloa imóvel desativado na região central de Cuiabá como parte de política de racionalização dos bens públicos

“Pedi que minha equipe visitasse os 10 estados com melhores indicadores e aprendesse tudo que funcionava. Não inventamos moda. Investimos em continuidade, foco e eficiência. Esse é o resultado do trabalho de todos os profissionais da Educação”, completou.

O presidente do Senado, Hugo Motta, destacou a conquista.

“Essa sessão tem um simbolismo muito forte. Nada é mais importante do que garantir que nossas crianças saibam ler e escrever na idade certa. Por isso, essa premiação celebra vidas transformadas e políticas públicas bem executadas”, afirmou.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também parabenizou os resultados alcancados por Mato Grosso.

“Essa comenda mostra que é possível se destacar na alfabetização, na redução das desigualdades e na formação continuada. Peço uma salva de palmas ao Estado de Mato Grosso e aos seus educadores”, registrou.

Além de Mauro Mendes, receberam a honraria os governadores Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais).

A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades, como o senador Cid Gomes (idealizador da Comenda); a senadora Tereza Leitão; a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Helena Serafim Cruz; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Santos; e as secretárias adjuntas da Seduc-MT, Adriana Tomasini (Regime de Colaboração) e Flávia Emanuelle Soares (Executiva).

Leia Também:  Mutirão da Cidadania leva serviços gratuitos a moradores de Canarana e Nova Xavantina

Resultados concretos

Só neste ano, o Governo de Mato Grosso destinou R$ 8 milhões em premiações às escolas que melhor alfabetizaram seus alunos. Professores e estudantes também foram reconhecidos individualmente com bônus e certificados.

Além da alfabetização na idade certa, o Estado reduziu os índices de analfabetismo entre pessoas de 15 a 59 anos: era 5,9% em 2018 e caiu para 3,8% em 2024. Com esse índice abaixo de 4%, segundo os indicadores da Unesco, Mato Grosso já é considerado território livre do analfabetismo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA