MATO GROSSO

Festival CirandaMundo traz concertos e apresentações musicais gratuitas ao público

Publicados

em

Com concertos e apresentações musicais gratuitas para a população, o 2° Festival CirandaMundo começa nesta segunda-feira (01.07) e segue até 05 de julho, em Cuiabá. O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso e inclui, ainda, oficinas e palestras para estudantes e profissionais da música do Estado.

A programação de desta segunda-feira começa às 19h com a abertura do evento na Casa de BemBem, no Centro de Cuiabá, sede do Instituto Ciranda. A partir de amanhã (02.07), durante todo o dia, ocorre a parte técnica (oficinas de instrumentos, palestras e ensaios), que são voltadas para os 320 estudantes e músicos inscritos no Festival.

Os espetáculos para a população serão à noite, no Sesc Arsenal e no Teatro Zulmira Canavarros, sempre às 20h. Nos dias 02 e 03 haverá apresentações dos professores do Festival e artistas convidados. Nas duas datas, os concertos ocorrem no Teatro do Sesc Arsenal, trazendo música contemporânea e popular brasileira, além de quinteto de cordas e de sopros.

Na quinta-feira (04) será a apresentação da Orquestra Primeira Ciranda, composta por alunos intermediários inscritos no Festival, junto com um grupo de percussão. O concerto será no Teatro Zulmira Canavarros. No mesmo local, a Orquestra Ciranda Mundo se apresenta ao público, na sexta-feira (05), encerrando o evento.

Leia Também:  Polícia Civil prende seis alvos e apreende bens em nova fase da Operação Integrate

“Mesmo sendo um festival de orquestra sinfônica, onde geralmente os repertórios tradicionais são mais valorizados, vamos apresentar música contemporânea, música popular brasileira, jazz, baião, música eletrônica, música experimental e muito mais”, explica a diretora de desenvolvimento institucional do Instituto Ciranda, Jéssica Gubert.

O 2º Festival CirandaMundo é realizado pelo Instituto Ciranda, por meio do Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

A primeira edição foi realizada em 2021, via Edital Aldir Blanc, da Secel, com o objetivo de oferecer formação continuada a estudantes de música de Mato Grosso. Em função da pandemia, naquele ano, as apresentações e oficinas foram realizadas online.

Com informações da assessoria

Serviço | 2° Festival CirandaMundo

01.07 – Abertura oficial – 19h – Sede do Instituto Ciranda (Casa de Bembem, Centro de Cuiabá)

02 a 05.07 – Oficinas, ensaios, palestras – 8h às 17h

02.07 – 20h – Concerto de música contemporânea – Teatro do Sesc Arsenal. Entrada gratuita

Leia Também:  Sema esclarece dúvidas sobre CAR Digital 2.0 em evento promovido por associação de engenheiros florestais

03.07 – 20h – Concerto com professores do Festival – Teatro do Sesc Arsenal. Entrada gratuita

04.07 – 20h – Apresentação da orquestra pedagógica Primeira Ciranda e do grupo de percussão do Festival – Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Entrada: um brinquedo novo ou bem conservado

05.07 – 20h – Concerto da Orquestra CirandaMundo – Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Entrada: um brinquedo novo ou bem conservado

Mais informações: www.even3.com.br/festivalcirandamundo/ e Instagram @festivalcirandamundo

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Gisela aposta na força regional e leva recado de Pivetta a Moacir em Barra do Garças

Publicados

em

A candidatura de Moacir Couto à Assembleia Legislativa ganhou nesta sexta-feira (21), um componente político que extrapola o lançamento de mais um nome na disputa proporcional. Em Barra do Garças, onde mais de 300 pessoas participaram do ato, a presença da candidata a vice-governadora Gisela Simona levou ao palco uma discussão que há anos atravessa o Araguaia: a necessidade de transformar o peso econômico e social da região em maior capacidade de representação política e de interlocução com o Governo do Estado.

Empresários, produtores rurais, lideranças políticas, moradores de Barra do Garças e apoiadores de municípios vizinhos acompanharam o lançamento da candidatura de Moacir, que pretende ocupar um espaço que considera estratégico para o desenvolvimento regional, especialmente nas áreas de saúde, infraestrutura e investimentos públicos. A agenda também expôs uma característica cada vez mais presente na campanha de Gisela: a circulação pelos municípios e a tentativa de compreender a política a partir das demandas concretas que chegam das comunidades.

Ao declarar apoio ao empresário barra-garcense, Gisela levou uma mensagem do governador Otaviano Pivetta, de quem é candidata a vice na disputa pelo Palácio Paiaguás. Segundo ela, Pivetta havia encontrado Moacir em Várzea Grande e pediu que sua vice levasse pessoalmente seu abraço ao amigo. “Ele disse: estive com Moacir em Várzea Grande. Agora, na Barra do Garças, minha vice vai pessoalmente entregar meu carinho a você, que não é um irmão de sangue, mas é de alma”, relatou.

Mais do que uma manifestação de amizade, a fala evidencia uma característica da atual composição política que tenta se consolidar em torno de Pivetta: a construção de uma rede que procura combinar a força administrativa do governo com lideranças regionais capazes de traduzir demandas locais para dentro da estrutura estadual.

Gisela também associou a candidatura de Moacir ao debate sobre a continuidade administrativa de Mato Grosso. Ao defender a chapa liderada por Pivetta, destacou a experiência do governador e sua capacidade de interlocução com os municípios.

Leia Também:  Trecho do Portão do Inferno fica interditado de 9h às 11h para serviços emergenciais durante a semana

“Ele é um administrador nato, com experiência comprovada em criar qualidade de vida. E todos sabem que é confiável. O projeto de transformar para melhor a vida da população de Mato Grosso precisa ter prosseguimento”, afirmou.

A declaração ganha dimensão política maior diante do movimento recente de prefeitos em torno da candidatura de Pivetta. Na última terça-feira, 133 dos 142 prefeitos de Mato Grosso, o equivalente a 93,7% dos municípios, formalizaram apoio à sua reeleição. O dado evidencia a capilaridade municipal da candidatura, embora, naturalmente, apoio de prefeito não se confunda automaticamente com transferência de votos.

Para Gisela, entretanto, a adesão dos prefeitos traduz sobretudo uma experiência administrativa vivenciada nos próprios municípios. A candidata a vice tem defendido que gestores municipais reconhecem os efeitos dos investimentos estaduais em infraestrutura, saúde e serviços e, por isso, não desejariam retroceder. A leitura coloca o municipalismo no centro da estratégia eleitoral de Pivetta e aproxima a campanha do cotidiano de quem administra as cidades.

Em Barra do Garças, essa discussão ganhou um rosto concreto. Durante o evento, Dona Célia relatou a dificuldade enfrentada pela família para conseguir atendimento especializado para a neta Melissa, de seis anos, diagnosticada com autismo e que precisava passar por uma cirurgia de hérnia umbilical. Segundo seu relato, depois de procurar atendimento em Barra do Garças e em Cuiabá, tomou conhecimento da atuação de Moacir em defesa da estrutura hospitalar da região.

“Mesmo sem me conhecer, ele olhou para a nossa situação e segurou a nossa mão”, afirmou.

O depoimento é significativo porque recoloca a saúde no centro de uma disputa eleitoral que, frequentemente, é narrada apenas pelos números do crescimento econômico. Barra do Garças funciona como polo de atendimento para diversos municípios do Araguaia e enfrenta há anos o desafio de ampliar sua capacidade de atendimento especializado. Em maio, o Governo do Estado anunciou justamente a elevação do repasse para a saúde do município de R$ 800 mil para R$ 2 milhões, reconhecendo a pressão exercida sobre a rede local pelo atendimento de pacientes de toda a região.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito por tentativa de roubo, sequestro e porte ilegal de arma de fogo

Há, portanto, uma equação política interessante em construção: o Estado afirma ter capacidade de investimento; os municípios reivindicam infraestrutura e serviços; e lideranças regionais buscam transformar essas demandas em representação política permanente.

É nesse ponto que Moacir pretende construir sua candidatura. “Não é apenas uma campanha política. É um movimento histórico de uma cidade e de uma região que precisa deixar de ser órfã e ter um representante que conheça sua realidade, que tenha portas abertas e possa ajudar a alavancar Barra do Garças e toda a região do Araguaia”, afirmou.

A expressão “deixar de ser órfã” talvez seja a síntese política mais importante do encontro. Não se trata apenas de eleger um deputado, mas de disputar a capacidade de uma região de participar das decisões sobre recursos, obras e políticas públicas que afetam diretamente sua população.

E é justamente aí que a presença de Gisela ganha significado próprio. Depois de quase três anos na Câmara dos Deputados, onde construiu sua atuação a partir de pautas nacionais como a defesa do consumidor, combate à violência contra as mulheres, proteção contra fraudes financeiras e enfrentamento de novas formas de vulnerabilidade social, a candidata a vice-governadora passa a ocupar outro lugar na engrenagem política: o de alguém que pretende levar para a chapa majoritária a experiência de quem aprendeu, no Procon e depois no Congresso, que grandes decisões públicas só fazem sentido quando chegam à vida cotidiana.

Em Barra do Garças, essa experiência encontrou uma agenda regional muito concreta: saúde, representação e capacidade de fazer a ponte entre o município e o Estado.

E talvez seja justamente essa ponte que a campanha de Pivetta e Gisela esteja tentando construir nos municípios: uma candidatura majoritária que não se apresente apenas como continuidade de um governo, mas como continuidade de uma relação política com as cidades. Relação que agora será testada diretamente nas ruas e nas urnas.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA