MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros extingue incêndio de grandes proporções em silo de fazenda

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nesta quinta-feira (6.2), um incêndio em um silo de uma fazenda próximo ao município de Campo Verde (a 131 km de Cuiabá).
A equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 08h e se deslocou para o local da ocorrência. Ao chegar, os bombeiros verificaram que um dos secadores do silo estava em chamas.
Antes de iniciar o combate ao fogo, a equipe avaliou a área e identificou que a estrutura do secador apresentava riscos à segurança. Além disso, o incêndio já havia se alastrado para um secador próximo, causando um foco de maior proporção devido aos grãos em seu interior.
Para o combate, os bombeiros adotaram uma estratégia que consistia em iniciar o controle do fogo a longa distância, utilizando um caminhão munck com gaiola para direcionar a água à parte superior dos secadores.
Em seguida, foi realizado o combate direto, através das escadas que davam acesso à escotilha superior e às aberturas dos exaustores. No entanto, as estruturas apresentaram riscos à segurança e a equipe retornou a estratégia inicial, dessa vez, elevando os militares com o auxílio de um guindaste com cesto.
Devido aos danos causados pelo fogo, a estrutura de um dos secadores entrou em colapso e foi necessário reposicionar as viaturas e máquinas para continuar o combate.
Durante a ação, foram utilizados aproximadamente 130 mil litros de água e 80 litros de líquido gerador de espuma (LGE).
Por volta das 23h, após horas de trabalho intenso, o fogo foi completamente extinto e, em seguida, o rescaldo foi realizado. Não houve feridos.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Rede Cidadã ganha sede própria e aumenta em quase 100% o número de vagas em Rondonópolis

A unidade do Rede Cidadã de Rondonópolis (230 km de Cuiabá), programa social da Secretaria de Segurança Pública, ganhou sede própria e deu início, nesta segunda-feira (17.03), às atividades de 2025 com 165 estudantes matriculados.
Instalado no complexo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Padre Lothar, na região da Vila Operária, este ano o Rede Cidadã pode atender até 220 estudantes das escolas públicas em cursos extracurriculares. Em relação a 2024, o aumento do número de vagas é de quase 100%.
No novo local, os alunos podem escolher frequentar atividades esportivas e culturais como jiu-jítsu, natação, vôlei, futsal e violão. Exceto para natação, que não há mais vagas, os pais podem matricular os estudantes nas demais modalidades. Em todas elas, o início das aulas é imediato.
Além das atividades na nova sede, o programa social da Sesp também continua ofertando aulas de futsal e violão em duas escolas municipais, a Gildazia de Souza Pirozzi, no bairro Ipanema, e Rosalina Antônio da Silva, no bairro Iguaçu, respectivamente. Até ano passado, por falta de uma sede, o atendimento do programa se limitada as essas duas unidades escolares.
A coordenadora, capitã Wilma Camilo, explica que a instalação do Rede Cidadã no Complexo SCFV é resultado da parceria firmada entre a Sesp-MT e a Prefeitura de Rondonópolis.
O prefeito Cláudio Ferreira, entendendo a importância do programa social para os estudantes em situação de risco e vulnerabilidade, assinou o termo de cooperação técnica que autoriza o uso do complexo municipal social e esportivo, informa a coordenado, capitã Wilma.
Nesta segunda-feira (17.3), Cláudio Ferreira e a capitã Wilma Camilo fizeram a abertura oficial das atividades na nova sede.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES6 dias atrás
Flamengo vence Fluminense e abre vantagem na final do Carioca
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Investimento na educação técnica: Botelho acompanha evolução da Ceciteci e Fapemat
-
ESPORTES6 dias atrás
Corinthians vence Barcelona de Guayaquil, mas é eliminado da Libertadores
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Wilson Santos questiona irregularidades e requer audiência pública para debater situação no Detran-MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Wilson Santos reclama de pedágios da BR 163/364 por não aceitarem pix e crédito
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Dr. João cobra solução para falta de medicamentos e insumos no Hospital Regional de Cáceres
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Wilson Santos anuncia audiência do Senado e ALMT sobre impactos de hidrelétricas no rio Cuiabá