MATO GROSSO
Sema promove capacitação sobre programa voltado à redução de emissões por desmatamento e degradação florestal
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promove, em Cuiabá, nos dias 26, 27 e 28 de maio, capacitação sobre o Programa Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+).
O evento contará com a participação de representantes das instâncias de governança ligadas à pauta climática: Conselho Gestor de REDD+, Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas, Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais e Comissão de Governança Indígena do REM. A capacitação será realizada no Mato Grosso Pálace Hotel, das 8h às 17h. Cerca de 70 pessoas devem participar da discussão.
De acordo com a coordenadora de Mudanças Climáticas e REDD+ da Sema, Caroline Chichorro, durante o evento está prevista a pactuação dos planos de engajamento, capacitação e comunicação das partes interessadas.
“O objetivo dessa pactuação é garantir o envolvimento dos diversos segmentos da sociedade mato-grossense no processo de preparação, implementação e participação do Programa Jurisdicional de REDD+ de Mato Grosso de maneira informada”, afirmou a coordenadora.
O Sistema Estadual de REDD+ foi instituído em Mato Grosso por meio da Lei Estadual 9.878/13 com o objetivo de promover a redução progressiva, consistente e sustentada das emissões de gases de efeito estufa decorrentes de desmatamento e degradação florestal, bem como a conservação, manejo florestal sustentável e a manutenção e aumento dos estoques de carbono florestal.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Ponto de Cultura em Chapada dos Guimarães abre inscrições para oficinas gratuitas de teatro e manualidades
O Ponto de Cultura “Labcom – A Cidade e a Cultura como Direito” estão com inscrições abertas para oficinas gratuitas de Teatro e Mix de Manualidades, que serão realizadas no bairro Pôr do Sol, em Chapada dos Guimarães. O projeto foi contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) no edital Pontos de Cultura – edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab)
Ao todo, são ofertadas 15 vagas para a oficina de Teatro e 20 vagas para o Mix de Manualidades. As atividades promovem formação artística, convivência comunitária e valorização cultural por meio do acesso gratuito à cultura.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de maio, das 14h às 19h, diretamente no Ponto de Cultura Labcom. Não é necessário ter experiência prévia para participar.
A oficina de Teatro será realizada toda quarta-feira, às 18h30, com início no dia 3 de junho, conduzida pelo produtor cultural e arte-educador Junior Antunes. As aulas propõem experiências de expressão, jogo e criação coletiva, utilizando a arte como ferramenta de desenvolvimento humano e fortalecimento comunitário.
Já o Mix de Manualidades acontece aos sábados, às 15h, com início no dia 6 de junho, ministrado pela educadora Alice Pereira. A oficina reúne diferentes técnicas manuais, como bordado, crochê e macramê, inspiradas nas cores, formas e saberes do cerrado mato-grossense, promovendo experiências sensíveis e criativas a partir do fazer manual.
As oficinas integram a proposta do Labcom de atuar como um centro comunitário voltado ao lazer, à convivência e à democratização do acesso à cultura, fortalecendo as práticas culturais como dimensão essencial da vida comunitária e ampliando as oportunidades de acesso às linguagens artísticas no bairro Pôr do Sol. O espaço também busca estimular a criatividade, a geração de renda e o cuidado com a saúde mental por meio da arte e da cultura.
Sobre os instrutores
Junior Antunes desenvolve trabalhos na interseção entre circo, teatro e apalhaçaria, sendo fundador da Malacriada de Artes e produtor artístico da Bora Passeá, primeiro city tour histórico, artístico e cultural de Chapada dos Guimarães, além do Centro Cultural Casa de Vó. Também atuou como tutor do projeto Coloiado – Núcleo Jovem de Produção Cultural e participou de iniciativas como Sarau do Charles, O Circo Chegou, Ator Cidadão e Cerrado em Libras.
Alice Pereira é formada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com especialização em artes manuais aplicadas à educação e em Pedagogia Waldorf. Atua como professora de trabalhos manuais em Cuiabá e desenvolve oficinas e instalações que dialogam entre arte, educação e sensibilidade.
Serviço
Oficina de Teatro
Início: 3 de junho
Quando: Toda quarta-feira, às 18h30
Vagas: 15
Oficina de Mix de Manualidades
Início: 6 de junho
Quando: Todo sábado, às 15h
Vagas: 20
Inscrições
Período: 14 a 30 de maio
Horário: 14h às 19h
Local: Labcom — Rua 01, Quadra 07, Casa 17, Bairro Pôr do Sol, Chapada dos Guimarães
Informações: (65) 9 9634-9959
*Sob supervisão de Cida Rodrigues
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington admite força de Max Russi e reconhece impacto de possível candidatura ao governo de MT – veja o video
-
POLÍTICA MT1 dia atrásUnião inédita entre PL e PT em Cáceres redefine forças na Câmara Municipal
-
Várzea Grande7 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT homenageia personalidades por atuação em benefício da sociedade
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi elogia trabalho da CPI da Saúde e destaca importância da transparência sobre OSS
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia Legislativa participa do maior encontro da pecuária de corte
