MATO GROSSO

“Morávamos na zona rural, utilizávamos o mesmo transporte escolar e nos tornamos amigos”, lembra noiva

Publicados

em

Mais de 900 casais de Mato Grosso transformam histórias de superação, reencontros e fé em um compromisso oficial no Casamento Abençoado. Neste domingo (22.2) , no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, 600 casais participaram da cerimônia, outros 300 terão continuidade no processo de regularização da sua união.

Promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da Unidade da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), com o objetivo de garantir a oficialização da união civil para casais em vulnerabilidade social. A cerimônia, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, foi marcada por histórias e declarações de amor.

Ângelo Paes, de 21 anos, e Adriane da Silva Paes, de 24 anos, moradores do bairro Pedra 90, em Cuiabá, consideram que a iniciativa do Governo do Estado ao promover o Casamento Abençoado é muito importante.

“Eu já tinha ouvido falar do Casamento Abençoado antes, mas pensava que tinha de contribuir com alguma coisa, com algum valor. A gente já tinha a intenção de casar no cartório e como teve essa oportunidade, uniu o útil ao agradável. Essa iniciativa é muito importante, especialmente para quem não está em condições de gastar”, explica Ângelo.

Crédito: João Reis/Setasc-MT

O casal se conheceu há pouco mais de um ano, por intermédio do irmão de Adriane, que os apresentou.

“Foi amor à primeira vista. Eu conhecia o irmão dela, que é o meu melhor amigo, há alguns anos, mas nunca tinha visto a Adriane. Logo que eu a vi, mandei mensagem e a chamei para sair. Duas semanas depois, pedi para namorarmos. Em quatro meses, construímos nossa casa e fomos morar juntos. Quando eu a vi, sabia que ela era a mulher da minha vida. Não tinha mais o que procurar. Era ela mesmo”, conta Ângelo.

Leia Também:  Politec identifica e libera corpo de brigadista morto durante combate à incêndio

Adriane diz que o marido é um homem muito decidido e esforçado. “Também me apaixonei imediatamente por ele. Nossos planos são casar na igreja, terminar a nossa casa, ter filhos e construir uma família”, salienta.

Durante este ano que estão juntos, o casal já passou por várias provações. Ângelo, que trabalha como Uber Moto, sofreu dois acidentes no período. “Estou me recuperando do meu segundo acidente. Na semana retrasada, eu quebrei a clavícula. Vim com a tipoia, mas não podia deixar de casar. Ela está sempre ao meu lado, fortalecendo a união e o companheirismo. Acho que já estava tudo certo para acontecer assim”, comemora Ângelo.

Gustavo Souza, de 22 anos, e Tainara Rodrigues de Souza, de 21 anos, moradores de Jaciara (146 km de Cuiabá) ficaram sabendo pela tia de Tainara sobre o Casamento Abençoado. Ela incentivou os sobrinhos, falando para eles se inscreverem e oficializarem a união.

“Nos conhecemos pela internet, pelo Instragram. Nós dois morávamos em Jaciara, mas nunca tínhamos nos visto. Começamos a conversar e marcamos encontro em um show. Depois, eu vivia na casa dele e resolvemos morar juntos. Temos um filho, o Miguel, que está de aniversário hoje, completando um ano. Nós já brigamos muito, mas conversamos e tomamos a decisão de ficar juntos e formar uma família. O dia de hoje representa a realização de um sonho”, destacam.

Leia Também:  Polícia Civil prende faccionado e apreende 305 tabletes de maconha enterrados nos fundos de imóvel
Crédito: Kawê Pires/Setasc-MT

Também para os chapadenses Carlos Henrique, de 33 anos, e Deuzinete Cristiano, de 31 anos, oficializar a união é a realização de um sonho.

“A gente se conheceu na escola, em 2010. Morávamos na zona rural, utilizávamos o mesmo transporte escolar e nos tornamos amigos. Mudei para Cuiabá e, depois de alguns anos, começamos a namorar. Em 2020, com a pandemia de Coronavírus, perdi o emprego e o Carlos me chamou para morar com ele em Chapada dos Guimarães. Eu aceitei e estamos juntos até hoje. Somos muito felizes. Deus me presenteou com um marido maravilhoso. Nunca pensei em casar, mas Deus prepara as coisas para a gente”, afirma Deuzinete.

