MATO GROSSO
Projeto Teatreiras em Cena oferta oficinas de teatro como ferramenta de desenvolvimento humano
O projeto “Teatreiras em Cena” vai ensinar técnicas de teatro como ferramenta de desenvolvimento humano com oficinas realizadas em diferentes espaços de Cuiabá, a partir da próxima sexta-feira (6.3). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o esgotamento das vagas pelo site www.alicceoliveira.com.br/projetos/teatreiras-em-cena/
Contemplada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) no edital Viver Cultura – edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), a iniciativa aborda iniciação ao teatro, improvisação, expressão corporal e vocal, além de técnicas de leitura e memorização. As oficinas são ministradas pela experiente atriz Alicce Oliveira.
Podem participar educadores, mediadores de leitura, artistas, bibliotecários, arte-educadores e profissionais de diversas áreas para integrar práticas teatrais em ambientes educacionais e culturais.
“A oficina não tem o intuito de formar atores e sim proporcionar experiências artísticas e socioemocionais que irão agregar sentido e valores para profissionais tanto da área da educação como em outras áreas correlatas”, explica Alicce Oliveira.
Para a atriz, a arte contempla inúmeros benefícios para a formação do ser humano como um todo.
“O fazer artístico é uma das artes que integra o desenvolvimento completo do ser humano (corpo, voz e mente), e cada participante não é apenas espectador e sim protagonista, tendo experiências práticas através da proposta de jogos teatrais, onde a pessoa pode criar, experimentar, improvisar e desenvolver sentidos coletivamente”, conclui.
As atividades ocorrem nos seguintes espaços: Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (Bairro Consil), Escola Municipal Ana Teresa Arcos Krause (bairro Jardim Industriário II, Colégio Dinâmico (Bairro Jd. Universitário), Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão (bairro Jardim Itália) e Instituto Federal de Mato Grosso (Centro).
Há 25 vagas para cada local. O formulário de inscrição e a data em que cada local receberá a oficina pode ser conferida neste link.
É importante frisar que o projeto garante a acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), em especial a auditiva, com intérpretes de Libras, monitores para apoio, materiais adaptados e espaços acessíveis. A organização do projeto sugere que as pessoas com deficiência auditiva realizem a sua inscrição para o Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo.
“Será nossa primeira experiência mais consistente atendendo pessoas com deficiência auditiva, pessoas com deficiência motora (cadeirantes, mobilidade reduzida) de forma mais interativa como uma oficina prática exige. Para isso, a formação desenvolvida pelo Acessa Libras para o projeto está sendo um diferencial a parte, e a expectativa é que será uma troca muito bacana”, expressa a produtora do projeto, Mazé Oliveira.
O Teatreiras em Cena nasceu de uma parceria realizada por Alicce em 2024 com Mauricio Ricardo, também ator. Nesta rodada, a parceria é entre Alicce Oliveira, Naine Terena e Mazé Oliveira, que já atuam em rede há mais de dez anos. A ideia é reunir as expertises das produtoras culturais em um projeto que consolida a atuação e a força das artes cênicas, com um olhar ampliado para o bem viver e ferramenta profissional.
Mais informações:
www.alicceoliveira.com.br/projetos/teatreiras-em-cena/
E-mail: [email protected]
Whatsapp: (65) 9 8144-2519
(Com informações da Assessoria)
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Ex-funcionária da câmara de Sinop relata assédio, ameaças e gravações não consentidas envolvendo vereador Marcos Vinícius
Uma ex-funcionária da Câmara Municipal de Sinop relatou episódios de assédio, ameaças e supostas gravações não consentidas pelo vereador Marcos Vinícius Borges (PSDB). A denúncia foi divulgada pelo portal Pauta Livre MT e também já registrada na Delegacia da Polícia Civil de Sinop, que investiga o caso.
De acordo com o relato da ex-servidora que trabalhava no gabinete do vereador Marcos Vinícius, o contato com o parlamentar teria começado em ambientes sociais e evoluído para uma aproximação pessoal. Pouco tempo depois, segundo ela, Marcos a teria convidado para trabalhar na Câmara Municipal, onde ela iniciou as atividades em 2026.
