MATO GROSSO

Polícia Civil prende sete pessoas e desarticula núcleo de facção envolvido com tráfico de drogas em Poxoréu

Publicados

em

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, nesta quinta-feira (13.11), uma ofensiva contra o tráfico de drogas e atividades associadas às facções criminosas em Poxoréu. Batizada de Operação Maturação, a ação resultou na prisão de sete pessoas, todas alvos de mandados de prisão preventiva, além do cumprimento de sete mandados de busca e apreensão domiciliar.

A operação, considerada uma das maiores mobilizações policiais recentes no município, contou com forte apoio regional das unidades especializadas da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso (DEDMCI) de Primavera do Leste, além da Derf de Rondonópolis.

Os mandados foram cumpridos em Poxoréu, Primavera do Leste e Rondonópolis. A integração entre as delegacias foi fundamental para garantir precisão no cumprimento das ordens judiciais e segurança às equipes operacionais.

Investigação e resultados

A Operação Maturação é fruto de um trabalho investigativo que se estendeu por meses, com a identificação de indivíduos suspeitos de articular a distribuição de drogas, recrutar colaboradores e utilizar residências como pontos de apoio para o armazenamento e venda de entorpecentes. O grupo já vinha sendo monitorado e apresentava forte influência em determinadas regiões da cidade.

Leia Também:  Procon Estadual apura legalidade de nova tarifa Básica de companhias aéreas em MT

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam uma arma de fogo, munições, porções de maconha e pasta base de cocaína.

O material ilícito foi localizado em diferentes imóveis, reforçando a tese de que o grupo mantinha uma estrutura descentralizada para dificultar a ação policial. A apreensão da arma também indica possível associação com outros crimes, como ameaças, violência e proteção de pontos de tráfico.

“A operação representa um marco no enfrentamento ao tráfico de drogas em Poxoréu, atingindo diretamente a base financeira e operacional de indivíduos que vinham promovendo desordem, intimidação e insegurança em bairros específicos do município”, afirmou o delegado Rafael Fossari, da Delegacia de Poxoréu, responsável pela investigação.

Além das prisões e apreensões, a operação deve gerar desdobramentos importantes na investigação de outros delitos relacionados, como furtos e roubos.

Próximos passos

Após as prisões, os suspeitos foram conduzidos para as Delegacias de Poxoréu, Primavera do Leste e Rondonópolis, onde os mandados foram cumpridos. Eles também foram interrogados e formalização dos procedimentos legais. Eles permanecerão à disposição da Justiça, e novos pedidos de diligências podem ser solicitados conforme o avanço das investigações.

Leia Também:  Governador regulamenta auxílio-fardamento aos policiais penais de MT

“A Polícia Civil continuará intensificando ações de inteligência e operações integradas para coibir a criminalidade e garantir maior sensação de segurança à população de Poxoréu e região”, finalizou o delegado Rafael Fossari.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%

Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais

Publicados

em

Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.

Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.

O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.

Leia Também:  Servidores do Ipem-MT participam de treinamento para vistoria em postos de combustíveis

Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram. 

Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.

Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.

A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.

Leia Também:  Governo de MT lança programa Regulariza Rural: "estão dando segurança para produzir", afirma produtor

RESULTADOS

A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período. 

Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.

A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA