MATO GROSSO

Dupla é presa em flagrante pela Polícia Civil com quatro quilos de pasta base de cocaína

Publicados

em

Policiais da Delegacia de Pontes e Lacerda apreenderam quatro quilos de pasta base de cocaína e prenderam uma dupla em flagrante, na noite de segunda-feira (19.08).

A equipe policial recebeu informações sobre uma casa, no bairro Morada da Serra, usada como ponto de tráfico. Durante as diligências, os policiais verificaram a presença no local de um suspeito que já é investigado por tráfico de drogas.

Dentro da casa estava um suspeito, de 26 anos, monitorado por tornozeleira. Já o segundo, de 20 anos, foi avistado entrando e saindo da casa, diversas vezes, sugerindo que esperava alguém.

Os policiais abordaram os dois e foram informados que havia drogas dentro casa. A dupla indicou uma mala dentro de um dos quartos, onde os entorpecentes estavam escondidos.

Na mala havia três tabletes grandes de pasta base de cocaína, com mais de um quilo cada um, 41 trouxinhas da mesma droga, e petrechos para embalar e pesar os entorpecentes. Dentro de uma mochila no mesmo quarto foram encontrados 25 metros de cordel detonante.

Leia Também:  Empaer divulga relatório de pesquisa sobre cultura da mandioca com avaliação de 80 materiais genéticos

Um dos suspeitos informou que a droga pertenceria a outro investigado. Contudo, o local onde as substâncias estavam era, na verdade, o quarto de um dos presos, onde ele ficava com os filhos.

Ambos foram encaminhados à delegacia e autuados em flagrante por tráfico de drogas.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%

Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais

Publicados

em

Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.

Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.

O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.

Leia Também:  Desenvolve MT participa da Semana do MEI realizado pelo Sebrae-MT

Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram. 

Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.

Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.

A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.

Leia Também:  Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

RESULTADOS

A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período. 

Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.

A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA