MATO GROSSO
MT Ciências leva experiências interativas de ciência e tecnologia à Farm Show 2026 em Primavera do Leste
O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências), iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), integra a programação da edição 2026 da Farm Show, em Primavera do Leste. Desde esta segunda-feira (10.3) e até o próximo sábado (13), estudantes, produtores e visitantes participam de atividades educativas e interativas que aproximam o público do universo da ciência, da tecnologia e da inovação.
As atividades ocorrem das das 8h às 20h e incluem jogos educativos de RPG, experiências com óculos de realidade virtual.
O coordenador de Popularização da Ciência da Seciteci, Alexandre Espíndola, destaca a importância de levar experiências científicas interativas para ações de diferentes setores.
“Levar o MT Ciências para a Farm Show é uma oportunidade de aproximar a ciência do cotidiano das pessoas. Nosso objetivo é mostrar, de forma interativa e acessível, como a ciência e a tecnologia estão presentes no desenvolvimento do estado e podem inspirar estudantes, produtores e toda a comunidade a pensar inovação e conhecimento como caminhos para o futuro”, afirmou.
Durante o período no evento, as escolas e instituições do município estão sendo convidadas para se mobilizarem a participar da programação. Além das atividades científicas, o evento contará com o Projeto EcoFuturo, que instalará um ponto de coleta de lixo eletrônico no espaço da feira. A iniciativa também oferecerá orientações sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos, reforçando a conscientização ambiental e incentivando práticas sustentáveis.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, a iniciativa dialoga diretamente com o perfil de desenvolvimento de Primavera do Leste.
“Crescer economicamente precisa estar alinhado com responsabilidade ambiental e inovação. A Farm Show 2026 mostra que é possível integrar produção, tecnologia e sustentabilidade em um mesmo espaço”, reforçou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia
Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.
A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.
O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.
Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.
“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.
A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.
Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.
Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.
Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.
Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.
Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.
“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.
O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.
No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).
Fonte: Governo MT – MT
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
POLÍTICA MT7 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES7 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
CUIABÁ7 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
ESPORTES7 dias atrásInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
