MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate incêndio em usina solar na zona rural

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na noite de quinta-feira (9.10), um incêndio em uma usina solar na zona rural de Nova Xavantina (a 607 km de Cuiabá).

A equipe da 4ª Companhia Independente Bombeiro Militar foi acionada por volta das 20h40 e prontamente se deslocou até o endereço da ocorrência.

Ao chegarem, os bombeiros constataram que o portão principal da propriedade estava trancado, o que impediu o acesso imediato à área atingida. Diante do risco de propagação das chamas, foi necessário o uso de ferramentas manuais para romper o cadeado e permitir a entrada.

Durante o reconhecimento, os militares perceberam que o terreno apresentava várias valetas de drenagem, o que dificultou a aproximação das viaturas de combate. Para controlar o incêndio, a equipe utilizou sopradores e aceiros manuais, uma técnica eficaz em áreas de pastagem seca, especialmente em condições de vento forte, que favorecem a propagação das chamas.

Os bombeiros militares permaneceram no local por mais de três horas até a completa extinção das chamas. O rescaldo foi concluído com o apoio da chuva que começou por volta da meia-noite, auxiliando na eliminação de possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.

Leia Também:  Polícia Civil prende 9 pessoas e apreende adolescente por golpes pela internet em Cuiabá

*Sob supervisão de Hannah Marques

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governador recebe Comenda do Senado por avanço na alfabetização infantil em MT

O governador Mauro Mendes foi homenageado nesta segunda-feira (13), em sessão solene no Senado Federal, com a comenda “Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa”.

“Recebo essa honraria em nome de milhares de professores e professoras que estão todos os dias nas salas de aula alfabetizando nossas crianças com dedicação. É um mérito que divido com cada um deles, em nome de três professoras: Valdete Salazar, de Várzea Grande, Leonice Giordani, de Sorriso, e Laura Aparecida, de Guiratinga”, afirmou Mauro Mendes.

A comenda é um reconhecimento nacional pelos avanços de Mato Grosso, que figurou entre os cinco estados que mais avançaram no Índice Estado Alfabetizador (IEA), elaborado por uma comissão independente com participação do Senado, MEC, Unesco, Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann, Instituto Natura e outras entidades.

O índice avaliou critérios como taxas de alfabetização, equidade racial e social, formação de professores e engajamento do Estado com o tema.

O governador lembrou que, em 2019, Mato Grosso estava em 20⁰ lugar na alfabetização na idade certa, mas conseguiu avançar para o 9⁰ lugar.

Leia Também:  Sistema de monitoramento de indicadores do Governo de MT recebe prêmio nacional de inovação

“Pedi que minha equipe visitasse os 10 estados com melhores indicadores e aprendesse tudo que funcionava. Não inventamos moda. Investimos em continuidade, foco e eficiência. Esse é o resultado do trabalho de todos os profissionais da Educação”, completou.

O presidente do Senado, Hugo Motta, destacou a conquista.

“Essa sessão tem um simbolismo muito forte. Nada é mais importante do que garantir que nossas crianças saibam ler e escrever na idade certa. Por isso, essa premiação celebra vidas transformadas e políticas públicas bem executadas”, afirmou.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também parabenizou os resultados alcancados por Mato Grosso.

“Essa comenda mostra que é possível se destacar na alfabetização, na redução das desigualdades e na formação continuada. Peço uma salva de palmas ao Estado de Mato Grosso e aos seus educadores”, registrou.

Além de Mauro Mendes, receberam a honraria os governadores Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais).

A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades, como o senador Cid Gomes (idealizador da Comenda); a senadora Tereza Leitão; a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Helena Serafim Cruz; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Santos; e as secretárias adjuntas da Seduc-MT, Adriana Tomasini (Regime de Colaboração) e Flávia Emanuelle Soares (Executiva).

Leia Também:  Cinco pessoas são detidas pela PM em flagrante por associação criminosa, tráfico e porte ilegal de arma

Resultados concretos

Só neste ano, o Governo de Mato Grosso destinou R$ 8 milhões em premiações às escolas que melhor alfabetizaram seus alunos. Professores e estudantes também foram reconhecidos individualmente com bônus e certificados.

Além da alfabetização na idade certa, o Estado reduziu os índices de analfabetismo entre pessoas de 15 a 59 anos: era 5,9% em 2018 e caiu para 3,8% em 2024. Com esse índice abaixo de 4%, segundo os indicadores da Unesco, Mato Grosso já é considerado território livre do analfabetismo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA