MATO GROSSO

Polícia Civil equipa unidades especializadas com drones de última geração

Publicados

em

Os aparelhos foram adquiridos por meio de repasse da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, na ordem de R$ 137 mil reais.

As unidades contempladas são as Delegacias Especializadas de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de Cuiabá e de Sinop, além da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) de Cuiabá.


Segundo o Diretor de Atividades Especiais (DAE), delegado Cláudio Álvares Sant’Ana, os equipamentos serão utilizados no combate às ações das facções criminosas e ao crime de tráfico de drogas.

“Esses equipamentos chegaram em uma boa hora. E é extremamente importante, a gente usar a tecnologia junto à atividade policial, especialmente pelas duas unidades da DAE, que são a Draco e a Denarc”, considerou Cláudio.

Entrega simbólica

A entrega simbólica dos aparelhos foi realizada no prédio da Diretoria-Geral da Polícia Civil, em Cuiabá, na última sexta-feira (10.2).

Além do Diretor da DAE, Cláudio Álvares Sant’Ana, estiveram presentes os delegados das duas unidades contempladas da Capital, Denarc e Draco.

“É um drone de alta tecnologia e vai auxiliar bastante os trabalhos investigativos da nossa unidade”, disse o delegado da Denarc, Wilson Cibulski. “Realmente, um equipamento muito importante, altamente tecnológico e que será muito bem utilizado, sendo empregado nas mais diversas funções da unidade”, completou o delegado da Draco, Gustavo Belão.

Leia Também:  Governo de MT publica convocação de 70 profissionais classificados no concurso público da SES

Em Sinop, a entrega foi realizada na última quinzena de janeiro deste ano. “É um recurso moderno e estratégico, que contribui, significativamente, para o fortalecimento das investigações, ampliando a eficiência das diligências e o enfrentamento qualificado das facções criminosas atuantes na região”, completou o delegado da Draco Sinop, Eugenio Rudy Junior.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Filhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT

Maya, de cerca de quatro meses, foi registrada em Poconé durante momentos de exploração e interação com o ambiente

Publicados

em

Um filhote de onça-pintada chamado Maya foi registrado por câmeras de monitoramento do Instituto Impacto na Pousada Rio Mutum, em Poconé, a cerca de 104 quilômetros de Cuiabá. As imagens mostram o animal, com aproximadamente quatro meses de idade, explorando a área e interagindo com elementos da natureza.

Os primeiros registros de Maya foram feitos quando ela tinha cerca de três meses. Segundo o médico-veterinário Paul Raad, responsável pelo acompanhamento, a fase é marcada pelo desenvolvimento da autonomia e pelo aprendizado de comportamentos que serão importantes na vida adulta.

Em um dos registros, a filhote aparece brincando e explorando um tronco. De acordo com o veterinário, esse tipo de comportamento faz parte do processo de desenvolvimento do animal.

“Ela está naquela fase de começar a brincar, explorar o mundo e desenvolver as habilidades que vai precisar no futuro como predador. A gente tem registros bem detalhados dela brincando com a mãe e também explorando o ambiente. Como ela nasceu sem irmãos, ela acaba encontrando outros elementos para brincar, como um tronco, por exemplo”, explicou Paul.

Leia Também:  "Esse hospital é a prova de que saúde da população é prioridade para esse Governo", destaca prefeito de Alta Floresta

A identificação de Maya também foi possível graças ao acompanhamento de sua família. A filhote foi vista semanas antes ao lado da mãe, Baía, uma onça-pintada conhecida por pesquisadores, biólogos, fotógrafos e guias que frequentam a região.

Além da relação entre mãe e filha, os pesquisadores utilizam o padrão de manchas da pelagem para identificar individualmente cada animal. As rosetas presentes no corpo das onças possuem características únicas e funcionam como uma espécie de identificação natural.

“A gente consegue identificar as onças pelo padrão de manchas, que é único para cada indivíduo, como se fosse uma impressão digital. Então, a Nina tem um padrão, a Baía tem outro e a Maia tem o dela. O fato de a gente ter registrado a Maia junto com a Baía foi fundamental para confirmar essa relação”, detalhou o veterinário.

O monitoramento permite acompanhar de perto o crescimento e o desenvolvimento da filhote, além de registrar comportamentos naturais durante os primeiros meses de vida. Como nasceu sem irmãos, Maya utiliza o próprio ambiente ao redor para desenvolver habilidades por meio das brincadeiras e da exploração.

Leia Também:  Obras de arte do artista Victor Hugo tomam conta das trilhas do Parque Mãe Bonifácia

Os registros também contribuem para o acompanhamento da fauna da região e para a identificação de indivíduos que circulam pela área monitorada.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA