MATO GROSSO

MT Ciências leva experiências interativas de ciência e tecnologia à Farm Show 2026 em Primavera do Leste

O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências), iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), integra a programação da edição 2026 da Farm Show, em Primavera do Leste. Desde esta segunda-feira (10.3) e até o próximo sábado (13), estudantes, produtores e visitantes participam de atividades educativas e interativas que aproximam o público do universo da ciência, da tecnologia e da inovação.

As atividades ocorrem das das 8h às 20h e incluem jogos educativos de RPG, experiências com óculos de realidade virtual.

O coordenador de Popularização da Ciência da Seciteci, Alexandre Espíndola, destaca a importância de levar experiências científicas interativas para ações de diferentes setores.

“Levar o MT Ciências para a Farm Show é uma oportunidade de aproximar a ciência do cotidiano das pessoas. Nosso objetivo é mostrar, de forma interativa e acessível, como a ciência e a tecnologia estão presentes no desenvolvimento do estado e podem inspirar estudantes, produtores e toda a comunidade a pensar inovação e conhecimento como caminhos para o futuro”, afirmou.

Durante o período no evento, as escolas e instituições do município estão sendo convidadas para se mobilizarem a participar da programação. Além das atividades científicas, o evento contará com o Projeto EcoFuturo, que instalará um ponto de coleta de lixo eletrônico no espaço da feira. A iniciativa também oferecerá orientações sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos, reforçando a conscientização ambiental e incentivando práticas sustentáveis.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso garante fornecimento regular de itens essenciais para higiene e bem-estar de detentos

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, a iniciativa dialoga diretamente com o perfil de desenvolvimento de Primavera do Leste.

“Crescer economicamente precisa estar alinhado com responsabilidade ambiental e inovação. A Farm Show 2026 mostra que é possível integrar produção, tecnologia e sustentabilidade em um mesmo espaço”, reforçou.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia Também:  Seminário debate gestão de políticas públicas esportivas nos municípios de MT

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia Também:  Operação Lei Seca resulta na prisão de sete pessoas em Cuiabá

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA