MATO GROSSO

Seduc reconhece professores da rede estadual por boas práticas em língua inglesa no Ensino Fundamental

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) vai premiar, nesta sexta-feira (12.12), às 16h, professores finalistas do Prêmio Mais Inglês: Boas Práticas de Inglês no Ensino Fundamental. O evento acontece no auditório da Seduc e reunirá 39 docentes, sendo 3 de cada Diretoria Regional de Educação (DRE).

O prêmio está dividido em três categorias: Aula que Inova, para experiências com uso qualificado de tecnologia; Leitura sem Fronteiras, para projetos que articulam leitura, interdisciplinaridade e protagonismo; e Inglês para Todos, de práticas que promovem inclusão e acessibilidade.

Durante a programação, os professores selecionados para a final deverão apresentar slides, podendo incluir fotografias, pequenos vídeos e registros visuais que reforcem o relato de experiência.

Cada docente terá 5 minutos para apresentar um resumo objetivo de sua prática pedagógica. A ordem de apresentação será definida por sorteio, alternando entre as três categorias para garantir diversidade e fluidez na programação.

A banca avaliadora será composta por 3 profissionais da área integrante da empresa Pearson e por 3 profissionais da área da Coordenadoria de Educação Integrada e Inovação da Seduc.

Leia Também:  Com 70% das obras executadas, governador vistoria novo Hospital Júlio Müller

Além da banca, também haverá um moderador, responsável por cronometrar o tempo das apresentações e anunciar o próximo participante para garantir o bom andamento do evento.

Prêmio Mais Inglês

Nesta primeira edição, o Programa Mais Inglês, em parceria com a Pearson, se destaca pela oferta de um intercâmbio pedagógico na Colômbia para os vencedores dos primeiros lugares de cada categoria.

A vivência permitirá aos professores mato-grossenses observar metodologias, estratégias e rotinas que podem qualificar ainda mais o trabalho realizado no Programa Mais Inglês.

Os professores premiados participarão de uma visita técnica a uma escola pública colombiana reconhecida por suas práticas consistentes no ensino de inglês como língua adicional.

Durante a programação, os professores poderão observar aulas, oficinas, dialogar com educadores e analisar metodologias aplicadas em contextos semelhantes ao brasileiro.

O foco da experiência é ampliar o repertório metodológico dos docentes, incentivar a inovação em sala de aula e contribuir para a consolidação de práticas que elevem a qualidade do ensino de Língua Inglesa na rede estadual.

Premiação

Os professores que ficarem nos 1º lugares de cada categoria ganharão uma viagem de 05 dias para a Colômbia. Os 2º e 3º lugares de cada categoria ganharão um kit de prêmios ofertados pela Pearson.

Leia Também:  Sefaz disponibiliza curso de licitações e contratos para servidores estaduais

Serviço

O quê: Cerimônia de premiação Prêmio Mais Inglês

Quando: 12/12/2025

Horário: 16h às 17h

Local: Auditório da Seduc

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Controle de embarques e desembarques é instalado na linha Cuiabá – Santo Antônio de Leverger

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) acompanha a implantação de um novo sistema de controle de embarques e desembarques na linha de transporte intermunicipal 023, que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger.

A medida, iniciada na quarta-feira (22.4), segue em fase de testes até este sábado (25) e consiste na instalação de duas catracas nos veículos que operam a linha: uma no embarque e outra no desembarque, sem impacto no valor da tarifa. O usuário continua pagando apenas uma passagem, fixada em R$ 8,00, sem qualquer tipo de cobrança em duplicidade.

A iniciativa tem como objetivo aprimorar o controle operacional do transporte intermunicipal, ao permitir a identificação da origem e do destino dos usuários, informação essencial para análise de demanda, otimização de rotas e monitoramento da capacidade do sistema.

Segundo o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias, a medida leva em conta as características da linha, classificada como serviço rodoviário/semiurbano na Baixada Cuiabana, e atende a uma determinação da Mesa Técnica nº 07/2024 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Leia Também:  Duplas disputam título do Circuito Mato Grosso de Vôlei de Praia a partir de sexta-feira (28)

“Essa linha possui um caráter semiurbano, onde o sobe e desce de passageiros ocorre em pontos intermediários, o que dificultava o controle preciso dos destinos e do cálculo de subsídios públicos na tarifa de remuneração da operadora. A implantação das catracas, conforme determinado pelo Tribunal de Contas do Estado, resolve esse problema ao registrar o destino real do usuário no desembarque. Isso garante que a tarifa seja debitada com precisão e que o recurso público seja aplicado de forma justa, trazendo mais transparência, segurança ao planejamento e proteção ao passageiro”, explicou o diretor.

A previsão é que o novo sistema passe a operar de forma definitiva na linha a partir de 1º de maio. Durante o período de testes, a Ager determinou que o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT), responsável pela operação da linha, disponibilize fiscais para orientar os passageiros durante a fase de adaptação.

Como vai funcionar

No embarque, ao passar pela primeira catraca, o sistema registrará informações como local, horário e identificação do usuário, sem realizar a cobrança.

Já no desembarque, ao utilizar a segunda catraca, instalada próxima à porta traseira, o sistema identificará o destino da viagem e efetuará automaticamente o débito da tarifa, liberando a saída do passageiro.

Leia Também:  Sefaz disponibiliza curso de licitações e contratos para servidores estaduais

A porta central dos veículos permanecerá destinada exclusivamente ao embarque e desembarque de pessoas com deficiência, assegurando acessibilidade e segurança aos usuários.

A Agência reforça que o usuário continuará pagando apenas uma passagem, sem qualquer tipo de cobrança em duplicidade. Qualquer situação diferente deverá ser relatada à Ouvidoria da Ager, canal oficial para manifestações dos usuários dos serviços públicos, pelos telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e (65) 99675-8719 (WhatsApp), pelo e-mail: [email protected] ou pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA