MATO GROSSO

Primeira-dama do Estado entrega certificados a profissionais do ‘Lar dos Idosos Bem Viver’ em Barra do Garças

Nesta sexta-feira (27.09), a primeira-dama de Mato Grosso, juntamente com a secretária de Estado de Ação Social e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Bugalho, e a deputada federal Gisela Simona, participou da entrega de certificados dos profissionais que irão atuar na unidade de acolhimento “Lar dos Idosos Bem Viver”, localizada em Barra do Garças. A primeira-dama Virginia Mendes é madrinha da unidade, e atendeu as demandas por meio do programa SER Família Idoso.

“Parabéns aos profissionais que receberam a capacitação para que possam exercer suas funções no lar dos idosos de maneira eficiente e com todo o cuidado que o acolhimento requer. Agradeço à equipe da Setasc e à assistência social do município por valorizar esse olhar humanizado que tanto prezo, especialmente pelos idosos que, ao longo de suas vidas, tanto contribuíram com o município”, agradeceu Virginia Mendes.

Ela também lembrou da dedicação do responsável pela entidade, padre Cristiano Dias. “Recebemos a demanda do padre Cristiano, que é dedicado a essa causa, e fizemos uma parceria através do Programa SER Família Idoso. Conseguimos, por meio das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), o valor de R$ 1,9 milhão, e o lar dos idosos será totalmente equipado”, contou a primeira-dama do Estado.

Leia Também:  Seduc promove 1º Encontro dos Grêmios Estudantis de Mato Grosso nesta quinta-feira (1º)

O padre Cristiano destacou a atenção da primeira-dama Virginia Mendes e do Governo do Estado com as causas dos idosos.

“É uma bênção ter a senhora como nossa madrinha. O trabalho que a senhora desempenha por meio dos projetos do Programa SER Família, em especial o SER Família Idoso, está fazendo a diferença na vida de pessoas que tanto precisam de nossa atenção”, destacou.

Durante dois dias, a Setasc realizou uma oficina de capacitação especial sobre os serviços de acolhimento institucional para idosos. A ação foi direcionada aos profissionais do lar dos idosos, servidores do CRAS, CREAS, do Conselho do Idoso e da Pastoral do Idoso.

Essa capacitação visa apoiar os trabalhadores na execução do serviço de acolhimento, oferecendo orientações práticas e conhecimentos teóricos essenciais. O objetivo é garantir que o atendimento aos idosos ocorra em um ambiente acolhedor, com profissionais qualificados e preparados para lidar com as diversas demandas desse público.

A unidade vai atender 80 idosos, sendo 60 internos e 20 em atendimento diário, com atividades de convivência. Para participar, as famílias interessadas precisam se cadastrar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Leia Também:  Hospital Regional de Rondonópolis promove capacitação do Projeto MT Sem AVC

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata saruê e serpente encontradas em residências

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou dois resgates de animais silvestres encontrados em residências nos municípios de Confresa (a 1.059 km de Cuiabá) e Campo Verde (a 141 km de Cuiabá), entre a noite de sexta-feira (1.5) e a madrugada de sábado (2.5).

No primeiro atendimento, registrado na noite de sexta-feira (1.5), a equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 19h50 para atendimento em uma residência localizada no bairro Jardim Campo Verde 2, em Campo Verde.

Segundo os moradores, havia um saruê, popularmente conhecido como gambá, dentro do imóvel. No local, os bombeiros encontraram o animal saudável e sem lesões aparentes. Após o resgate, o animal foi transportado para um local seguro e solto em seu habitat natural, distante da área urbana.

Já na madrugada deste sábado (2.5), a equipe da 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) foi acionada por volta da 00h05 para resgatar uma serpente que estava na residência de um morador do Setor Santa Genoveva, em Confresa.

Leia Também:  Operações Lei Seca em duas avenidas de Cuiabá realizam 225 testes de alcoolemia

Ao chegar, a equipe constatou que o animal estava escondido no interior de uma máquina centrífuga, enrolado junto ao motor, oferecendo risco aos moradores. Rapidamente, a equipe realizou a remoção segura da serpente, utilizando equipamentos adequados e acesso à parte inferior da máquina. Após o resgate, o animal foi solto em área de mata.

Orientação

O CBMMT reforça que, em casos de avistamento de serpentes ou outros animais silvestres, a orientação é manter distância e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193. Deve-se evitar qualquer tentativa de captura por pessoas não capacitadas, garantindo a segurança de todos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA