MATO GROSSO

Operação Lei Seca resulta na prisão de sete pessoas em Cuiabá

Sete pessoas foram presas durante a 33ª edição da Operação Lei Seca, realizada na noite desta quinta-feira (30.03), nas avenidas Tenente Coronel Duarte, mais conhecida como Prainha, e na 15 de Novembro, em Cuiabá. Do total de presos, quatro foram por embriaguez ao volante, dois por posse de drogas ilícitas e um por mandado de prisão em aberto.

Durante a ação integrada, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), os agentes das forças de Segurança Pública fiscalizaram um total de 161 veículos. Destes, 52 foram autuados e 42 removidos por irregularidades, sendo 32 carros e 10 motocicletas.

Também foram aplicados 164 testes de alcoolemia e confeccionados 68 Autos de Infração de Trânsito (AITs). Deste total, 11 foram por condução de veículo sob efeito de álcool; 14 por direção sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 21 por conduzir carro ou moto sem registro ou não licenciado; entre outras irregularidades.

A 33ª edição da Operação Lei Seca contou com as forças de segurança do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), da Delegacia Especializada de Trânsito (Deletran), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Socioeducativo, Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Leia Também:  Seciteci anuncia os 12 municípios vencedores da 2º edição do Prêmio Cidades Inovadoras

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Equipes de 16 estados participam da Competição Nacional de Salvamento Veicular e Trauma em Cuiabá

Delegações de 16 estados brasileiros estarão em Cuiabá entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, para participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações da programação da 2ª edição do Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv).

Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o evento reunirá bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas para debater avanços, desafios e boas práticas relacionadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

O desafio contará com representantes de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso. Ao todo, participarão 46 equipes, sendo 23 na modalidade de salvamento veicular e 23 na modalidade de trauma.

As equipes são formadas por bombeiros militares, bombeiros voluntários, profissionais civis da saúde e profissionais especializados em resgate e salvamento. Entre os grupos participantes, duas equipes são compostas exclusivamente por mulheres, reforçando a crescente presença feminina nas atividades operacionais de emergência.

As provas serão realizadas ao longo de três dias, em quatro boxes de competição, onde os participantes enfrentarão cenários simulados de acidentes de trânsito que reproduzem situações reais atendidas pelas equipes de resgate e salvamento. O sorteio que definiu a ordem e os horários das provas de cada equipe foi realizado nesta quarta-feira (11.6). A relação completa das equipes e os respectivos horários de competição está disponível no vídeo abaixo.

Leia Também:  Seciteci anuncia os 12 municípios vencedores da 2º edição do Prêmio Cidades Inovadoras

Os competidores serão avaliados com base em critérios técnicos relacionados ao desencarceramento de vítimas presas às ferragens, estabilização veicular, gerenciamento da cena do acidente e atendimento pré-hospitalar. Vencerá o desafio a equipe que apresentar melhor desempenho global, considerando a eficiência e a precisão das técnicas aplicadas, o cumprimento dos protocolos de segurança, o tempo de resposta, a capacidade de minimizar riscos e agravos à vítima, entre outros aspectos.

“Mais do que uma competição, o desafio funciona como um importante espaço de capacitação e intercâmbio de conhecimentos. A iniciativa busca estimular o aperfeiçoamento contínuo das técnicas empregadas em ocorrências reais, promovendo a integração entre equipes de diferentes estados e contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à população em situações de emergência”, afirmou o major BM Rivaldo Miranda de Andrade, coordenador técnico do Conesv.

Programação

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação do Conesv contará com conteúdo técnico de alto nível, incluindo palestras, painéis e atividades práticas voltadas à prevenção de acidentes, atendimento pré-hospitalar, resgate veicular e gestão de ocorrências de trânsito.

Leia Também:  Polícia Civil recupera em Apiacás duas motocicletas furtadas

As atividades serão conduzidas por especialistas renomados do Brasil e do exterior, com a participação de profissionais da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina. Entre os cursos oferecidos estão o Stop The Bleed, voltado à capacitação em técnicas de controle de hemorragias; o Rescue Training, focado no atendimento pré-hospitalar; e o curso de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

O Conesv sediará ainda o Holmatro Experience, uma área exclusiva para demonstrações e treinamentos práticos em técnicas de desencarceramento e elevação de cargas, especialmente em ocorrências envolvendo veículos pesados. O espaço proporcionará aos participantes contato direto com equipamentos e procedimentos utilizados em operações de resgate.

Todas as atividades acontecerão simultaneamente em uma estrutura especialmente preparada para demonstrações teóricas e práticas, proporcionando uma experiência completa de aprendizado, troca de conhecimentos e integração entre os participantes.

Para mais informações sobre o Conesv, acesse: https://conesv.ligabom.com.br.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA