MATO GROSSO
MT é o 1º estado a receber evento para debater iniciativa de fomento ao desenvolvimento sustentável na Amazônia
Os encontros serão realizados nos dias 29 e 30 de agosto, das 8h às 18h no primeiro dia e das 8h às 12h no segundo dia, no auditório da Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (FAAC-UFMT).
Os interessados em conhecer a proposta e dialogar sobre a iniciativa devem se inscrever aqui.
Um dos objetivos da oficina é discutir quais serão os temas estratégicos que vão direcionar a escolha dos projetos e ações inovadoras escolhidos para receber o fomento. Entre os pontos já estabelecidos estão o desenvolvimento econômico e social da região amazônica de forma sustentável.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, essa é uma importante oportunidade para que o Sistema de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso possa contribuir na discussão e colaborar com a delimitação de um edital focado nos problemas reais da região amazônica.
“As oficinas começam em Mato Grosso, que é uma oportunidade de reunir os atores do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia para debater as cadeias prioritárias de pesquisa, visando esse desenvolvimento sustentável. Então é uma ótima oportunidade dos participantes contribuírem nesse processo e definirem com a gente quais são os temas prioritários nesse desenvolvimento”, declarou a superintendente.
Sobre a Iniciativa Amazônia +10
A primeira chamada de trabalho ocorreu em 2022, contemplando pesquisas que tinham por objetivo avançar o conhecimento científico e tecnológico sobre a região amazônica. Ao todo mais de 500 pesquisadores em 20 Estados brasileiros foram contemplados com o fomento, incluindo pesquisadores mato-grossenses.
Assim como no primeiro edital, na segunda etapa também serão considerados trabalhos que possam propor soluções de adaptação baseadas na comunidade, ampliando a possibilidade de um desenvolvimento sustentável e promovendo o bem-estar das populações da região. Já uma das novidades para a nova etapa está na possibilidade de inscrição de projetos voltados para a área de inovação.
Nos próximos meses serão feitas rodadas de oficinas para definir quais serão as prioridades temáticas de cada estado que compõe a Amazônia Legal. Em seguida, serão desenhados os próximos editais para inscrição de pesquisadores, empresas e outras iniciativas das áreas científica e de inovação.
Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Bombeiros socorrem jovem de 18 anos que caiu de motocicleta em Cáceres
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) prestou atendimento pré-hospitalar, na manhã de domingo (19.4), a um jovem de 18 anos que ficou ferido após cair de uma motocicleta no bairro Cavalhada, em Cáceres (a 217 km de Cuiabá).
A 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (2ª CIBM) foi acionada para atender à ocorrência por volta das 9h30. Ao chegar, a equipe foi informada de que o jovem conduzia uma motocicleta quando perdeu o controle do veículo, caiu e bateu a cabeça no chão.
Os socorristas iniciaram o atendimento à vítima, que estava consciente e orientada, relatando dor na mão esquerda. Também foram observadas escoriações nos braços e nas pernas do jovem.
A equipe realizou o monitoramento contínuo, seguindo o atendimento padronizado para emergências traumáticas, e, após a estabilização, a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Cáceres.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO4 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLICIAL4 dias atrásPRF apreende droga em bagagem de passageira durante fiscalização na BR-364 em Rondonópolis (MT)
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