A ex-funcionária afirmou que, durante a convivência, o vereador teria falado sobre fetiches de ser corno e comportamentos que não seriam compatíveis com os valores dela. Ainda conforme o depoimento, ele teria insistido em práticas com as quais ela não concordava, mesmo após ela manifestar resistência.
Um dos episódios relatados teria ocorrido dentro da própria Câmara de Vereadores. A ex-funcionária afirma que um amigo do vereador teria ido até a sala onde ela estava sozinha a mando dele, segurado sua perna e feito investidas de cunho sexual para forçar a realização do fetiche.
Segundo ela, o homem teria dito que a contratação dela fazia parte de um “jogo” e que a intenção seria que ela se envolvesse com os dois. A ex-servidora disse que pediu para que ele parasse e deixasse a sala.
Após o episódio, a mulher contou que teria procurado Marcos Vinícius para relatar o ocorrido. Conforme a denúncia, inicialmente o vereador teria negado que a situação fizesse parte de qualquer plano, afirmando que teria ficado surpreso e triste com a atitude do amigo.
A ex-funcionária também declarou que chegou a utilizar o celular de uma amiga para registrar conversas relacionadas aos fatos.
Ameaças envolvendo imagens íntimas
O principal ponto da denúncia diz respeito a supostas ameaças relacionadas a imagens íntimas captadas por câmeras de segurança. A ex-funcionária afirma que teria mantido uma relação sexual com o vereador em um imóvel onde havia uma câmera, cuja existência, segundo ela, não era conhecida nem autorizada.
Ainda conforme o depoimento, depois que decidiu encerrar o relacionamento e manifestou o desejo de continuar trabalhando, ela teria sido ameaçada por um amigo do vereador, que teria dito que ela deveria deixar o ambiente de trabalho.
A mulher relatou que, em uma conversa com Marcos Vinícius, teria pedido para que as ameaças cessassem. Segundo ela, nesse momento o vereador teria mencionado a possibilidade de divulgar vídeos íntimos registrados por câmeras de segurança.
“Em nenhum momento isso foi consensual”, afirmou a ex-funcionária durante o depoimento. Ela também declarou que teria sido ameaçada para não denunciar o caso e que o vereador teria dito conhecer muitas pessoas influentes, além de afirmar que a palavra dela não teria impacto.
Relatos sobre outras mulheres
Durante a entrevista, a ex-servidora também fez acusações envolvendo outras mulheres. Ela afirmou ter tomado conhecimento de relatos de supostos abusos, ameaças, manipulação e exposição de imagens íntimas.
Entre as denúncias mencionadas estão casos que envolveriam adolescentes. A ex-funcionária relatou que uma menina que teria sido abusada aos 11 anos e que, posteriormente, precisou deixar Sinop. Também mencionou outra adolescente que, segundo ela, teria sido abordada com mensagens e propostas de natureza sexual.
A ex-funcionária declarou ainda que o vereador teria mostrado a ela um vídeo íntimo envolvendo uma antiga namorada. Segundo o relato, a gravação teria sido feita durante uma situação sexual com outros homens, sem que a mulher tivesse autorizado a divulgação do conteúdo.
Medo e pedido de Justiça
A denunciante afirmou que está psicologicamente abalada e que teme sofrer novas ameaças ou algum tipo de represália. Apesar disso, disse ter decidido falar publicamente por acreditar que outras possíveis vítimas também precisam de apoio e proteção. “Se eu me calo, eu calo outras mulheres”, declarou.
Ela pediu que as autoridades investiguem os relatos e ofereçam acolhimento psicológico às supostas vítimas. Também afirmou esperar que a Justiça apure as denúncias relacionadas a mulheres e adolescentes.
A investigação está sob responsabilidade da Delegacia da Polícia Civil de Sinop. A divulgação da denúncia pelo Pauta Livre MT ocorre com base no depoimento da ex-funcionária.
Boletim de ocorrência Cliquei aqui!!!
Veja o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=eLdusAvyKL0
Fonte: Denuncia
-
POLÍTICA MT5 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO5 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
MATO GROSSO3 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPesquisa aponta: Paulo Araújo fica entre os primeiros no Estado
-
NA CAPITAL6 dias atrásSete nomes ficam separados por apenas 0,3 ponto em pesquisa para deputado estadual em MT; veja quem são
-
POLÍTICA MT6 dias atrásQuatro mulheres podem fazer história na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