Carlos conta que era muito tímido e que foi a esposa que tomou a iniciativa. “Eu me apaixonei quando a vi entrar no ônibus. Mas foi ela quem me pediu em namoro. Também foi ela que soube das inscrições para o Casamento Abençoado. A Deuzinete é uma esposa maravilhosa. Sou muito feliz com ela. Para mim, este dia representa alegria. Foi a minha melhor decisão”.

Crédito: Kawê Pires/Setasc-MT

De acordo com Deuzinete, a realização do Casamento Abençoado beneficia a população. “Especialmente pela questão financeira para quem não tem como bancar as custas de um casamento no cartório e mais uma festa dessas, desse tamanho. Esse é um dia de felicidade. É um sonho casar de branco. Hoje estou realizando o sonho da minha mãe e do meu pai, pois sou a única filha deles. Casamento é comunhão com Deus e fortalece a nossa família”, celebram os recém-casados.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Calor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana

Sexta-feira e sábado serão marcados por máximas acima dos 35°C em várias cidades, enquanto o domingo terá forte mudança no clima, principalmente na região de Cuiabá

Publicados

em

O fim de semana será marcado por calor intenso e uma mudança significativa nas temperaturas em Mato Grosso. A previsão indica máximas superiores a 35°C nesta sexta-feira (11) e no sábado (12) em diversas cidades, mas o cenário muda no domingo (13), quando o tempo fica mais ameno em parte do Estado.

De acordo com a previsão do Climatempo, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Rondonópolis e Sinop terão temperaturas elevadas nos primeiros dias do fim de semana. A principal mudança ocorre entre sábado e domingo, com redução expressiva das máximas em algumas regiões.

Em Cuiabá, a sexta-feira será de sol entre algumas nuvens e tempo firme, com temperaturas entre 26°C e 38°C, sem previsão de chuva. No sábado, os termômetros ficam entre 27°C e 37°C, com muitas nuvens e períodos de sol, também sem expectativa de precipitação.

A virada acontece no domingo. A mínima cai para 23°C, enquanto a máxima não deve passar dos 29°C. O céu terá muitas nuvens ao longo do dia, mas não há previsão de chuva.

Leia Também:  Saúde de Rondonópolis recebeu R$ 157 milhões em investimentos e repasses

Chapada terá queda de até 12°C

Em Chapada dos Guimarães, a sexta-feira começa com possibilidade de névoa fraca ao amanhecer e predomínio de sol, com temperaturas entre 24°C e 35°C. No sábado, o calor aumenta e a máxima pode chegar aos 37°C.

Já no domingo, a mudança será expressiva: os termômetros devem variar entre 19°C e 25°C, com maior nebulosidade durante o dia.

A diferença entre sábado e domingo pode chegar a 12°C na máxima, passando de 37°C para 25°C.

Cáceres também terá refresco

Em Cáceres, a sexta-feira será quente, com mínima de 25°C e máxima de 36°C. O sol aparece entre nuvens, principalmente durante a tarde, sem previsão de chuva.

No sábado, as temperaturas ficam entre 23°C e 32°C, com muitas nuvens e períodos de céu nublado. No domingo, o refresco será ainda maior, com mínima de 20°C e máxima de 26°C.

Segundo a previsão, não há expectativa de chuva para sábado e domingo na cidade.

Rondonópolis e Sinop seguem com calor

Em Rondonópolis, a sexta-feira terá mínima de 24°C e máxima de 38°C, com muitas nuvens e algumas aberturas de sol. No sábado, os termômetros variam entre 23°C e 36°C, enquanto no domingo ficam entre 23°C e 34°C. Os dois dias terão presença de nuvens, sem previsão de precipitação.

Leia Também:  Polícia Civil prende quatro envolvidos em assassinato de jovem paulista que trabalhava em MT

Já em Sinop, a sexta-feira terá temperaturas entre 22°C e 35°C, com sol, possibilidade de névoa fraca em alguns períodos e tempo seco. No sábado, a mínima será de 23°C e a máxima chega aos 36°C.

No domingo, o padrão permanece semelhante, com temperaturas entre 23°C e 36°C e sem previsão de chuva.

A previsão aponta, portanto, um fim de semana de forte calor seguido por uma queda significativa nas temperaturas, especialmente em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Cáceres. A mudança será mais perceptível entre sábado e domingo, quando o calor perde força e o tempo fica mais ameno em diferentes regiões do Estado.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA