MATO GROSSO
Defesa Civil estadual capacita município de São Pedro da Cipa para prevenção e gestão de riscos
A Defesa Civil de Mato Grosso realizou nesta semana, entre os dias 4 e 7 de novembro, uma capacitação técnica sobre gestão de riscos e desastres voltada à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Pedro da Cipa.
O treinamento teve como objetivo fortalecer a atuação da Defesa Civil municipal, com foco em ações de prevenção, preparação e resposta a desastres, passando por temas como monitoramento de áreas de risco, decretação de situação de emergência, gestão de abrigos temporários e plano de contingência.
Nomeada para a função de coordenadora de Defesa Civil de São Pedro da Cipa no fim de setembro, Sara Azevedo avaliou que o treinamento foi essencial para compreender os procedimentos técnicos e administrativos que envolvem o sistema de proteção civil, além de fortalecer a articulação entre o município e o Estado.
“Foi um curso muito importante para ampliar o conhecimento na área de Defesa Civil e pensar em novas ideias e estratégias para fortalecer nosso trabalho no município, além de promover uma maior aproximação com a equipe estadual”, destacou.
Com carga horária total de 32 horas/aula, a capacitação foi realizada de forma intensiva, abrangendo conteúdos teóricos e práticos sobre os principais eixos de atuação da Defesa Civil.
O superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, ressaltou a importância do treinamento para garantir que as equipes locais estejam preparadas para agir de forma eficiente em situações de emergência.
“Essa iniciativa capacita o município para atuar com autonomia e eficiência em caso de necessidade, e qualificando os coordenadores locais, o Governo fortalece a rede estadual de Defesa Civil, garantindo uma resposta mais rápida e coordenada diante de situações de emergência”, finalizou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Filhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT
Maya, de cerca de quatro meses, foi registrada em Poconé durante momentos de exploração e interação com o ambiente
Um filhote de onça-pintada chamado Maya foi registrado por câmeras de monitoramento do Instituto Impacto na Pousada Rio Mutum, em Poconé, a cerca de 104 quilômetros de Cuiabá. As imagens mostram o animal, com aproximadamente quatro meses de idade, explorando a área e interagindo com elementos da natureza.
Os primeiros registros de Maya foram feitos quando ela tinha cerca de três meses. Segundo o médico-veterinário Paul Raad, responsável pelo acompanhamento, a fase é marcada pelo desenvolvimento da autonomia e pelo aprendizado de comportamentos que serão importantes na vida adulta.
Em um dos registros, a filhote aparece brincando e explorando um tronco. De acordo com o veterinário, esse tipo de comportamento faz parte do processo de desenvolvimento do animal.
“Ela está naquela fase de começar a brincar, explorar o mundo e desenvolver as habilidades que vai precisar no futuro como predador. A gente tem registros bem detalhados dela brincando com a mãe e também explorando o ambiente. Como ela nasceu sem irmãos, ela acaba encontrando outros elementos para brincar, como um tronco, por exemplo”, explicou Paul.
A identificação de Maya também foi possível graças ao acompanhamento de sua família. A filhote foi vista semanas antes ao lado da mãe, Baía, uma onça-pintada conhecida por pesquisadores, biólogos, fotógrafos e guias que frequentam a região.
Além da relação entre mãe e filha, os pesquisadores utilizam o padrão de manchas da pelagem para identificar individualmente cada animal. As rosetas presentes no corpo das onças possuem características únicas e funcionam como uma espécie de identificação natural.
“A gente consegue identificar as onças pelo padrão de manchas, que é único para cada indivíduo, como se fosse uma impressão digital. Então, a Nina tem um padrão, a Baía tem outro e a Maia tem o dela. O fato de a gente ter registrado a Maia junto com a Baía foi fundamental para confirmar essa relação”, detalhou o veterinário.
O monitoramento permite acompanhar de perto o crescimento e o desenvolvimento da filhote, além de registrar comportamentos naturais durante os primeiros meses de vida. Como nasceu sem irmãos, Maya utiliza o próprio ambiente ao redor para desenvolver habilidades por meio das brincadeiras e da exploração.
Os registros também contribuem para o acompanhamento da fauna da região e para a identificação de indivíduos que circulam pela área monitorada.
-
POLÍTICA MT7 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO5 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO7 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrásEx-funcionária da câmara de Sinop relata assédio, ameaças e gravações não consentidas envolvendo vereador Marcos Vinícius
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
POLÍTICA MT3 dias atrásÁudio de Medeiros dizendo para irmão de Gilmar Mendes que não ataca STF amplia desgaste após revelações sobre relação com Alcolumbre – veja o audio
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
