MATO GROSSO
Seduc lança edital para seleção de projetos de educação ambiental e sustentabilidade
A secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) abriu, nesta quarta-feira (18.05), o Edital nº08/2022/COCQ/SUDI/SAGE/SEDUC/MT para seleção de projetos de Educação Ambiental e Sustentabilidade de Escolas que ofertam a Educação do Campo e Quilombola, no ano letivo de 2022. O objetivo é subsidiar projetos ambientais que ampliem as aprendizagens essenciais ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
O recurso financeiro é da ordem de R$ 250.000,00, que serão repassados para 40 Escolas do Campo e Escolas Quilombolas, totalizando um valor de R$ 6.250,00 para cada unidade escolar.
Como possibilidades de abordagem poderão ser escolhidos temas como Preservação de espécies em extinção e/ou Perda de Biodiversidade, Arborização com espécies frutíferas, Reutilização da água, Reciclagem/Reutilização de lixo, Biofertilizante líquido, Compostagem, Reutilização de alimentos, Queimadas e preservação de Biomas.
“Nesses temas, estão contidas as preocupações e reflexões sobre as mudanças ambientais que o mundo vem passando desde então e como a educação ambiental poderia ajudar no desenvolvimento de novas ferramentas para promover a preservação ambiental e a sustentabilidade”, observa Lucia Santos, superintendente de Políticas de Diversidades Educacionais da Seduc.
A intenção é proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências como empreendedorismo, inovação, criatividade, liderança, curiosidade científica e cooperativismo entendidos como essenciais ao desenvolvimento do protagonismo juvenil, cidadania, inclusão social e responsabilidade em meio as questões ambientais.
Visa, também, proporcionar a recuperação da aprendizagem dos estudantes por meio de ações e atividades interdisciplinares que envolvam toda a comunidade escolar. Também oferecer recursos para que os estudantes aprendam a fazer escolhas importantes em toda a sua trajetória, possibilitando caminhos e decisões favoráveis ao projeto de vida.
“Esse edital é fundamental no atual contexto, pois a educação ambiental tem um papel muito importante. Forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental, como a preservação dos mananciais, da mata ciliar, o descarte correto do lixo e também quanto à prestação dos serviços públicos básicos, como acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto”, destaca a secretária adjunta de Gestão Educacional, Valdelice Oliveira Holanda.
Segundo ela, a Seduc pretende que as Escolas do Campo e as Escolas Quilombolas desenvolvam ações interdisciplinares, de modo a estabelecer relações entre a parte teórica dos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT) e a Parte Diversificada. “Dessa forma podemos trabalhar a realidade local, propondo melhorias da qualidade ambiental, além de uma postura responsável diante da sociedade por parte dos estudantes do campo”, finaliza Valdelice.
MATO GROSSO
Polícia Civil prende em MT foragido de MS investigado por série de homicídios
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, nesta segunda-feira (8.6), em Rondonópolis, um mandado de prisão temporária contra um homem, de 24 anos, investigado pelo crime de homicídio qualificado.
O suspeito já havia sido alvo da Operação Supressio, deflagrada em 6 de maio deste ano pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) da 1ª Delegacia de Polícia de Paranaíba (MS), com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) e da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), ambas de Rondonópolis.
Ele havia sido preso na operação, mas conquistou a liberdade e teve uma nova ordem judicial expedida pela Vara Criminal da Comarca de Paranaíba (MS), que foi cumprida pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis na região central da cidade
As investigações apontam que o investigado integra um grupo criminoso suspeito de participação em uma série de homicídios e atentados registrados em Mato Grosso do Sul.
Outra prisão
No dia 3 de junho a DHPP de Rondonópolis também cumpriu um mandado de prisão contra uma mulher, de 37 anos, condenada pelo crime de homicídio qualificado.
O mandado foi expedido pela Jurisdição Plena de Inhambupe (BA), em decorrência de condenação ainda não transitada em julgado, restando o cumprimento de pena de 12 anos em regime fechado.
Após investigações, os policiais identificaram o endereço da suspeita em Rondonópolis e a localizaram saindo do condomínio com o namorado. Ela foi abordada e teve o mandado cumprido.
O crime pelo qual a mulher foi condenada ocorreu em 2008, no povoado Colônia, zona rural de Inhambupe (BA). A vítima, uma estudante de 21 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo após um desentendimento motivado por conflitos pessoais. A jovem chegou a ser socorrida, porém não resistiu aos ferimentos e morreu.
Após as prisões, os dois investigados foram conduzidos à delegacia e apresentados à autoridade policial para a adoção das providências legais cabíveis, permanecendo à disposição da Justiça.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA MT5 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT5 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições
-
ARTIGOS5 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento

