Eleições 2022
Gilberto Figueiredo visita região do Araguaia e ganha apoio da população
Ex-secretário de saúde cumpriu agenda de campanha em municípios do Araguaia nesta semana
Em visita ao Vale do Araguaia, na última semana, o candidato a deputado estadual, Gilberto Figueiredo (UB) realizou uma série de encontros regionais em conjunto com lideranças e apoiadores locais dos municípios de Barra do Garças, Ribeirão Cascalheira, Canarana e Campinápolis.
Ao lado do candidato a deputado federal Fabio Garcia (UB) e da prefeita de Ribeirão Cascalheira, Luzia Brandão, Gilberto recebeu apoio em reunião no município e ouviu as necessidades dos moradores.
“Estamos no momento de mostrar nosso empenho e trabalho em prol da população. A determinação que tivemos nesses três últimos anos, como secretário de saúde, foi de colocar a casa em ordem e honrar os compromissos do Governo. O Estado está fazendo o maior investimento da história de Mato Grosso, construindo seis hospitais ao mesmo tempo, um deles nessa região do Araguaia, em Confresa. Além disso, temos cerca de 30 novos hospitais municipais e um deles será em Ribeirão Cascalheira, com a determinação e merecimento da atuação da prefeita Luzia”, destacou Gilberto.
“Estou me colocando à disposição para ser o candidato da saúde e da educação. As duas áreas que atuei a minha vida toda, são áreas imprescindíveis para qualquer cidadão. Me empenhei muito junto ao governador, em parceira com o Fábio Garcia e a prefeita, para que a gente conseguisse aportar os recursos para construir o hospital municipal”, ressaltou.

A prefeita Luzia Brandão elogiou a atuação de Gilberto à frente da Secretaria e lembrou das ações conjuntas que resultaram em melhorias na prestação do serviço na área da saúde no município. “Temos muita gratidão, porque quando o Gilberto esteve à frente da Secretaria, ele olhou para todos os municípios de forma igual, sem pensar que teria mais ou menos voto ou algum retorno futuro. Nos ajudou muito em Ribeirão Cascalheira. Muitos em esfera federal, estadual queriam saber quantos eleitores nós tínhamos no município antes de qualquer coisa. Até que nós encontramos com a equipe do Mauro, nosso governador, e quando ele assumiu em Mato Grosso essa história acabou”, declarou a gestora.
Já em Canarana, o médico e vereador pelo município, Thiago Bitencourt, avaliou o trabalho de Gilberto Figueiredo e destacou a importância de eleger o ex-secretário de saúde na Assembleia Legislativa. “Como secretário, nós vimos a qualidade, a capacidade técnica de execução dele. Sendo uma pessoa que sabe e entende tanto de saúde, o Gilberto vai poder ajudar muito a nossa cidade, destinando emendas, fazendo articulações políticas com o nosso governador para trazer as melhorias para o nosso município”.
O candidato a deputado federal, Fábio Garcia, apontou as mudanças positivas promovidas na saúde na região durante a atual gestão do Governo do Estado, que em meio à pandemia, soube lidar com ocorrências atípicas de forma equilibrada em todos os municípios do Estado.
“O Gilberto foi um grande secretário, enfrentou o momento mais difícil da saúde pública da história desse país. Vimos pessoas, amigos, parentes ficarem doentes, sofrerem e ele estava segurando o bastão na capital, dando apoio às outras prefeituras. É um ser humano que gosta de cuidar de pessoas. E o político precisa gostar de pessoas e cuidar das pessoas. Quem não gosta disso está buscando a profissão errada na política”, concluiu
Em Barra do Garças, Gilberto Figueiredo também participou de carreata e reunião com a candidata a deputada federal, Coronel Fernanda (PL), e o candidato à reeleição para o senado, Wellington Fagundes (PL).

Fonte: Eleições 2022
MATO GROSSO
Missão empresarial liderada pela Cônsul da Indonésia inicia aproximação com mineradores de Mato Grosso
Empresas que já atuam na compra de ouro, cobre e manganês brasileiros buscam ampliar sua rede de fornecedores em Mato Grosso por meio de relações comerciais de longo prazo.
Mato Grosso recebeu nesta semana uma missão empresarial internacional voltada à ampliação das relações comerciais entre produtores brasileiros e empresas que atuam no mercado internacional de minerais. A agenda foi liderada por Isadora Coimbra, empresária e Cônsul da Indonésia, que representa empresas de Dubai interessadas em ampliar sua rede de fornecedores no Estado e fortalecer relações comerciais de longo prazo.
A programação reuniu representantes do setor mineral, empresários, autoridades e instituições públicas em um ambiente voltado à aproximação entre o mercado brasileiro e investidores internacionais. Participaram da agenda, entre outras lideranças, a advogada empresarial Athena Campos, com atuação em relações e negócios internacionais, Taís Costa, diretora de Assuntos Internacionais da Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e Bruna Moraes, assessora internacional do Governo do Estado.
O evento também marcou o lançamento da unidade do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em Mato Grosso, fortalecendo a organização institucional da cadeia mineral e ampliando o diálogo entre iniciativa privada, entidades representativas e poder público.
Após as agendas institucionais, Athena Campos passou a atuar na aproximação entre a missão empresarial e mineradores mato-grossenses, iniciando as tratativas para estruturar futuras oportunidades comerciais entre produtores locais e as empresas representadas pela missão.
Segundo Athena, o interesse demonstrado pelas empresas internacionais representa uma oportunidade importante para ampliar a inserção de Mato Grosso no mercado global de minerais.
Na avaliação da advogada, o interesse internacional não está relacionado apenas ao potencial produtivo do Estado, mas também à evolução da mineração mato-grossense nos últimos anos, com operações que já trabalham dentro de padrões exigidos pelo mercado internacional.
“As empresas já possuem uma atuação consolidada na aquisição de minerais brasileiros. O interesse agora é ampliar essa atuação em Mato Grosso, aproximando novos fornecedores e construindo uma presença cada vez mais forte no Estado. O que desperta esse interesse não é apenas o volume de produção, mas a existência de produtores que já operam com rastreabilidade, documentação, certificações e padrões compatíveis com as exigências do mercado internacional.”
Segundo Athena, o objetivo vai além da prospecção de fornecedores. A proposta é ampliar o número de produtores mato-grossenses preparados para acessar o mercado internacional, criando uma estrutura jurídica e operacional que permita novas oportunidades de exportação.
“Nossa proposta vai além de aproximar empresas estrangeiras de produtores que já exportam. Queremos também contribuir para estruturar jurídica e operacionalmente mineradores que ainda não acessam o mercado internacional, criando condições para que possam exportar diretamente, seja para Dubai ou para outros mercados.”
Ela explica que esse processo envolve uma estrutura técnica ampla, capaz de oferecer segurança, previsibilidade e conformidade para todas as partes envolvidas.
“Toda operação internacional exige uma estrutura jurídica consistente. Estamos falando de due diligence, análise documental, estruturação contratual, avaliação regulatória, compliance e de todos os mecanismos necessários para que essas operações sejam realizadas dentro dos padrões exigidos pelo mercado internacional.”
Outro aspecto observado durante as conversas com produtores foi a importância das relações de longo prazo já existentes no setor mineral brasileiro. Segundo Athena, esse mercado é tradicionalmente construído sobre confiança, histórico de relacionamento e conhecimento da realidade operacional de cada região.
“O mercado mineral não funciona apenas pela lógica de quem paga mais. Existem relações construídas ao longo de muitos anos entre produtores e compradores, que envolvem confiança, apoio ao desenvolvimento da produção e presença constante junto ao setor. Qualquer empresa que queira construir uma atuação sólida no Brasil precisa compreender essa dinâmica e desenvolver esse relacionamento ao longo do tempo.”
Na avaliação da advogada, o movimento iniciado pela missão empresarial representa uma oportunidade de fortalecer não apenas negócios específicos, mas todo o ambiente de internacionalização da mineração mato-grossense.
“O objetivo não é apenas criar novas rotas de comercialização. É ampliar a presença da mineração mato-grossense no mercado internacional, permitindo que um número cada vez maior de produtores tenha acesso direto às oportunidades globais. Quando conseguimos estruturar esse caminho com segurança jurídica e previsibilidade, fortalecemos toda a cadeia mineral do Estado.”
As tratativas iniciadas durante a missão deverão continuar nas próximas semanas, com novas reuniões entre representantes das empresas internacionais e mineradores mato-grossenses, dando sequência à estruturação das futuras parcerias e à ampliação da presença de Mato Grosso no mercado internacional de minerais.
-
MATO GROSSO4 dias atrásMissão empresarial liderada pela Cônsul da Indonésia inicia aproximação com mineradores de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWellington confirma Janaína e Medeiros ao Senado e amplia articulação para atrair Podemos à chapa
-
POLÍTICA MT2 dias atrásApós impasse sobre vaga de vice, Max Russi anuncia candidatura própria do Podemos ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMax Russi descarta disputar o governo e condiciona apoio à indicação do vice na chapa; Elson Ramos é o nome indicado
-
POLÍTICA MT2 dias atrásEm meio à exigência de Max Russi por indicação do vice, Elson Ramos chega ao Palácio Paiaguás e reforça aliança com Pivetta
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCidinho dos Santos liga por vídeo para Otaviano Pivetta e comunica aprovação unânime de seu nome na convenção do PP ao Governo de Mato Grosso – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPP caminha para oficializar apoio a Pivetta e amplia pressão sobre convenção decisiva do União Brasil
-
POLÍTICA MT5 dias atrásExclusivo: Janaína Riva, Max Russi e Jayme Campos discutem chapa alternativa a governo e senado em reunião na casa de Eduardo Botelho

