MATO GROSSO
Polícia Civil prende quatro suspeitos de roubo violento em cidade da região metropolitana
A Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos de Veículos de Cuiabá (Derfva), prendeu, nesta quinta-feira (28.11), quatro investigados por participação em um roubo executado com violência. Os autores do crime foram presos em Cuiabá e Várzea Grande.
O crime ocorreu na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, quando as vítimas foram agredidas, além dos animais de estimação que foram espancados e um decapitado.
De acordo com as investigações, os suspeitos invadiram a residência das vítimas na noite do dia 27 de novembro. Se passando por policiais, os criminosos usaram uniformes falsos, coletes balísticos e armas de fogo para intimidar os moradores. No momento da invasão, cinco pessoas, entre crianças e idosos, estavam na casa.
Sob constante ameaça, as vítimas foram amarradas com lençóis rasgados, agredidas fisicamente e mantidas reféns por horas. Os criminosos ainda decapitaram um papagaio da família e espancaram de um cachorro de estimação.
Além das agressões, os criminosos obrigaram as vítimas a realizar uma transferência bancária no valor de R$ 1.000,00. Os suspeitos também subtraíram diversos pertences da residência, incluindo um veículo utilizado para a fuga.
A investigação
Após o registro do crime, equipes da Derfva iniciaram diligências e analisaram imagens de câmeras de segurança e ouviram testemunhas.
Informações apontaram que o veículo roubado estava em Várzea Grande. Durante as buscas, os policiais prenderam um dos suspeitos em flagrante. Já veículo roubado, com as placas originais, estava estacionado nas proximidades.
Na casa do suspeito foram encontrados materiais relacionados ao crime, incluindo uma maleta com equipamentos de medição.
Após a primeira prisão, a equipe da Derfva identificou os demais membros do grupo. Em diligências subsequentes, outros três suspeitos foram localizados em Cuiabá e Várzea Grande.
Durante as prisões, foram apreendidos coletes balísticos, rádios comunicadores, dinheiro em espécie e outros itens que reforçaram o vínculo dos detidos com o crime. Em depoimentos, o grupo assumiu a participação no roubo e detalhou como o roubo foi planejado e executado.
Os relatos das vítimas demonstraram o desespero vivido dentro da casa. As vítimas relataram a sensação de impotência diante das ameaças dos criminosos, que agiram com frieza durante toda a ação.
O delegado titular da Derfva, Diego Martimiano, destacou o trabalho integrado das equipes policiais diante da gravidade do caso. “Foi um crime de extrema brutalidade, que expôs as vítimas a um sofrimento desumano e envolveu crueldade contra animais. A resposta rápida da Polícia Civil demonstra o nosso compromisso com a segurança da população e a garantia de justiça para as vítimas”, afirmou.
Os autores do roubo permanecem detidos e a delegacia especializada fará a análise do material apreendido com o grupo. Informações preliminares indicam que o grupo pode ter envolvimento em outros crimes na região, o que será apurado na investigação.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.
No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.
Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.
Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Segue integra da nota:
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS
Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.
A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.
Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.
As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.
Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.
Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT
Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT
Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT
Fonte: TCE
-
POLÍTICA MT6 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO7 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO5 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO6 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAdelcino Lopo pede direito de resposta contra matéria do Folha de Mato Grosso, mas Justiça Eleitoral nega pedido; veja a matéria na íntegra
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
