MATO GROSSO

Penitenciária Feminina recebe veículo adaptado para atendimento de mulheres grávidas e com deficiência

A Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, de Cuiabá, passou a contar com um veículo adaptado para atendimento especial de mulheres grávidas, com deficiência ou mulheres idosas privadas de liberdade. A entrega do veículo foi realizada na manhã desta quarta-feira (22.06) pelo secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, à diretora da unidade, Maria Giselma Ferreira Silva.

O veículo Renault Logan foi adquirido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio da Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas (PNAMPE). A política estabelece diretrizes, metas e ações para fornecer a assistência a essas mulheres, por meio de ações de promoção à saúde, à educação e ao trabalho; assistência jurídica; atendimento psicológico; capacitação permanente de profissionais do sistema prisional feminino, entre outras.

“Este veículo é também uma forma de oferecermos mais dignidade a essas mulheres, uma vez que a maioria delas precisa de atendimento médico externo com maior frequência. Ao invés de elas serem transportadas como as demais, elas terão um transporte mais adequado à sua condição, seja de gravidez, algum tipo de deficiência ou pela idade”, explicou o secretário adjunto, Jean Gonçalves.

Leia Também:  Desenvolve MT apresenta linhas de crédito em festival gastronômico no Sesc Arsenal

A unidade feminina conta atualmente com 230 recuperandas e existe demanda para a utilização do novo veículo, já que, de acordo com a diretora da unidade, há duas presas grávidas, uma cadeirante e quatro idosas. Maria Giselma comemorou a entrega e definiu como “mais uma conquista”, tanto das mulheres privadas de liberdade, quanto dos servidores envolvidos.

“Estamos muito felizes, porque essa é mais uma conquista de nossa unidade, que é a maior unidade feminina de Mato Grosso. Saber que poderemos oferecer um tratamento mais digno a essas mulheres que precisam, me deixa especialmente feliz”, disse a diretora da penitenciária.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Civil prende homem com tornozeleira eletrônica por descumprir medidas protetivas reiteradas em Cuiabá

Um homem, que já era monitorado por tornozeleira eletrônica em razão de envolvimento em crimes de violência doméstica, foi preso preventivamente, pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (24.10), em Cuiabá, após descumprir reiteradamente medidas protetivas de urgência concedidas em favor de sua ex-companheira.

A vítima havia solicitado medidas protetivas, deferidas pelo Poder Judiciário, que impuseram ao suspeito o uso de monitoramento eletrônico. Contudo, durante as madrugadas o dispositivo vibrava, indicando a aproximação indevida do agressor à residência da vítima, o que a fazia permanecer em constante estado de medo e insônia, temendo novas agressões.

Diante da gravidade dos fatos, da reincidência do descumprimento judicial e do risco concreto à integridade física e à vida da vítima, a equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá representou pela prisão preventiva do investigado, que foi deferida pelo Poder Judiciário.

Com o mandado em mãos, a equipe da Polícia Civil realizou diligências e efetivou a prisão do suspeito, que foi encaminhado à unidade prisional competente, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Leia Também:  Consulta pública para elaboração do orçamento 2025 inicia nesta segunda-feira (17)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA