MATO GROSSO
Governador autoriza construção de nova feira livre em Várzea Grande
O governador Otaviano Pivetta autorizou, nesta quinta-feira (14.5), a construção da nova feira livre em Várzea Grande, após reunião com produtores e representantes da associação no Palácio Paiaguás.
A nova estrutura deve ser implantada em área próxima à UPA do bairro Ipase e prevê ampliação do número de boxes e reorganização do espaço destinado aos feirantes. O projeto apresentado pela prefeitura será aprimorado e, após sua conclusão, a proposta seguirá para fase de licitação.
“Essa é uma demanda antiga, de muitos anos. Agora é trabalhar junto com vocês para fazer isso acontecer o mais rápido possível. Vamos caminhar juntos para tirar esse projeto do papel”, afirmou Otaviano Pivetta, junto com o deputado estadual Fábio Tardin e o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.
Crédito: Mayke Toscano/Secom-MT
O presidente da associação dos feirantes de Várzea Grande, Cristiano do Carmo, afirmou que a medida atende uma reivindicação histórica da categoria.
“Isso aqui pra nós é muito importante. Era uma promessa de muitos anos, de muita gente, e até hoje não tinha saído. Hoje a gente sai daqui com uma resposta concreta. Agora vai acontecer. Só temos a agradecer”, disse.
Crédito: Mayke Toscano/Secom-MT
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
MT bate recorde histórico de abate e exportações: “Nossa pecuária já é uma das mais eficientes do mundo”, diz governador
A capital mato-grossense voltou a ser o centro das discussões da pecuária com a abertura da edição 2026 da Acricorte, realizada nesta quinta-feira (14.5), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Promovido pela Acrimat, o encontro reúne produtores, especialistas, empresários e lideranças políticas para debater os desafios e as oportunidades da cadeia produtiva da carne bovina.
Com 77 estandes confirmados nesta edição, a Acricorte ampliou sua estrutura e reforçou o papel de Mato Grosso como uma das principais referências da pecuária nacional. O estado possui o maior rebanho bovino do país, com cerca de 32 milhões de cabeças, e lidera as exportações e a produção de carne bovina no Brasil.
Durante a abertura do evento, o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, destacou a evolução da bovinocultura mato-grossense e a importância do fortalecimento da atividade no estado.
“Queremos fortalecer cada vez mais a bovinocultura de Mato Grosso, garantindo alimentação de qualidade para o rebanho, aumentando a produtividade e encurtando o ciclo de abate. Hoje, nossa pecuária já é uma das mais eficientes do mundo, resultado de um ecossistema produtivo forte aliado à capacidade e ao empreendedorismo dos produtores mato-grossenses.”, afirmou.
Os indicadores econômicos reforçam o protagonismo da pecuária mato-grossense. No primeiro trimestre de 2026, as exportações de carne bovina cresceram 74% em relação ao mesmo período do ano anterior, somando US$ 1,136 bilhão. No mesmo período, o estado registrou recorde histórico de abate, com 1,8 milhão de bovinos abatidos.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, destacou que os resultados refletem o avanço tecnológico e a capacidade de adaptação do setor.
“A pecuária de Mato Grosso vive um momento histórico, com liderança nacional em rebanho, exportações e produção de carne bovina. Esses resultados são fruto de um setor cada vez mais tecnificado, sustentável e alinhado às exigências do mercado internacional. Eventos como a Acricorte fortalecem esse avanço ao promover inovação, debate e conhecimento para o produtor rural”, afirmou.
A expectativa para 2026 é que a pecuária movimente mais de R$ 42 bilhões em Mato Grosso, valor que representa mais de 20% do Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária estadual.
O presidente da Acrimat, Luís Fernando Amado Conte, também ressaltou a transformação da atividade pecuária no estado e a importância do evento para o desenvolvimento do setor.
“A pecuária evoluiu muito em tecnologia, em gestão e em produtividade. Essa transformação não aconteceu por acaso. Ela é resultado direto da capacidade do produtor de se adaptar, aprender e olhar para frente. A Acricorte representa exatamente isso, um ambiente de conhecimento, troca de experiências e a construção do futuro da nossa atividade”, declarou.
A programação da Acricorte 2026 segue até quinta-feira (15.5), com palestras, debates técnicos, feira de negócios e apresentações voltadas à inovação, sustentabilidade e eficiência produtiva na pecuária de corte.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT
-
POLÍTICA MT1 dia atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGisela diz que lista de ‘estupráveis’ mostra ódio às mulheres e exige reação imediata da sociedade
-
SAÚDE6 dias atrásRede Colabora APS: encontro nacional apresenta 30 iniciativas de boas práticas e anuncia inscrições para próximo ciclo
-
SAÚDE6 dias atrásMinistério da Saúde abre consultas públicas para atualizar tratamento da leishmaniose visceral no SUS
-
ECONOMIA6 dias atrásPromulgado o acordo para facilitar comércio e reduzir burocracia entre países do Mercosul
-
POLÍTICA MT6 dias atrásTV Assembleia expande sinal digital e fortalece comunicação pública em Rondonópolis e Sapezal
-
ECONOMIA6 dias atrás6ª Reunião do FNEC debate reciclagem veicular e descomissionamento de plataformas e navios
